Istambul ainda mais linda

IstambulDepois de três semanas no Sudeste Asiático, estávamos de volta a Istambul em uma rápida parada antes de retornarmos ao Brasil. Seria apenas um dia e o cansaço jogava contra nós. Desembarcamos do voo vindo de Kuala Lumpur por volta das 5h da manhã, com aquela confusão causada pela mudança brusca de fuso horário, e ainda no aeroporto vimos que as coisas tinham mudado por lá. O frio tinha chegado de vez! Antes de pegarmos o metrô, vestimos todas as roupas de frio que tínhamos na bagagem – o que não era grande coisa. Bom, seria um só dia, a gente conseguiria aguentar!

Deixamos a bagagem no hotel e ignoramos o cansaço, afinal, eram os últimos momentos da viagem! O dia estava lindo, sem uma única nuvem no céu, mas por causa do frio procuramos um lugar fechado. Fomos então nos esconder, quer dizer, fomos visitar o Museu Arqueológico. Chegamos lá assim que ele abriu, às 9h da manhã, e o museu estava super vazio. Circulamos pelas salas na maior tranquilidade, sem esbarrar em ninguém. Ele é enorme, seu acervo é gigantesco e remonta a milênios de história da Turquia e região. É uma verdadeira volta ao passado. Eu tenho um pouco de preguiça de museus “tradicionais”, sem interatividade e recursos mais modernos, mas gostei bastante do Museu Arqueológico. Para quem gosta de história é bem interessante. A entrada hoje custa 15 liras turcas.

Museu Arqueológico de Istambul

Museu Arqueológico de Istambul

Museu Arqueológico de Istambul

Museu Arqueológico de IstambulMuseu Arqueológico de Istambul

Museu Arqueológico de Istambul

O Museu Arqueológico fica ao lado do Palácio Topkapi, que muita gente diz que é um passeio bem bacana, mas confesso que não ficamos muito animados a visitá-lo, então ficamos só mesmo em seu jardim aproveitando para nos aquecer sob o sol.

Jardim do Palácio Topkapi

Jardim do Palácio Topkapi

Jardim do Palácio Topkapi

Estávamos cansados da viagem e nossos cérebros não aguentariam muitas novidades, por isso um museu só naquele dia estava de bom tamanho. Mais seguro era aproveitar o dia lindo para rever alguns lugares pelo quais passamos no início da viagem e tirar fotos melhores, dessa vez com céu azul. Valeu a pena enfrentar o frio para ficar frente a frente de novo com a Basílica de Santa Sofia e com a Mesquita Azul.

Basílica de Santa Sofia

Mesquita Azul

Paramos para almoçar, descansamos um pouco no hotel e à tarde voltamos aos bazares em busca de um souvenir, mas quando a noite começou a se aproximar estávamos lá novamente! Não haveria como nos despedir de Istambul com imagens mais belas do que estas.

Mesquita Azul

Basílica de Santa Sofia

Arredores da Mesquita Azul

Basílica de Santa Sofia

No fim das contas o pouco tempo que tivemos em Istambul até que rendeu, mas é claro que ficou um gostinho de quero mais. E como ela está no caminho de muitos lugares que eu quero conhecer, tenho certeza de que essa foi só a primeira de muitas viagens. ;-)

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Istambul no Viaggiando, clique aqui.

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

9 Comments

  1. Luzia Lisboa

    Eu fui a Istambul c/ a minha família, nas minhas férias de julho, no ano passado! Eu achei que seria uma das cidades na Europa que menos gostaria, mas é mto legal.

  2. Top! Farei um mochilão pela Europa, agora nas minhas férias, no final de janeiro. Passarei pela Turquia. Esqueci que o seguro é obrigatório e ainda ñ contratei. Alguém pode me indicar uma boa empresa? Abç.

  3. Adorei ler teus posts, Camila, e relembrar um pouquinho dessa bela cidade!
    Visitei Istanbul em setembro e também me apaixonei por ela! A região da Santa Sofia e da Mesquita Azul é realmente encantadora, passei por lá diversas vezes durante a viagem, mas não tive tempo de visitar o lado asiático da cidade. Fiquei morrendo de vontade depois de ler o teu post e ver tuas lindas fotos, parece bem diferente da parte européia.
    Quanto ao Palácio Topkapi, ele é muito lindo e cheio de história, mas é um passeio que ocupa algumas boas horas do dia. Como Istanbul foi uma das últimas cidades do meu roteiro, foi bem cansativo conhecer ele inteirinho. E como vocês também estavam bem cansados da viagem que fizeram, acho que acertaram em não entrar nele, não iam dar a atenção merecida.
    Foi ótimo relembrar Istanbul através da visão de outra pessoa.
    Um abraço!
    Laura

    • Oi, Laura! Que bom te ver por aqui! :-)

      Apesar de ter ido a Istambul só uma vez, tenho a impressão de que ela é uma dessas cidades inesgotáveis às quais a gente pode ir um monte de vezes sem enjoar. Tem muita coisa pra ver e Istambul é muito amigável ao turista, apesar da língua e da religião serem tão diferentes, né? Na próxima vez eu vou ao Topkapi e você ao lado asiático!

      • Que assim seja, Camila! Hehehe
        Tive a mesma impressão que tu teve sobre a cidade. No último dia que fiquei por lá, fiz o cruzeiro pelo Bosforo e notei que não tinha conhecido nem 1/3 da cidade, fiquei morrendo de vontade de ficar uns dias a mais!! Mas um dia volto, espero que em breve!! ;)

  4. Andrew Henrique Pavei

    Visitei a turquia em novembro e confesso que fiquei impressionado com toda a diversidade cultural que há nesse pais, mas venho aqui para comentar especificamente sobre Tpokapi: É um passeio que acho essencial para quem gosta de arte, e principalmente história. O o lugar é até luxuoso, já que era um palácio de sultoes, mas nada muito impressionando quando se copara com castelos e saloes salões da nobresa europeia. Entretando ele guarda reliquias valiosíssima como armas armaduras “roubadas” de outros povos nas inúmeras expansões do império ou recebidas em forma de amizade ou submissão, me impressionou principalmente uma enorme espada Húngara de juro quase 2 metros usada para matar cavalos.

    Há uma sala dedicada a relógios, pois aviam no distrito do palacio inúmeros artistas e podemos dizer engenheiros que criavam pessas únicas cobiçadas por os mais ricos nobres europeus. Alem de expor inúmeros presentes.

    Como nao poderia faltar na turquia, há lá uma enorma ala religiosa com reliquias incriveis como espadas e escudos de Maomé profeta. Não sei ao certo se são originais ou não, mas penso sim pela segurança e lugar de distaque em uma certa ala da sala.

    Outro destaque desta messa sessão é o cajado de Moisés, que novamente não sei se é original mas impresiona também.

    Enfim, recomendo muito o pesseio pelo palácio e por ficar em uma região alta da cidade ele tem uma magnifica vista para o Bosforo.

    Desculpe me por qualquer erro história ou incoerência em meu comentário mas são tudo lembranças que foram me vindo há mente enquanto escrevo.

    • Acho que escolhermos certo ao não visitar o palácio naquele dia. Seria muita informação para nossos cérebros cansados. rsrs Mas como planejo voltar a Istambul, ainda terei a chance.

      Obrigada pelas informações, Andrew!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.