Hospedagem nos Balcãs (Bulgária, Macedônia, Albânia e Kosovo)

Eu sei que muita gente odeia pesquisar hotéis, mas eu adoro! É no momento das reservas que eu sinto que a viagem começa a ser delineada. Com as passagens compradas e o roteiro definido, é na escolha dos hotéis que eu vou me aproximando das cidades, pois aí já tenho que estudar o mapa, descobrir onde ficam as atrações, as formas de transporte. Quero sempre ficar onde eu possa andar a pé pra cima e pra baixo, então a localização é essencial. Quando os hotéis são caros não é tão legal, pois aí é difícil encontrar o que eu procuro com um precinho camarada e eu não gosto de pagar muito pela hospedagem, mas quanto é barata é só festa! Esse foi o caso dos Balcãs. Os preços eram tão atrativos que eu pude me dar ao luxo de elevar a média das avaliações e escolher praticamente só hotéis com nota acima de 9 no Booking. Quase todas as escolhas foram acertadas, vem só ver!

PRISTINA, KOSOVO

Em Pristina a média de preços era um pouco mais alta que nos demais destinos. Imagino que isso aconteça porque a cidade não recebe tantos turistas, mas abriga muitos estrangeiros que trabalham para organizações internacionais, um perfil de hóspedes que acaba elevando o preço. Ainda assim não foi tão difícil encontrar uma boa opção que coubesse no nosso orçamento. Ficamos no Hotel Prima, um hotel novinho perto da região do bazar com diária de 50 € com café da manhã. Ficamos na dúvida de qual seria a melhor localização na cidade, mas ele ficava a uma curta distância da maioria das atrações, então achamos que não seria ruim. E realmente não foi, pudemos andar pra todo lado a pé, mas não ficamos exatamente no meio de tudo.

O quarto era ótimo, prático e confortável. O atendimento foi bem simpático. A internet funcionou bem, só ficando um pouco lenta à noite. O banheiro também era bom, mas na hora do banho vazava água no banheiro todo. É o problema desse box pronto comum na Europa, né? O café da manhã era gostoso e variado. Considerando todos os prós e contras, teve um bom custo-benefício.

Hoje o Hotel Prima tem média de avaliação 8,8 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Hotel Prima - Pristina

Hotel Prima - PristinaHotel Prima - Pristina

SKOPJE, MACEDÔNIA

Em Skopje não encontrei muitos hotéis disponíveis, lá é mais comum a oferta de apartamentos. Eu até entendo porque muita gente gosta de se hospedar em apartamentos, mas para nós acho que não faz muito sentido, já que somos só um casal e não costumamos ficar muito tempo num só lugar. Gosto do conforto de uma recepção e tenho um pouco de preguiça do processo de entrega de chaves, mas em Skopje acabamos nos rendendo e ficamos nos Luxury Skopje Apartments Premium. Ficamos em dois apartamentos diferentes, pois partimos nossa estadia com a ida ao Kosovo, mas ambos eram bons. Um era mais bonito que o outro e a vista também era diferente, mas os dois eram grandes e tinham as mesmas comodidades. Ele fica em uma rua meio deserta e ao lado tinha uma construção, o que nos deixou meio desconfiados, mas andamos a pé à noite e não tivemos problemas. A localização acabou sendo boa, pois fomos pra todo lado a pé, inclusive pra rodoviária, mas ele não fica exatamente ao lado das principais atrações. A internet funcionou bem. Pagamos 45 € pela diária.

Hoje o Luxury Skopje Apartments tem média de avaliação 9,1 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Luxury Skopje Apartments Premium

Luxury Skopje Apartments PremiumLuxury Skopje Apartments Premium

OHRID, MACEDÔNIA

Em Ohrid o problema foi outro: excesso de opções e muitas delas baratíssimas. Esse foi um dos casos em que eu tive que filtrar pelas avaliações máximas para poder reduzir a oferta. O comum por lá também são os apartamentos, mas por ser uma cidade pequena é tudo mais simples. Fiquei na dúvida entre vários e acabei escolhendo o Accommodation Jovan. O preço da diária? Míseros 25 €! A gente avisou a hora em que chegaríamos e a esposa do Jovan, a Susana, nos encontrou ainda na rua e nos levou até o apartamento. Ele era simples, mas super completo e funcional. Tinha ferro de passar, secador de cabelo, material de limpeza, louças e talheres, chaleira, açúcar, café solúvel, sal… E para nós, que viajamos sem despachar e precisamos lavar roupa uma vez por semana, um diferencial: um varal na sacada! Deu pra lavar e secar a maioria das nossas roupas lá mesmo! A localização também é muito boa. Não é na beira do lago, mas fica a poucas quadras. Ruim era só a internet, que era muito lenta.

Hoje a Accommodation Jovan tem média de avaliação 9,4 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Accommodation Jovan - Ohrid

Accommodation Jovan - OhridAccommodation Jovan - Ohrid

BERAT, ALBÂNIA

Em Berat também tive dificuldades para escolher o hotel pelo excesso de boas opções. No fim das contas decidi pelo que tinha mais elogios sobre o café da manhã: o Hotel Osumi. Sua localização é ótima, em pleno centro histórico, numa casinha super charmosa. A diária custou 35 € com café da manhã. O hotel é familiar e o atendimento super simpático. O quarto era simples, mas sem defeitos. Problema só vi no banheiro que, além de ter a cortininha chata, vazava água. A internet funcionou muito bem. E o café da manhã, ah, o café da manhã! Era mesmo tudo aquilo de que falavam! Super farto, delicioso e com vários produtos caseiros: geleia, iogurte, burek… Só de lembrar me dá água na boca!

Hoje o Hotel Osumi tem média de avaliação 9,4 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Hotel Osumi - Berat

Hotel Osumi - BeratHotel Osumi - Berat

TIRANA, ALBÂNIA

O hotel de Tirana foi outro achado. Pagamos 38 € pela diária com café da manhã no Center Rooms Oresti e não tenho do que reclamar. Ele fica pertinho da Praça Skanderbeg, perfeito para turistar a pé. O atendimento foi super simpático e a internet funcionou muito bem. O quarto e o banheiro também não tinham problemas. O café da manhã foi básico, mas suficiente. Era só um croissant (de chocolate ou creme), um burek, frutas e chá, café ou cappuccino. O croissant e o burek eram enormes, então não saímos de lá com fome. Usamos o transfer do hotel para o aeroporto de madrugada e infelizmente não anotei o preço, mas lembro que não era nada abusivo.

Hoje o Center Rooms Oresti tem média de avaliação 9,4 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Center Rooms Oresti - Tirana

Center Rooms Oresti - TiranaCenter Rooms Oresti - Tirana

SOFIA, BULGÁRIA

Em Sofia minha maior preocupação era realmente a localização, por ser uma cidade maior. Por conta disso escolhi a L’Opera Guest House, que ficava pertinho da Catedral de Alexander Nevski. Claro que o preço também foi um diferencial: 37 € com café da manhã. Ficamos lá na primeira noite da viagem e também nos últimos dias. A pousada fica num predinho antigo num rua tranquila perto de uma avenida onde tem casas de câmbio, supermercados e restaurantes. O atendimento foi super simpático. Os quartos em que ficamos eram grandes e mais uma vez só os banheiros não eram lá grande coisa (não tinham box nem cortininha). A internet funcionou bem. O café da manhã era até bom, mas servido na mesa sem que a gente escolhesse, então acabava tendo muito desperdício. Tinha torrada e bebidas, tomate, pepino, queijo, manteiga, mel. Considerando o conjunto,  teve um excelente custo-benefício.

Hoje a L’Opera Guest House tem média de avaliação 9,2 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

L'Opera Guest House - Sofia

L'Opera Guest House - SofiaL'Opera Guest House - Sofia

VARNA, BULGÁRIA

Em Varna ficamos no hotel, digamos, mais chique da viagem, o Hotel Oceanic, mas só porque ele estava em promoção no Booking e a diária saiu por 41 €. Foi uma verdadeira pechincha. O hotel abriga também um cassino, mas o quarto era tranquilo e silencioso. A janela era virada para a rua, mas vedava perfeitamente o som. A localização é ótima, na rua para pedestres ao lado do Teatro e perto do ponto de ônibus para o aeroporto. Para a praia podíamos ir a pé. O hotel é todo moderninho. O quarto era ótimo, enorme, cheio de móveis mas ainda assim espaçoso. O banheiro também era ótimo, acho que o único dessa viagem sem nenhum problema e ainda cheio de amenities. A internet também era boa. Só não gostei do preço da lavanderia, eles furam muito o olho. E o café da manhã também achei meio fraco, mas principalmente por causa do atendimento, que não era tão bom como o da recepção. Mas no geral foi uma excelente escolha e barata pelo que oferecia.

Hoje o Hotel Oceanic tem média de avaliação 9 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Hotel Oceanic - Varna

Hotel Oceanic - VarnaHotel Oceanic - Varna

VELIKO TARNOVO, BULGÁRIA

Bom, não dá para acertar todas, né? Fiquei tão animada com os precinhos camaradas de Veliko Tarnovo que acabei exagerando na economia ao reservar o Lucky Hotel. Não que ele tenha sido de todo ruim pelo contrário, ele tinha duas enormes qualidades: a localização – entre o centro histórico e a fortaleza – e a vista do quarto, simplesmente sensacional. E a internet também era boa. Isso sem falar no preço: apenas 26 € com café da manhã. As desvantagens eram que o quarto era super simples e o banheiro horrível, pois ficava totalmente encharcado durante o banho, e que ninguém falava inglês. Mas sejamos sinceros: pelo preço não dava para querer mais, né?

Hoje o Lucky Hotel Oceanic tem média de avaliação 8,7 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Lucky Hotel - Veliko TarnovoLucky Hotel - Veliko Tarnovo

Vista do Lucky Hotel - Veliko Tarnovo

PLOVDIV, BULGÁRIA

Apesar dos problemas do hotel de Veliko Tarnovo, onde mais errei foi no hotel de Plovdiv. Ficamos no Hotel Leipzig e pagamos 36 € pela diária com café da manhã. Uma coisa eu já sabia pelas fotos: que ele tinha uma decoração bem baranga. O quarto era confortável e o banheiro tinha banheira, mas acabava não servindo para banho de chuveiro, pois ele molhava todo. A internet no geral era boa, mas o sinal variava. O café da manhã era bom, estilo buffet. O problema pra mim foi a localização, que não ficava tão perto da parte turística como o mapa me levou a pensar. Dava para ir a pé, mas à noite a região do hotel ficava muito vazia e escura e ficávamos com medo de sair andando. Se eu pudesse voltar no tempo escolheria um hotel mais perto do centro histórico.

Hoje o Hotel Leipzig tem média de avaliação 8,3 no Booking. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Hotel Leipzig - Plovdiv

Hotel Leipzig - PlovdivHotel Leipzig - Plovdiv

E foi isso! No geral fiquei bastante satisfeita com minhas escolhas e o melhor de tudo é que pagamos pouco – uma média de 37 € por noite. Mesmo em época de euro caro os Balcãs continuam sendo uma pechincha. E você, está esperando o que para colocar os Balcãs no seu próximo roteiro de férias? =)

ATENÇÃO: Os preços aqui mencionados são referentes à viagem que realizamos em setembro de 2014.

Para ver todos os posts sobre essa viagem, clique aqui.

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

1. Shirley Lopes

Que mês vocês foram Leonardo e Camila? Eu irei no final de maio e ficarei até final de junho. Será que estará calor?

• Camila Navarro

Fui em setembro. Imagino que em maio e junho a temperatura estará boa, quente na medida certa para mim.

• Shirley Lopes

Tomara mesmo! Odeio temperaturas extremas. Obrigada pela sua resposta! To contando os dias! Se quiser, depois conto minhas experiências aqui no seu blog, quem sabe posso tbm ajudar outras pessoas! Beijinhos!

Suas dicas e relatos foram de imenso valor nas minhas decisões pros Balcãs. Muito obrigada!!!

2. Liliana Stahr

Já fiz minhas reservas para Albânia mas vou comparar com as suas indicações, afinal de contas dá para cancelar ainda. Fiquei curiosa para provar o café da manhã do Hotel de Berat!

• Liliana, eu lembro que fiquei com várias abas abertas com os hotéis de Berat lendo os comentários para descobrir qual tinha melhor café da manhã. rsrs Ainda bem que era mesmo tudo o que falavam!

• A gente ficou em uma casa do bairro tombado pela Unesco. Experiência bem legal. Fogo era subir as ruas de pedra com as malas. Sem malas já era difícil difícil. Ainda mais com o calor que estava fazendo quando passamos por lá.

3. A, saudade dos Bálcãs e seus preços. E não é que ficamos no mesmo hotel que vocês em Veliko Tarnovo? Estou quase afirmando que o quarto foi o mesmo também.