O lindo Mosteiro de São Naum, na Macedônia

38 Flares 38 Flares ×

Mosteiro de São NaumEu já mostrei aqui o quanto Ohrid, uma cidadezinha no sudoeste da Macedônia, é uma lindeza. Daria pra passar dias lá só curtindo o astral e o visual à beira do lago, mas nós deixamos isso para trás por algumas horas para conhecer outro lugar lá perto que prometia ser lindo: o Mosteiro de São Naum, 29 quilômetros ao sul de Ohrid, praticamente na fronteira terrestre com a Albânia. Seria possível chegar ao mosteiro por terra e de táxi provavelmente seria mais rápido, mas nós preferimos o transporte mais fotogênico: o barco. É um passeio turístico e imagino que ele não funcione o ano todo, mas em setembro de 2014 o barco saia às 10 horas do porto de Ohrid. O bilhete de ida e volta custou 10 € por pessoa (pagamos em euro mesmo). Já na saída vimos que tinha valido a pena, pois vimos Ohrid por um ângulo que não teríamos a chance de ver da terra.

Ohrid - Macedônia

Ohrid - Macedônia

A viagem até o mosteiro durou cerca de de uma hora e meia. Na ida um guia passou algumas informações no microfone, em inglês, sobre as construções na beira do lago. Confesso que não entendi muita coisa, talvez por causa do vento que não me deixava ouvir direito, não sei. Se você gosta de passeios de barco é uma experiência legal, mas para algumas pessoas pode ser que depois de um tempo o passeio fique meio monótono. Mas mesmo num dia nublado como o que pegamos a paisagem era muito bonita.

Barco para o Mosteiro de São Naum

Lago Ohrid

Lago Ohrid

O passeio de barco foi só um aperitivo, pois o melhor ainda estava por vir. O Mosteiro de São Naum é lindo! Quando a gente acha que já está cansado de ver igrejas na Macedônia, aparece um como ele para nos surpreender. O mosteiro foi fundado por São Naum no ano 905, período em que a região era dominada pelo Império Búlgaro, e é lá que ele está enterrado. O local hoje atrai muitos turistas e peregrinos. A entrada na igreja custou 100 denares por pessoa. Por dentro ela também é muito bonita.

Mosteiro de São Naum

Mosteiro de São Naum

Mosteiro de São Naum

Mosteiro de São NaumMosteiro de São Naum

Mosteiro de São NaumMosteiro de São Naum

Mosteiro de São Naum

No pátio do mosteiro há uma outra atração e ela tem a vantagem de ser gratuita: é a vista para o Lago Ohrid!

Vista do Lago Ohrid

Vista do Lago Ohrid

Depois de visitarmos a igreja saímos para conhecer os arredores. Não há muito o que fazer por lá. Basicamente há mais uma igreja, um hotel, alguns restaurantes e lojas de souvenir. Por ali vários pavões passeiam tranquilamente. Há também um outro lago, pequeno, mas muito bonito, de água transparente. Dá para percorrê-lo em barquinhos e vimos alguns turistas fazendo isso, mas nós ficamos vendo só de longe mesmo.

Arredores do Mosteiro de São Naum

Pavões nos arredores do Mosteiro de São Naum

Arredores do Mosteiro de São Naum

Arredores do Mosteiro de São Naum

Na beira do lago há uma rua, uma espécie de calçadão, e ao longo dela ficam a maioria dos restaurantes e algumas lojas de souvenir. Não almoçamos por lá porque a comida não era nem um pouco apropriada para vegetarianos, mas de todo jeito valeu a caminhada. Como vocês podem ver, é um lugar super fotogênico.

Arredores do Mosteiro de São Naum

Arredores do Mosteiro de São Naum

Arredores do Mosteiro de São Naum

Arredores do Mosteiro de São Naum

Preferimos almoçar no restaurante do Hotel Saint Naum, cujo prédio se funde com o complexo do mosteiro. Foi o único que encontrei com opções vegetarianas quentes no cardápio. Comi uma massa que nem estava assim tão boa, mas achei melhor do que comer salada. Sentamos na varanda e depois descobrimos que por causa do vento não foi uma ideia tão boa, mas pelo menos tínhamos uma vista ótima do lago. O restaurante parece chique, mas não é muito caro. Nosso almoço custou 900 denares (hoje cerca de 50 reais).

Lago Ohrid

Lago Ohrid

Às 14h30 embarcamos de volta a Ohrid. Pode parecer que tivemos pouco tempo para aproveitar o Mosteiro de São Naum e arredores, mas foi tempo suficiente para visitar a igreja, passear um pouco e almoçar com calma. A volta não teve novidades, mas já estávamos cansados e com aquela preguicinha pós-almoço, então só tínhamos mesmo que contemplar a paisagem. 🙂

Lago Ohrid

Mosteiro de São Naum

Lago Ohrid

Veja tudo o que já foi publicado sobre a Macedônia no Viaggiando! E para ver todos os posts sobre essa viagem, clique aqui.

38 Flares Twitter 1 Facebook 37 Google+ 0 38 Flares ×

Continue Viaggiando:

2 Comments

  1. Que lugar lindo Camila, amei! As fotos estão maravilhosas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *