Veliko Tarnovo, direto da Bulgária medieval

Durante parte da Idade Média, mais ou menos entre os séculos XII e XIV, a Bulgária foi uma das maiores forças dos Balcãs. O Estado dessa época é chamado de Segundo Império Búlgaro e ele fazia frente até mesmo ao famoso Império Bizantino (mas sucumbiu à chegada dos otomanos). A capital desse império era Veliko Tarnovo, hoje conhecida como a Cidade dos Czares.

Com um histórico desses, é claro que a cidade atrairia turistas! Para completar, ela fica em uma posição privilegiada, cercada por florestas e cortada pelo Rio Yantra. Uma daquelas cidades que parecem cenográficas!

Veliko Tarnovo

O centro antigo de Veliko Tarnovo é chamado de Varusha. Ele é pequeno e pode ser facilmente percorrido a pé. Na verdade, essa é a única opção, já que felizmente carros não circulam por lá. As ruas são de pedra e nelas a gente encontra restaurantes, hotéis e lojas de artesanato. Samovodska Charshia é o quarteirão que abrigava o mercado da cidade no século XIX. É bater perna por ali e logo se encantar por Veliko Tarnovo!

Veliko Tarnovo

Samovodska Charshia

Samovodska Charshia

Veliko Tarnovo

Veliko TarnovoVeliko Tarnovo

Veliko Tarnovo

A sede do antigo Império Búlgaro ficava em Tsarevets, a Fortaleza de Veliko Tarnovo. A distância de Varusha até lá é curta, na foto abaixo ela parece mais longe do que realmente é. Mesmo que você esteja de carro, é melhor fazer esse trecho a pé para não perder a paisagem que se vê no caminho. Nosso hotel não era muito bom, mas ficava numa localização privilegiada, entre o centro histórico e a fortaleza. A vista era fantástica!

Veliko Tarnovo

Fortaleza Tsarevets

Tsarevets era o centro de Veliko Tarnovo durante a Idade Média. Lá dentro, rodeados pela muralha de defesa, ficavam o palácio do czar, a sede da igreja e vários prédios administrativos e residenciais. Quase nada restou após a invasão do Império Otomano em 1393 e pouco foi reconstruído, então hoje o que a gente vê são várias ruínas e algumas poucas construções.

Fortaleza Tsarevets

Dentro da Fortaleza Tsarevets

Fortaleza Tsarevets

Fortaleza Tsarevets

Fortaleza Tsarevets

Vocês não devem estar percebendo a presença de muitas pessoas nas fotos porque Tsarevets é grande e elas se espalham, mas havia muita gente lá. Parecia ser um turismo mais local. Foi a primeira vez nessa viagem que vimos muitos turistas num só lugar e que pediram para que tirássemos fotos deles. Não entendo búlgaro, mas acho que era essa a língua que eles usavam para tentar falar com a gente.

Bandeira da Bulgária

Era final de setembro e estava muito quente em Veliko Tarnovo, bem diferente do clima que pegamos em Varna nos dias anteriores. Por causa do calor foi difícil andar pelo complexo, ficávamos o tempo todo atrás de uma sombra. Ainda assim pudemos aproveitar o que a fortaleza tem de melhor: a vista! Lá de cima a gente vê bem a cidade, o rio serpenteando lá embaixo e as montanhas cobertas de florestas ao redor. Só por isso a visita já teria valido a pena! A entrada custou 6 leves por pessoa (setembro/2014).

Vista da Fortaleza Tsarevets

Vista da Fortaleza Tsarevets

Fortaleza Tsarevets

Vista da Fortaleza Tsarevets

Cumprida a agenda “obrigatória”, fomos passear por Veliko Tarnovo além do centro histórico preservado, mas não muito longe dali. Me espantei com a quantidade de casas e lojas abandonadas nas ruas principais. Isso não tirou a beleza do conjunto, mas me deixou intrigada.

Casas abandonadas em Veliko Tarnovo

Mas tive também surpresas boas ao encontrar obras de artes a céu aberto. Foi em Veliko Tarnovo que vi pela primeira vez este trabalho nas paredes dos prédios. Depois vi esse tipo de mural também em Plovdiv, mas não consegui descobrir quem é o artista, a época ou qualquer outra informação sobre as obras. Mas não é uma coisa linda?

Mural em Veliko Tarnovo

Mural em Veliko Tarnovo

No fim da tarde já começamos a procurar um restaurante para um almoço-quase-jantar. Na rua

Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo

Saímos do restaurante já de noite e passamos novamente pelo centro histórico a caminho do hotel. Era sábado e as ruas estavam cheias de gente. A temperatura tinha caído e fazia um friozinho gostoso. Para completar, estava tendo um show ao vivo em uma pequena praça. Ah, como eu gosto desses momentos nas viagens!

Samovodska Charshia

Veliko Tarnovo à noite

Veliko Tarnovo à noite

Veliko Tarnovo à noite

De volta ao hotel, ainda pudemos ver a Fortaleza Tsarevets  e a Catedral iluminadas. E assim terminou nosso dia em Veliko Tarnovo. Na manhã seguinte já partiríamos para Plovdiv.

Fortaleza Tsarevets iluminada

Catedral de Veliko Tarnovo

Tivemos somente uma tarde e uma noite em Veliko Tarnovo, mas foi tempo suficiente para nós. Achei que a cidade não está muito preparada para os turistas independentes, ao contrário de Varna, mas por ser pequena ela é fácil de entender. Por sua beleza e sua história ela merece entrar no roteiro de uma viagem à Bulgária. Até porque Veliko Tarnovo é uma gracinha de cidade, não é?

Veja todos os posts sobre a Bulgária no Viaggiando.

6 Comments

  1. Ficamos 5 dias em Veliko Tarnovo em 2019 e foi incrível, valeu super a pena! A cidade é uma graça!

  2. Oi Camila, tô me programando pra ir à Bulgária em Junho. Como foi o deslocamento entre as cidades? Estou planejando fazer algo parecido com seu roteiro: Varna, Veliko Tarnovo, Plovdiv e Sofia.

  3. Linda demais, Camila, adoro cidades assim, cheias de história para contar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.