198 Livros: Benim – Why Monkeys Live in Trees

198 Livros - Benim

Benim foi um dos países difíceis. Mais uma vez me ressenti por não falar francês, pois essa é a língua oficial do país. Livros de lá em francês disponíveis mundo afora já são raros e traduções são ainda mais escassas. Depois de mais de um mês de pesquisas que me pareciam infrutíferas, encontrei um autor com livros publicados em inglês que me interessou: Raouf Mama, um aclamado contador de histórias. Ele é um griot, a figura africana responsável por transmitir de forma oral a cultura de seu povo. Era assim que o conhecimento era transmitido em grande parte da África até pouco tempo e por isso os griots eram muito respeitados. A modernidade e a globalização destroem as tradições de forma rápida e os griots estão se tornando cada vez mais raros, mas felizmente há pessoas como Raouf Mama que mantêm esses costumes vivos.

Livros como os de Raouf Mama e diversos outros autores africanos deveriam ser mais traduzidos, publicados em versão digital, espalhados mundo afora para que mais gente pudesse conhecer a rica cultura desse continente, mas já que não é isso que acontece, importei meu exemplar de Why Monkeys Live in Trees and Other Stories from Benin e esperei alguns meses para tê-lo em mãos.

Why Monkeys Live in Trees and Other Stories from Benin, de Raouf MamaWhy Monkeys Live in Trees é uma coleção de contos folclóricos de diferentes grupos étnicos de Benim. O autor diz que se lembra de sua infância, de quando não havia TV e seu passatempo preferido era ficar escutando os mais velhos contarem histórias. Os contos têm conteúdos diferentes, alguns ressaltam fenômenos da natureza, outros têm um apelo moral. Um deles – The Jar and the Necklace – até me assustou um pouco, pois sua mensagem é o famoso “olho por olho, dente por dente”. Em vários contos a seca é o grande problema a ser enfrentado, afinal, ela traz a fome.

O conto The Jar with a Thousand Holes conta a lenda dos reis Adandozan e Guezô, que ocuparam o trono do Reino de Daomé (hoje Benim) entre 1797 e 1858. O Reino de Daomé existiu de 1625 a 1900, quando então foi dominado pela França. De acordo com a Wikipédia, esse reino lucrou muito com o tráfico de escravos. O que mais me impressionou no conto foi a parte que conta que a mãe do rei Guezô (que na época ainda não era rei e se chamava Gakpe) foi vendida como escrava no Brasil. E não é lenda, isso realmente aconteceu!

Esse conto parece refletir a versão oficial: Adandozan era o vilão e Guezô o mocinho que salvou o Reino de Daomé. Qual não foi minha surpresa ao ler o livro Escravos, de Kangni Alem, o que escolhi para representar o Togo, e descobrir que ele contava a mesma história, mas de uma forma totalmente diferente! Em Escravos os papéis de mocinho e vilão foram invertidos. Kangni Alem contesta a versão oficial e diz que a opinião pública foi manipulada e a história reescrita para transformar Guezô em herói.

O fato de que esse capítulo do Reino de Daomé está diretamente ligado à história do Brasil me deixa ainda mais curiosa! Qual versão é verdadeira eu não sei dizer, só sei que adorei a coincidência. Não é uma delícia quando estamos lendo um livro e percebemos que ele conversa com outro livro que já lemos? Nesse caso foi ainda mais legal, pois a coincidência só confirmou o que eu já acredito: que toda  história tem pelo menos dois lados.

Why Monkeys Live in Trees and Other Stories from Benin foi publicado originalmente em inglês, em 2006, pela editora Curbstone.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.