Lavras Novas

Quando ouvi falar pela primeira vez de Lavras Novas eu senti que iria gostar de lá. Um vilarejo histórico no meio das montanhas do interior de Minas só podia ser uma fofura, né? Apesar de ser distrito da famosa Ouro Preto, ela parecia ser bem mais sossegada. Fiquei enrolando para conhecê-la e então comecei a ouvir muitos comentários negativos. Diziam que a tranquilidade tinha acabado e que nos fins de semana as ruas estavam sendo tomadas por carros com som salto. Até desanimei! Será que eu teria que ir no meio da semana para sentir a verdadeira atmosfera de Lavras Novas?

A chance para ir até lá chegou bem no 8 de dezembro, feriado municipal em Belo Horizonte e em Ouro Preto que no ano passado caiu numa segunda-feira. Imaginei que a situação estaria ainda pior e que a cidade estaria lotada, mas fomos mesmo assim. Na estrada nada indicava um grande fluxo de pessoas. Na estreita estradinha de terra que leva a Lavras Novas estávamos quase sozinhos e pudemos nos dar ao luxo de aproveitar a paisagem. E que paisagem! Estávamos no Parque Nacional do Itacolomi. Ah! São poucos quilômetros de terra, só no finalzinho, não precisa se preocupar.

Estrada para Lavras Novas

Estrada para Lavras Novas

Estrada para Lavras Novas

Acho que foi a chuva daquele feriado que espantou os turistas, porque Lavras Novas estava bem mais vazia do que imaginávamos. Tinha gente nos bares, mas nada que estragasse o tal sossego típico do vilarejo. E os temíveis carros com som alto felizmente não deram as caras quando estivemos lá.

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas é bem pequenininha e não há muito o que fazer além de descansar ou curtir as trilhas. Sobre as trilhas falarei melhor no próximo post, enquanto isso fiquemos na cidade. Em uma caminhada rápida a gente percorre o centrinho todo de uma vez. Quer dizer, rápida pra quê? O bom mesmo é andar sem pressa. Com uma câmera na mão você terá que parar o tempo todo, pois a cada passo encontrará um cantinho mais fofo do que o outro! Veja as fotos e diga se eu estou mentindo!

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas parece um daqueles lugares feitos para agradar os olhos. Todos as casas têm um detalhe charmoso, que pode ser só a cor das soleiras da porta, uma pintura na parede ou uma placa diferenciada. Até as lixeiras da cidade são mais divertidas. Olha a vaquinha aqui em cima!

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras NovasLavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas

Acho que atração mesmo como a gente conhece só mesmo a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, cartão postal da cidade. É uma igrejinha simples, por dentro e por fora, e sua origem remonta ao século XVIII, época em que surgiu Lavras Novas. Entramos para conhecê-la e lá dentro só havia duas senhoras limpando o chão. Uma delas conversou com a gente, disse que cuidava da igreja porque gostava, sem receber nada em troca. O amor dela pela igreja me fez lembrar do Nilsinho, que havíamos conhecido em Cachoeira do Campo naquela mesma manhã. Essas conversas, tão ricas em história e cultura, são o que guardei de mais valioso desse fim de semana na Estrada Real.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

ONDE COMER EM LAVRAS NOVAS

Chegamos em Lavras Novas no sábado depois do almoço e fomos embora na segunda de manhã, então não tivemos tantas chances de conhecer a culinária local, mas até que tivemos duas boas experiências (e também uma que deixou a desejar). Vamos aos detalhes!

Bem Ti Vi

Se sua intenção é almoçar comida típica mineira, esse é o seu lugar! O restaurante é simples, fica numa casa rústica com paredes de pedra, e se não prestar atenção pode ser que você passe na frente sem perceber a entrada. Lá dentro o espaço era espremido e estava lotado. No cardápio há algumas combinações de pratos que a gente vê por aqui na casa da vó: arroz, feijão, banana frita, couve, ovo frito… Tinha uma saladinha também pra disfarçar. Nós escolhemos uma das opções e avisamos que sou vegetariana e que então podia vir só a metade da carne. Daria para eu me virar só com os “acompanhamentos” tranquilamente. Mas, como acontece frequentemente, acho que ficaram com dó de mim e foram trazendo mais um coisinha ou outra pra que eu não passasse fome. E assim não parava de chegar banana frita, mandioca frita, batata frita, ovo frito… Gente, pra quem não sabe, cozinha típica mineira é assim, cheia de fritura. Foi tanta comida que chegou uma hora que tivemos que pedir para eles pararem de abastecer nossa mesa! Foi uma orgia alimentar! Não lembro o preço certo da refeição, mas sei que era muito barato, principalmente se considerarmos a quantidade de comida.

O Bem Ti VI fica na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 480 (antes de chegar na igreja, no lado direito da rua).

La Cucinetta

Foi onde tivemos a nossa melhor refeição em Lavras Novas. O restaurante fica em uma casa na entrada da cidade e o ambiente é super aconchegante. O chef é italiano e o cardápio, é claro, é cheio de pratos típicos da Itália. Pena que tínhamos exagerado no almoço e não estávamos com muita fome, pois eu queria experimentar várias coisas. Pedimos bruschettas de entrada e como prato principal uma massa com damasco. Tudo divino! Nessas horas eu até me arrependo de não beber, pois uma taça de vinho bem que viria a calhar.

O La Cucinetta fica na Rua Nossa Senhora Dos Prazeres 1191 (ele fica antes da Pousada Palavras Novas quando se chega à cidade, o lado esquerdo da rua).

Palavras Novas

Nos ficamos hospedados na Pousada Palavras Novas e jantamos lá no sábado. O restaurante é aberto ao público. O atendimento foi bom, mas a comida nos decepcionou. Eu pedi um risoto de nozes e queijo, mas o arroz tinha virado uma papa e havia mais nozes que arroz. O Eduardo também não gostou muito do prato dele, um mexido. Eu li algumas avaliações positivas sobre o lugar e fico pensando se a gente deu azar com o dia que estivemos lá. Só sei que o nível do restaurante não foi o mesmo da pousada. Essa sim nós adoramos!

O Restaurante Palavras Novas fica na Rua Nossa Senhora Dos Prazeres, 1110.

Nos próximos posts eu conto sobre a trilha que fizemos em Lavras Novas e sobre a pousada. Aguardem!

Veja mais posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

2 Comments

  1. Conheço e AMO Lavras novas fui com meu namorado e não vejo a hora de voltar

    • Camila Navarro

      Oi, Regiane! Lavras Novas é uma delícia, né? Também planejo voltar lá algum dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.