Geórgia e Armênia no Viaggiando!

Geórgia e Armênia. Aposto que muita gente está se perguntando de onde eu tirei esse roteiro tão incomum. Pensando bem, como surgem as viagens? O que nos faz escolher um destino ou outro para os escassos dias de férias que temos ao longo do ano? São tantos fatores! Às vezes uma mera promoção de passagens é determinante, mas se analisarmos aquela nossa lista de desejos verdadeira, a chamada bucket list, encontraremos uma infinidade de motivos. Pode ser uma foto numa revista, uma reportagem na televisão, um post num blog, uma aula na escola. Os culpados das minhas viagens muitas vezes são os livros. São eles que costumam direcionar meu olhar para países que antes eu ignorava.

Ali e NinoDessa vez não foi diferente. Tudo começou há alguns anos, quando li pela primeira vez Ali e Nino, um dos meus livros preferidos na vida. Foi através da história de amor do muçulmano azeri Ali e da cristã georgiana Nino que descobri o quanto a região do Cáucaso é rica em história e cultura e o quanto ela é também complexa. Por causa de Ali e Nino eu comecei a sonhar em conhecer o Azerbaijão.

Mais recentemente a Armênia entrou no meu radar por causa do #198livros. Quando li Burning Orchards e conheci a história do Genocídio Armênio, fiquei espantada por descobrir que um massacre que marcou a vida de diversas gerações de armênios é praticamente ignorada pelo restante do mundo. E, é claro, lá veio a vontade de conhecer o país.

O pontapé que faltava veio com a viagem do Gabriel Britto (Gabriel Quer Viajar) para a Geórgia. Além de me mostrar que o país era muito mais bonito do que eu imaginava, ele me provou que era possível viajar por lá de forma independente. E assim meu trio caucasiano ficou completo: Azerbaijão, Geórgia e Armênia.

Guia Geórgia, Armênia e Azerbaijão

A viagem acabou saindo meio de supetão. Uma conjunção de fatores nos fez adiantar nossas férias para abril de 2015 quando faltava apenas um mês. Sentamos na frente do computador para olhar passagens e encontramos uma com preço bom para Tbilisi, capital da Geórgia. A época não seria a ideal e teríamos pouco tempo para planejar a viagem, mas tínhamos a chance de ir naquele momento, então compramos!

Quando comecei a colocar o roteiro no papel, vi que tinha muito pouco tempo para conhecer tudo o que eu queria. Por mais que eu espremesse, não conseguia encaixar Azerbaijão, Geórgia e Armênia em apenas três semanas de viagem. Um dos maiores problemas era que as fronteiras entre Armênia e Azerbaijão são fechadas (se quiser entender o porquê, pesquise sobre o conflito de Nagorno-Karabakh), o que nos obrigaria a voltar sempre à Geórgia para seguir viagem. Com isso perderíamos muito tempo, já que o transporte não é o forte da região. Além disso, não sabíamos se conseguiríamos obter o visto para o Azerbaijão a tempo.

Depois de muito quebrar a cabeça, resolvemos deixar o Azerbaijão de lado. Foi com dor no coração, mas quando o tempo é escasso a gente precisa fazer escolhas. Preferimos focar apenas em Geórgia e Armênia e deixar o Azerbaijão para depois. Era melhor do que passar correndo pelos lugares e ficar com a sensação de que não vimos nada como se deve.

Tbilisi

Roteiro de viagem a Geórgia e Armênia

Nosso roteiro final, um pouco diferente do que planejávamos, ficou assim:

  • Dia 1: Chegada a Tbilisi
  • Dia 2: Tbilisi a Kazbegi
  • Dia 3: Kazbegi a Tbilisi
  • Dia 4: Tbilisi (trem para Yerevan à noite)
  • Dia 5: Yerevan
  • Dia 6: Yerevan (tour a Garni e Geghard)
  • Dia 7: Yerevan a Goris
  • Dia 8: Goris (tour a Tatev e Khndzoresk)
  • Dia 9: Goris a Sevan
  • Dia 10: Sevan a Yerevan
  • Dia 11: Yerevan a Tbilisi (tour do Envoy Hostel com várias paradas no caminho)
  • Dia 12: Tbilisi (trem para Zugdidi à noite, seguido de táxi para Mestia)
  • Dia 13: Mestia
  • Dia 14: Mestia
  • Dia 15: Mestia a Tbilisi
  • Dia 16: Tbilisi
  • Dia 17: Tbilisi a Sighnaghi
  • Dia 18: Sighnaghi a Tbilisi
  • Dia 19: Tbilisi
  • Dia 20: Partida de Tbilisi

Não incluí a Itália nesse roteiro, mas voamos até Tbilisi com a Alitalia e fizemos conexões de dia inteiro em Roma na ida e na volta. Eu ainda não conhecia Roma e nesses dois dias vi mais do que esperava na cidade. Valeu a pena!

Trem entre Geórgia e ArmêniaNão vou mentir, foi puxado! Se a região tivesse uma rede de transportes eficiente tudo teria sido mais fácil. As noites nos trens foram muito cansativas e as vans e táxis que pegamos não foram dos melhores. Mas deixemos o transporte para um post específico! Talvez nós é que estejamos meio velhos para essas estripulias…

Geórgia e Armênia: Europa ou Ásia?

Que dúvida! Afinal, Geórgia e Armênia ficam na Europa ou na Ásia? Precisei descobrir para encaixar os países no menu do blog, mas quem disse que achei a resposta? A verdade é que não há consenso. Geograficamente falando, eu diria que é Ásia. A gente não diz que Istambul divide os dois continentes? Os dois países estão a leste da Turquia, do outro lado do Mar Negro, logo, estão na Ásia. Mas cultural e linguisticamente eles são mais próximos da Europa. Eles são membros do Conselho da Europa (e participam do Eurovision!) e a maioria de seus cidadãos se consideram europeus, não asiáticos.

Igreja na Armênia

Para o blog até seria melhor colocar Geórgia e Armênia na Ásia, porque meu menu Europa já está bem mais recheado, mas não deu. Concordei com os argumentos que encontrei num post do site Dauntless Jaunter e me decidi pela Europa. Então é isso! Aqui no Viaggiando a Armênia e a Geórgia são países europeus, mas não se assuste se você encontrá-los na Ásia ou no Oriente Médio por aí.


Todas as fotos que ilustram esse post foram postadas no meu instagram. Para ver todas, procure pela hashtag #viaggiandonocaucaso e já vá tendo uma amostra do que vai aparecer por aqui nos próximos meses!

Me digam se vocês querem que eu faça um post com dicas práticas sobre essa viagem, nos moldes dos que fiz para Cuba e para o Sudeste Asiático. Imagino que não haja muita gente interessada em viajar para a região do Cáucaso (por enquanto, porque logo vocês vão ver que vale a pena), mas se vocês me disserem o contrário eu coloco todas as dicas aqui.

E está dada a largada para a série Cáucaso no Viaggiando: Geórgia e Armênia, aí vamos nós! :-)

21 Comments

  1. Alexander Parronchi

    Obrigado!
    Muito bom! Estou pesando em ir para a Geórgia ano que vem fazendo um roteiro pelo Leste europeu.
    Valeu!
    Parabéns pelos posts. São de excelente qualidade!

  2. Camila, tem brasileiro viajando para lá sim e recomendo a todos uma visita a região do Caucaso! Estava na Armênia justamente no dia do impasse político que levou milhares de manifestantes a paralisar capital da Armênia e a ocupar a praça da República. Tudo bem pacífico. A cada país, uma surpresa mais linda que a outra!!!!!! Super recomendo! Comidas deliciosas, muita história, povo hospitaleiro e dentro do orçamento, devido a alta do dólar! Adorei ter lido todos os seus posts! Abs, Ana

    • Camila Navarro

      Que momento único para estar lá, Ana! Fico muito feliz por ver que o interesse pela região parece estar aumentando entre os brasileiros. Quanto à comida da Armênia, que saudade!

  3. Olá, Camila

    Seus posts sobre essa região estão muito informativos. Parabéns!

    Estou de passagem comprada para Julho, visitando os 3 países do Cáucaso. Estou no aguardo do post sobre mestia, mas enquanto ele não sai gostaria de saber o que fizeram por lá e se valeu a pena ter incluído, pq dentro da georgia é a cidade mais contramão dentro do meu roteiro, mas o guia da lonely planet fala tao bem da região, só que é aquela coisa, é um guia, tem q vender o peixe. e onde vc se hospedou por lá.

    um abraço
    Se mudaria essa roteiro acima…

    • Camila Navarro

      Brisa, a época em que fomos (início de abril) foi péssima. Era feriado de Páscoa, Mestia estava deserta, estava muito frio, não conseguimos fazer nada. Acabamos voltando de lá antes da hora. Faltou planejamento também. Do jeito que foi, posso até dizer que não valeu a pena, apesar de ser uma região linda e fantástica, mas você vai em outra época, vai ser diferente. O que pode fazer toda a diferença é você se hospedar num local em que alguém fale inglês. Não foi nosso caso (ficamos na pousada da Marina). Sugiro que você filtre as opções mais bem avaliadas no Booking e leia os comentários. Se disserem que alguém fala bem inglês, já ganha vários pontos. O Gabriel Brito ficou no Villa Mestia. Parece uma boa opção e vi um comentário dizendo que a dona fala russo e inglês: https://www.booking.com/hotel/ge/villamestia.pt-br.html?aid=1763473

  4. Estou indo ver o GP do Azerbaijão de F1 no fim de abril e pretendo visitar a Geórgia e a Armênia. Estou vendo de alugar um carro para a Geórgia e a Armênia, quando vocês foram, vocês consideraram essa opção?
    PS: Estou amando o blog de vocês, já tive inspiração para outros roteiros…

  5. Camila, muito bacana o seu Blog! Estou de viagem marcada para Armênia, Geórgia, Bósnia e Bulgária para o final do próximo mês. Serão 34 dias, ao todo. Muito obrigado pelas dicas!!

    • Camila Navarro

      Que legal, Allyson! Sou doida para voltar aos Balcãs e a Bósnia com certeza fará parte do próximo roteiro!

  6. Planejando para 2017! Agora vai! :)

  7. Renato Mourão

    Camila,

    Essa trinca Geórgia, Armênia e Azerbaijão já está na nossa bucket list. Queremos o post de dicas práticas sim… :-p
    Já assinei a newsletter e estou ansioso pelas próximas publicações desta viagem.
    Abraço,

    Renato
    Blog Pegadas na Estrada

  8. Arcanjo Neto

    Olá Camila, tudo bem? Sou leitor assíduo do seu excelente blog, mas até então não havia comentado.

    Por coincidência, essa semana estou acabando de fechar meu roteiro independente pelo Azerbaijão, Geórgia e Armênia para abril próximo e gostaria de algumas informações suas, se possível.

    Meu roteiro é um pouco parecido com o seu, de 21 dias, e só consegui incluir o Azerbaijão porque consegui passagem entrando por Baku e saindo por Yerevan. Além de voar de Baku para Tbilisi pela AZAL…

    Bom, vamos às questões:

    1- Como foram as chuvas em cada região (informação interessante para mim, pois você foi no mesmo mês que eu vou e estou com medo de não conseguir visitar USHGULI a partir de Mestia por questões climáticas);

    2 – Em Mestia vocês conseguiram (ou teriam conseguido com facilidade, se quisessem) alguém para dividir o preço do tour de 4×4 até USHGULI?;

    3 – Vocês compraram a passagem de trem de Tbilisi para Zugdidi na hora mesmo ou pelo site. Se foi pelo site da empresa georgiana de trens, que classe recomenda? Pergunto isso porque acessei o site deles, até me cadastrei, mas achei meio confusa a diferença entre as classes de serviço;

    4 – A visita a Sighnaghi vale mesmo à pena? Estou pensando em ir lá com um day tour pela Explore Outdoor que inclui também David Gareja, mas estou em dúvida se vale mais à pena visitar Sighnaghi ou Telavi;

    5 – Qual o valor do visto Armênio tirado na fronteira com a Geórgia? Eles aceitam outra moeda que não o Dram?

    Desculpe-me pela quantidade de questões, mas se puderes responder, seria de grande auxílio. Desde já agradeço.

    • Que surpresa boa, Arcanjo! Então eu estava enganada, tem sim brasileiros viajando para aquela banda! =)

      Bom, vamos lá!

      1 – Não pegamos muita chuva. Não sei se foi um abril atípico, mas choveu pouco. Em compensação fez muito frio, muito mais do que eu imaginava, principalmente na Geórgia. Só no final do mês o clima esquentou um pouco. Me disseram que não era normal fazer tanto frio em abril, mas acho que a verdade é que o clima está meio louco no mundo todo…

      2 – Não fomos a Ushguli. Parecia que éramos os únicos turistas em Mestia. Dividimos um táxi de Zugdidi até Mestia lá com um casal de jovens britânicos, mas depois não os vimos mais. Fora eles, não vimos mais nenhum turista! Estivemos lá na semana de Páscoa e a cidade estava deserta. Tudo estava fechado e só os cemitérios ficavam cheios de gente. Para piorar, na casa em que ficamos ninguém falava inglês, então ficamos bem perdidos. Por causa disso, acabamos ficando menos tempo em Mestia do que previsto. Minha dica é ficar numa casa em que falem inglês. Acho que esse suporte faz muita diferença e por causa disso não aproveitamos tanto o lugar. Ah! Na manhã em que chegamos lá estava nevando, mas depois não vi nevando mais.

      3 – Comprei todas as passagens de trem lá. No dia em que chegamos a Tbilisi já fomos ao terminal e compramos todas as passagens que queríamos. Quebrei muito a cabeça antes tentando comprar a passagem para Erevan pela internet sem sucesso, depois desencanei. Acho melhor não comprar na hora, se puder faça como eu. Dá para ir de metrô até a estação. Comprei na melhor classe (cabines com duas camas).

      4 – Gostei muito de Sighnaghi. A cidade é uma graça e a vista que se tem de lá a partir da estrada já vale a visita! Mas isso é pessoal, é claro.

      5 – O visto custou 6 euros por pessoa. Não tínhamos dram, pagamos em euro mesmo. Acho que aceitavam laris georgianos também.

      Bom, é isso! espero ter ajudado!

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.