O Viaggiando de cara nova!

0 Flares 0 Flares ×

Eu voltei das últimas férias animada a colocar o blog em dia. Cheguei cheia de histórias para contar sobre Geórgia e Armênia, mas fiquei incomodada ao perceber que mal tinha começado a falar sobre os Balcãs, que não contei tudo o que queria contar sobre o Sudeste Asiático e que nem mencionei viagens super bacanas que fiz pertinho de Belo Horizonte. Isso sem falar nos posts dos livros, que estão super atrasados em relação às minhas leituras. Essa é a vida da maioria dos blogueiros…

Decidida a mudar essa realidade, me propus a tirar o atraso publicando três posts por semana, muito mais do que eu costumo publicar. Consegui manter o cronograma previsto durante duas semanas e estava super feliz e orgulhosa indo para a terceira quando, de repente, me vi impossibilitada de publicar no blog! O que aconteceu é que o programa que eu usava para escrever, o Windows Live Writer, parou de se conectar com a rede do Google por causa de uma alteração na forma de autenticação. Isso aconteceu na terça-feira passada. Que frustração! Eu lá com um post pronto no meu computador sem poder publicar!

Há muito tempo eu deixei de usar o editor do blogger e o substituí pelo Windows Live Writer. Até tentei voltar para o blogger quando esse problema aconteceu, mas ele é tão limitado que eu desisti. Juro que pensei até em abandonar o blog nessa hora! Se eu tivesse que voltar a usar o editor do blogger eu desistiria mesmo!

Na sexta-feira eu já estava cansada de esperar a situação se resolver e tomei uma decisão que eu adiava há muito tempo: migrar o blog pro wordpress! Todo blogueiro que criou o blog na plataforma blogger sabe que um dia isso será inevitável e teme esse esse momento. Eu adiei tanto porque não via necessidade. Eu não tenho intenção de profissionalizar o Viaggiando e já tinha conseguido deixar o blog com a minha cara. Quase todo mundo relata ter tido tantos problema na migração que eu sempre fui deixando pra lá. Até semana passada! Na sexta-feira me decidi e no mesmo dia contratei a hospedagem e iniciei a migração.

Hoje, uma semana depois, posso dizer que terminei! Parece que nesse meio tempo o Windows Live Writer já até voltou a funcionar com o blogger, mas eu já estava por aqui. Gente, nos últimos dias eu não fiz nada além de customizar layout, pesquisar soluções na internet e corrigir os 370 posts do blog, um a um! Meu maior medo era perder os comentários, mas felizmente consegui trazê-los bonitinhos pra cá!

Esse blá blá blá todo é pra explicar porque vocês chegaram aqui hoje e acharam que tinham entrado no blog errado! E também para me desculpar com quem recebeu um monte de post repetido no email ou no feed. Espero que vocês não tenham cancelado as inscrições no momento de raiva. 😉

O Viaggiando de cara nova

Aproveitei a mudança para fazer algo que eu já queria fazer: deixar o layout mais limpo e minimalista. Ainda faltam alguns detalhes para os quais preciso encontrar uma solução (como colocar uma caixa de pesquisas no menu, por exemplo), mas achei que já dava para colocar o blog no ar assim. Espero que vocês aprovem a cara nova do Viaggiando e relevem alguns percalços desse período de mudança.

Agora me contem o que vocês acharam! E me digam se estão sentindo falta de alguma coisa. Ainda estou me familiarizando com o wordpress, mas aos pouquinhos vou aprendendo a organizar a casa nova. E vocês, como sempre, são muito bem-vindos aqui! 🙂

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Continue Viaggiando:

24 Comments

  1. Wow!! adorei, ficou muito lindo e muito mais minimalista mesmo. Continua sendo uma referência de blog lindo pra mim 🙂 boa sorte na casa nova e tenho certeza que será um grande sucesso.
    Beijo

  2. Cams, tá lindo! E, menina, que ráaaapida e tão bem-sucedida sua migração! (eu penei moooontes com a minha, mas realmente melhoooooor coisa do mundo usar WP, vc vai ver). Parabéns pela mudança, adorei!

    • Mari, obrigada! Nossa, dá muito trabalho mesmo! E só foi rápida porque não fiz mais nada nos últimos dias. rsrs E quando acho que acabei ainda descubro outros probleminhas. Você já passou por isso, sabe como é! Mas realmente vale a pena, já tô curtindo o wordpress. =)

      • Carla Portilho

        Eu comecei o Idas e Vindas direto no WordPress, ou seja, fiquei mal acostumada logo… Vocês não imaginam o sofrimento que foram os meses em que decidi hospedá-lo na plataforma da Abril, em 2007 ou 2008, nem sei…

  3. Tânia Cristina

    Camila te conhecendo como conheço, poço imaginar como foi estes dias de migração pra você. (Eduardo e chivito nem te viram em casa rsrsrs) mas, valeu !! Ta lindo … Parabéns!

  4. Parabéns, Camila! Sempre acompanhamos o Viaggiando. Também estamos iniciando no mundo do wordpress e levou bastante tempo para deixarmos do jeito que queríamos. Você tirou de letra, rs. Ficou ótimo! Abraços.

    • Tirei de letra foi nada, foram muitas horas na frente do computador lendo tutoriais.E ainda estou aqui tentando resolver uns probleminhas. 😉

      Obrigada pela companhia, casal!

  5. Camila Do Lado de Ca

    Adorei! Ficou muito lindo mesmo! Migrar para o wordpress assusta mesmo, mas nunca me arrependi haha beijão!

  6. Natalia Gastão

    Lindo! Lindo! Lindo!!!!
    Sempre amei a carinha do Viaggiando, mas agora ele conseguiu ficar ainda mais bonito! =)
    Parabéns!!! E ó, até hoje eu tenho posts desconfigurados no blog por conta da migração para o wordpress, mas não me arrependo nem por um segundo! Tá certo que tem teve todo o trabalho foi o Zuco né? Mas ele também não se arrepende! hehehe
    Sobre colocar os posts em dia… É sempre um desafio né? Estava há 2 meses cumprindo meu cronograma perfeitinho, mas há 2 semanas ele deu uma desandada e me atrasei toda! Humpf! Mas o importante é continuar né?
    Beijão!

  7. Guta | Blog Vambora!

    Ficou linda a nova casa Camila! E com o WP tudo fica melhor, vc vai ver! Dá trabalho mas compensa! Bjus!

  8. Carlos Roberto e Gleidys

    Camila. Ficou lindo. Parabéns pela coragem da migração. Guardei seu passo a passo para usar no meu momento de desapego ao blogger e ao que já está feito. Sucesso.

    • Sei bem como é esse apego! Se não fosse o problema no WLW eu ainda estaria quietinha no blogger, mas bastaram dois dias sem ele para eu desesperar. rsrs

  9. Adorei, Camila. Ficou mais clean, mas super intuitivo. Eu sofri (de chorar, entrar em desespero) quando resolvi dar uma cara mais “séria” ao meu blog, com domínio próprio e hospedagem.

    • Juliana, toda vez que eu invento de alterar alguma coisa no layout do blog é uma trabalheira, mas com certeza essa foi a maior de todas! Mas a gente só faz isso porque vale a pena, né? =)

  10. Gabi Pizzato - Devaneios de Bi

    Parabéns, Camila!!!
    Se não desse trabalho, não ia ser blog, kkk… sucesso pra você!

  11. Carla Portilho

    Parabéns pela casa nova, Camila! O blog ficou super lindo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *