198 Livros: Camarões – Contornos do dia que vem vindo

198 Livros - CamarõesAinda falta muito para Projeto 198 Livros acabar, mas acho que já posso eleger a literatura africana como minha preferida. Por literatura africana eu quero dizer apenas literatura feita por africanos, pois seria loucura querer encontrar um denominador comum nas obras produzidas num continente gigantesco e diverso como a África. Mas, pensando bem, há um ponto em comum entre vários livros que li e é isso o que me faz ficar feliz a cada vez que sorteio um país da África: os escritores africanos sabem contar histórias como ninguém! E as mulheres merecem destaque. Elas pegam temas espinhosos, doloridos, aqueles que a gente prefere nem mencionar, e transformam em livros lindos. Esse é o caso de Léonora Miano, a escritora de Camarões que eu escolhi ler no projeto.

Contornos do dia que vem vindo - Léonora Miano

Contornos do dia que vem vindo se passa num país africano imaginário chamado Mboasu e que a gente, inevitavelmente, associa com Camarões. É um país triste, dominado pela violência, pela ignorância e pela falta de amor. Nesse lugar os pais inventam desculpas para se livrarem dos filhos que já não têm condições de criar. É o que acontece com Musango, uma garota expulsa de casa pela mãe após a morte do pai. E é Musango que narra essa história, como se conversasse com a mãe que tanto a maltratou, mas com um distanciamento que parece necessário quando se tem uma vida tão sofrida.

“Na última vez que nos vimos, você me amarrou em minha cama. Você me espancou a toda força antes de chamar nossos vizinhos, para que vissem o que você acreditava ter feito com esse espírito mau que vivia sob o seu teto e se dizia sua filha. Eles já estavam esperando na soleira da porta, atraídos pelos meus gritos. Não era para me socorrer que estavam lá.”

A vida de Musango é uma sucessão de tristezas, antes e depois de ser obrigada a sair de casa quando era ainda uma criança. O mundo ao redor dela está quebrado, a dor parece ter anestesiado as pessoas, uma espécie de loucura se instalou. Sozinha nas ruas ela é obrigada a se virar numa cidade que não se mostra capaz de oferecer solidariedade.

Vou ser sincera, estou enrolando esse post há meses simplesmente porque não sei o que falar sobre Contornos do dia que vem vindo! Mas não é porque não gostei, pelo contrário, eu adorei! Acho difícil falar sobre o livro sem contar demais, mas na verdade o que mais importa nem são os fatos. É a força que Musango demonstra durante sua trajetória que impressiona e eu não me sinto capaz de retratar tamanha beleza. Léonora Miano escreve de forma linda e é por causa de sua sensibilidade que a gente consegue seguir adiante nessa história, sempre torcendo por um futuro melhor para Musango. Felizmente, apesar de tudo que a cerca, ela não perde a ternura.

Contornos do dia que vem vindo foi publicado originalmente em francês, em 2006, e no Brasil em 2009, pela Editora Pallas. A tradução é de Graziela Marcolin.

Mais alguns livros de escritores de Camarões:

  • O Velho Negro e a Medalha – de Ferdinand Oyono
  • Your Madness Not Mine – Juliana Makuchi

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

6 Comments

  1. Angela Queiroz

    Por favor, se alguém ler e puder me responde, agradeço : poderiam me ajudar com nomes de escritores da literatura de Camarões? Além dos citados nesta publicação, é claro. Podem enviar para anjerq@gmail.com. Achei difícil de achar estes nomes mesmo dando um google para isso. Muito obrigada.

    Camila, estou seguindo a tua dica de leitura e estou achando o máximo! Já estou no meu quinto país. Tenho vários livros físicos e assino o kindleunlimited da Amazon, por isso meu pedido de sugestões aqui na tua página. Os autores sugeridos não se enquadram nas minhas duas categorias de possibilidades de aquisição literária. Mas, certamente, lerei quando a Amazon disponibizá-los em Português no kindleunlimited. Muito obrigada.

    • Camila Navarro

      Angela, eu fiquei pouco tempo no kindle unlimited justamente porque a maioria dos livros que quero ler não estão lá. Espero que você tenha mais sorte que eu!

    • Francis Beidi

  2. Lucimara Busch

    Muito bom esse livro Camila! Ainda bem que eu furei a fila rsrs, e continuo furando. Até procurei mais livros dessa escritora, mas não encontrei em português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.