Viagem a Geórgia e Armênia: dicas práticas

No post em que conto como surgiu minha viagem a Geórgia e Armênia, eu disse que não sabia se valia a pena fazer uma compilação de dicas para ajudar quem planejar ir à região, pois imaginava que não apareceriam muitos interessados. Bom, realmente não foram muitos, mas três leitores já justificam a existência desse post! O Eduardo terminou de me convencer quando disse que se eu ajudasse pelo menos uma pessoa já seria suficiente. A gente sofreu para descobrir informações que agora podem ser úteis para quem planeja ir pelo mesmo caminho.

Então vamos lá! Vou colocar aqui tudo de importante que eu lembrar, mas, se acharem que faltou algo, me avisem nos comentários que eu tento responder e atualizar o post.

Viagem a Geórgia e Armênia - Kazbegi

COMO CHEGAR

A forma mais fácil de chegar à Geórgia e à Armênia sem dúvidas é voar até suas capitais, Tbilisi e Yerevan. Não há voo direto do Brasil para lá. Várias companhias aéreas voam para a região, mas na época em que pesquisei havia muito mais opções de voos para Tbilisi do que para Yerevan. O mais barato que encontrei foi para Tbilisi com a Alitalia, partindo do Rio de Janeiro e fazendo conexão em Roma. Pesquise em buscadores de passagem, como Kayak e Skyscanner, pois podem surgir diversas combinações de conexões. Batumi e Kutaisi, na Geórgia, também recebem alguns voos internacionais.

Eu adoraria ter chegado à Geórgia pelo Mar Negro. Há dois portos no país: Batumi e Poti. De acordo com o Lonely Planet, há transporte marítimo de passageiros para a Geórgia desde Ucrânia, Bulgária, Turquia e Rússia. Se eu tivesse tempo sobrando para viajar pela região, essa seria a forma que eu escolheria. E depois seria ótimo seguir viagem pelo Mar Cáspio do Azerbaijão para o Turcomenistão…

É possível chegar e partir de Tbilisi em trens noturnos que vão para Yerevan e Baku. Fizemos a viagem entre Tbilisi e Yerevan de trem, mas ela merece um post específico. Mas já posso adiantar que nos dias ímpares o trem vai de Tbilisi a Yerevan e nos dias pares de Yerevan a Tbilisi. É possível consultar os horários no site da Georgian Railway e da SCR (a companhia armênia), mas não quebre a cabeça tentando comprar os bilhetes pela internet. É muito mais fácil comprar as passagens na estação quando chegar lá, de preferência com alguns dias de antecedência.

Trem entre Tbilisi e Yerevan

Há também ônibus e vans dos países vizinhos para a Geórgia e a Armênia, mas essa região tem algumas particularidades. As fronteiras da Armênia com a Turquia e com a Azerbaijão são fechadas. O problema da Armênia com a Turquia é o não-reconhecimento do Genocídio Armênio e com o Azerbaijão é o conflito de Nagorno-Karabakh. Na Armênia só restam então as fronteiras terrestres com o Irã e com a Geórgia.

Na Geórgia também é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Há duas regiões separatistas no país: Abecásia e Ossétia do Sul, ambas na fronteira com a Rússia. O problema é entrar nessas regiões através da Rússia, pois a Geórgia considera essas entradas ilegais. Isso é coisa séria, que pode levar à prisão! O ponto de fronteira legal da Geórgia com a Rússia fica em Larsi, perto de Kazbegi, mas quando a relação entre Geórgia e Rússia esquenta ela pode ser fechada para estrangeiros. É bom se informar sobre a situação antes de seguir para lá.

Se você tem interesse em visitar as regiões separatistas, saiba que isso pode envolver algumas burocracias extras, mas é possível. O Guilherme Canever, do blog Saí por aí, esteve na Abecásia e em Nagorno-Karabakh. Dê uma olhada nos relatos dele para ver se você se anima. E saiba que visitar Nagorno-Karabakh pode te impedir de entrar no Azerbaijão, então isso tem que ser levado em conta na hora de montar seu roteiro. O simples visto armênio não impede a entrada no Azerbaijão, mas pode render um olhar pouco amigável na imigração.

VISTOS

Géorgia: Brasileiros não precisam de visto para visitar a Geórgia por até 90 dias.

Armênia: Eu ia deixar as dicas sobre a emissão do visto na chegada, mas acabei de descobrir que desde 25/11/15 brasileiros não precisam mais de visto para visitar a Armênia. Que ótima surpresa! A isenção também vale por 90 dias. A notícia completa está no site do Consulado da Armênia.

Azerbaijão: Para viajar ao Azerbaijão ainda precisamos de visto.Consulte o site da Embaixada do Azerbaijão no Brasil para informações e atualizações.

QUANDO IR

O período mais quente vai de julho a agosto. De acordo com o Lonely Planet, essa é também a alta temporada. Acredito que o turismo seja mais interno, pois essa região ainda não caiu nas graças do turista estrangeiro (por enquanto). Imagino que o maior problema não seja encontrar as atrações lotadas, mas uma menor oferta de quartos disponíveis e preços mais elevados. A temperatura nessa época pode ser bem alta demais em algumas cidades.

De novembro a abril esfria bastante, com direito a neve e muito vento. É a baixa temporada, mas se você está em busca de esportes de inverno essa pode ser a época ideal (especialmente de janeiro a março, ainda de acordo com o Lonely Planet).

Então sobram os outros meses para a média temporada: maio, junho, setembro e outubro. Maio tem a desvantagem de ser o mês mais chuvoso. Em outubro a temperatura já está bem baixa nas regiões de montanha. Chuto que junho e setembro sejam os meses mais agradáveis.

Se eu tivesse a chance de escolher, iria em setembro, um mês de temperaturas medianas e pouca chuva. Mas não foi isso que aconteceu e só posso falar de quando fui: abril de 2015. Tipicamente abril é um mês bem chuvoso, mas choveu bem pouco durante nossa viagem, quase todos os dias foram ensolarados. Em compensação, fez muito mais frio do que esperávamos e não só nas regiões montanhosas. Fazia muito frio em Tbilisi, tanto que tivemos que comprar gorros e luvas enquanto estávamos lá. Em Mestia estava nevando na manhã em que chegamos. Nas estradas georgianas e armênias também vimos muita neve. Nos disseram que era um abril atípico, muito mais frio do que o normal, o que só me confirmou que o clima está maluco no mundo todo.

Neve em estrada armênia

O mais chato de ir em abril foi que as cidades pequenas (Mestia, Kazbegi, Goris) estavam desertas. Parecia que éramos os únicos turistas. Isso não seria um problema se muitos restaurantes e atrações não estivessem fechados.

Passamos os feriados de Páscoa na Armênia e Geórgia. Isso mesmo, nos dois países! É que na Armênia a Páscoa acontece na mesma data que a nossa, mas na Geórgia não. Consulte aqui a data da próxima Páscoa na Geórgia. Já adianto que não foi uma boa ideia passar o feriado de Páscoa em Mestia. Eles comemoram a data em família e o único lugar que vimos cheio foi o cemitério… Nas cidades grandes não há o mesmo problema. Estamos falando dos dois primeiros países católicos do mundo, então visitar as principais igrejas na Páscoa pode render belas experiências.

O Gabriel Britto foi para a Geórgia no final de outubro e pegou uma paisagem de outono fantástica em Svaneti. As fotos dele talvez te convençam a ir na mesma época.

SEGURANÇA

Em geral Armênia e Geórgia são países bem seguros para os turistas. As estatísticas de violência nos países são baixas e nem um pouco comparáveis às do Brasil. Andamos a pé e de metrô para todo lado, muitas vezes com a câmera no pescoço, de dia e de noite, em cidades grandes e pequenas e em nenhum momento nos sentimos ameaçados. Os cuidados normais de segurança que a gente costuma ter no mundo todo são suficientes.

A situação muda um pouco nas estradas. Tanto na Geórgia quanto na Armênia os motoristas são muito imprudentes. O número de fatalidades no trânsito é alto (menor que no Brasil, mas ainda assim alto). Na Armênia a situação é pior que na Geórgia e as estradas georgianas são muito melhores que as armênias. Eles dirigem como malucos, mas colocam imagens e crucifixos por todo canto no carro! Vai entender! Vou falar mais sobre isso num post específico sobre transporte.

Viagem de carro na Armênia

Se você planeja conhecer as regiões separatistas – Abecásia, Ossétia do Sul e Nagorno-Karabakh – vai ter que tomar algumas precauções específicas, mas em geral até essas regiões são seguras. Além de ficar atento aos requisitos de entrada nessa região, é bom se informar sobre a situação atual. Não é comum, mas de vez em quando a tensão nessas regiões aumenta. Isso não quer dizer que o resto do país é afetado, por isso uma viagem a Geórgia e Armênia não precisa ser cancelada se você ficar sabendo que houve alguns disparos nas áreas de conflito.

E não se esqueça do seguro de viagem! Como sempre, contratamos o seguro da World Nomads. Felizmente não precisamos usá-lo, mas não me arrisco a viajar sem para país nenhum!

DINHEIRO

A moeda da Geórgia é o lari (código: GEL). Hoje 1,00 USD vale 2,42 GEL.

A moeda da Armênia é o dram (código: AMD). Hoje 1,00 USD vale 483 DRAM.

É muito fácil trocar euro ou dólar em Tbilisi e Yerevan. Há casas de câmbio por todo lado. A cotação varia, mas os valores ficam bem visíveis do lado de fora. Cartões são bem aceitos nas lojas e restaurantes das capitais e há caixas eletrônicos por todo lado.

Nas cidades pequenas a situação é um pouco diferente. Por garantia, é melhor ir com dinheiro para o interior. Em Mestia e Kazbegi vimos caixas eletrônicos (um em cada cidade), mas não precisamos usar. Como é só um, dá medo de não funcionar no dia em que a gente precisa, né? Em Goris havia mais de um banco e sacamos dram armênio sem problema.

LÍNGUA

O georgiano e o armênio são línguas completamente incompreensíveis para a maioria das pessoas, principalmente porque elas têm seus alfabetos próprios. A menos que você queira passar muito tempo nesses países, não acho que precise aprender os alfabetos. Daria muito trabalho. Querem ver uns exemplos? À esquerda uma lista de telefones em armênio e à direita cartazes em georgiano.

Texto em armênio Texto em georgiano

Sentiram o drama? Eu não aprendi nenhum dos alfabetos, mas também não senti falta. O que me ajudou muito foi saber o alfabeto cirílico. Geórgia e Armênia fizeram parte da União Soviética e as marcas da ocupação russa ainda existem. Na maioria dos restaurantes encontramos cardápios em inglês e nos metrôs havia sinalização na língua local e em inglês, mas aconteceu de em alguns lugares (rodoviárias, por exemplo) só haver tradução em russo.

Antes de ir eu ouvi dizer que falar russo na Geórgia não era uma boa ideia, que por causa da complicada relação com a Rússia hoje as pessoas poderiam nem responder uma pergunta feita em russo, mas não foi isso que vi por lá. Pelo contrário, tanto lá quando na Armênia muita gente vinha conversar com a gente em russo. E geralmente nos agradeciam com um spasiba. Com certeza falar russo teria sido muito útil!

Saber o alfabeto cirílico também nos ajudou muito na Bulgária e na Macedônia, países que utilizam esse alfabeto. Sem contar em São Petersburgo, né? Se você planeja viajar para essa parte do mundo, não perca tempo e aprenda logo o alfabeto cirílico! Como eu ainda tenho planos de viajar muito por aquelas bandas, tenho é que aprender russo de vez!

Mas é claro que não custa aprender alguns palavrinhas locais antes de uma viagem a Geórgia e Armênia. No mínimo um obrigado, né? Então lá vai: em georgiano obrigado se pronuncia madlobá e em armênio algo como xinor-racalutium. Exige prática, mas o sorriso que a gente recebia de volta a cada agradecimento compensava o esforço.


Bom, é isso! Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu tento responder. Espero ter ajudado meus três leitores que estão com planos de viajar para a região do Cáucaso!  Espero também que ao longo dessa série de posts o número de interessados aumente! :-)

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

84 Comments

  1. Olá! Li o artigo inteiro e me ajudou a entender se seria uma boa opção ir para a Rússia através da Geórgia e, para meu caso, seria melhor do que ir direto para a Rússia (devido aos altos preços por conta das sanções).

    Mas ainda fiquei em dúvida se, como estrangeiro de nenhum dos dois países eu teria problemas ao passar pela fronteira entre ambos tanto indo quanto voltando.

    Estou planejando visitar Krasnodar e vi que tem boas viagens da Tbilisi até Krasnodar via ônibus e também como viajante de primeira viagem estou perdido em onde encontrar informações sobre isso. Se alguém puder me indicar sites e locais onde encontro informações atualizadas vou fiar muito agradecido.

  2. Olá!
    Estou fazendo pesquisas para nossas próximas temporadas de viagens e a Geórgia está na nossa lista.
    Que ótimo encontrar um post tão completinho! Adorei!

  3. Vou para Armênia e Geórgia no período de 23/04 a 06/05
    Pela Operadora Donato
    Adorei suas informações

  4. Ótimas dicas, Camila.
    A Geórgia é um país caro ? Dei uma pesquisada em hotéis, e vi que são bem mais caros do que na Armênia.
    De Yerevan a Tbilisi é melhor ir de trem ou de ônibus? Ou vale apena ir de avião?
    Obrigado

  5. Valiosas e preciosas dicas! Muito obrigado.

  6. Depois de quase 2 meses explorando a Geórgia, trouxemos exclusivamente o melhor e mais completo Guia do país. Através de nossas dicas, você terá em mãos os melhores locais para se explorar, principalmente para quem AMA natureza! A cada ano que passa, o país torna-se um destino ainda mais almejado para muitos escaladores, trilheiros, viajantes e esquiadores à procura de aventura e belas paisagens, além de toda a maravilhosa e única cultura que o país oferece.

    Além do Ebook, vc recebe um arquivo para o maps.me com todos os pontos já no mapa!

    https://hotm.art/guiageorgiacompleto

  7. Anderson F Goulart

    Excelente abordagem, especialmente pela sugestão de transporte ferroviário. Vou em março de 2020 e passarei também pelo Azerbaijão (estarei atento com as questões fronteiriças) e Irã. Grato pelas dicas!

  8. Ediméris Pivatti Pacobello Perri

    Olá Camila, estou querendo ir em Setembro/Outubro, gostei muito das informações.

  9. Olá Camila, li seu posts e muitos comentários, bem legal, sempre a gente aprende.
    É minha segunda viagem para a Armênia e desta vez resolvi vir pela Turquia para conhecer Harput, (interior do estado de Diyarbakir/capital Diyarbakir) esta era a região onde meu avô nasceu e viveu antes de fugir do genocídio, indo parar no Brasil, no começo do século.
    Eu estava aqui procurando informações de como chegar à Geórgia a partir de Kars, Turquia ( eu estou vindo desde Izmir/Éfeso/Dinizili/Diyarbakir/Kars) um precinho de trem e o restante de ônibus, muito bons atualmente tem até serviço de bordo com carrinho e tudo! Meu destino é a Armênia, sou descendente e acabei de receber a minha cidadania. Uma dica para quem gosta de história, perto de Kars tem a cidade de Ani com muitas ruínas do começo do Cristianismo, principalmente armênias, inclusive apenas um Rio separa os dois países, embora seja proibido atravessar .
    Tem lugares que o rio é bem estreitinho e eu querendo ir prá Armênia e tendo que dar a maior volta, vou aproveitar e conhecer Tbilisi, que me parece tem coisas legais. Boas viagens!

    • Camila Navarro

      Que fantástica sua viagem, Regina! Nossa, olhar o outro país ali do outro lado e não poder atravessar dá uma pena… Será que ainda veremos um livre trânsito entre os países dessa região? Não custa sonhar! Enquanto isso, boa viagem!

    • Regina,
      Também sou descendente de armenios e será minha 2º vez na Armenia. Da 1º vez fui com minha irmã e um grupo de jovens armênios, dessa irei com minha filha e pai !!! Outra coincidência ? Estou dando entrada na cidadania e espero que saia até maio/2019, quando irei. Quanto tempo o seu levou para sair ?
      Não ficou muito claro se vc já fez a viagem acima, ou fará ainda… Nosso roteiro difere um pouco, mas inclui Tbilisi…
      Se não fez ainda, quem sabe nos vemos por aí ?…rs…
      Boa viagem ” prima”

  10. Em agosto de 2018 visitei a Geórgia, Azerbaijão, Irã, Armênia e Ucrânia. Iniciei e finalizei a viagem na Geórgia. A viagem de trem de Yerevan a Tbilisi leva 9 horas e o cansaço não é pouco. O trem é muito velho, da época da URSS, porém em bom estado de conservação. Mas muito desconfortável. Não tinha ar condicionado, e o calor estava infernal. Na fronteira Armênia – Geórgia, os oficiais questionaram o meu visto do Azerbaijão e, por conta disto, toda a minha bagagem foi revistada, meticulosamente. Tiraram tudo, mas tudo mesmo de dentro da mala. Depois devolveram meu passaporte e pediram desculpas. Eu virei a atenção no trem. Me disseram que não é comum um turista visitar os dois países (Armênia e Azerbaijão). Cheguei em Tbilisi super cansado, com fome e doido para tomar um banho depois de tanto calor dentro deste trem. Viagem muito exaustiva, acho que não faria novamente, iria de avião.

  11. Oi Camila! Adorei seu post, parabéns! Então, tenho interesse em ir a Geórgia e Armênia em dezembro (sou de boas com o frio). Tu sabes me dizer de qual país europeu é mais barato viajar para a capital georgina ou mesmo para a Armênia? Vivo atualmente em Portugal. Obrigado! Abraço

    • Camila Navarro

      Fernando, eu fui para Tbilisi via Roma, pela Alitalia. Na época era a opção mais barata saindo do Brasil. Não sei dizer qual a melhor opção hoje, mas a partir de Portugal você tem mais opções que eu. Sei que a Turkish e a Lufthansa, por exemplo, voam para Tbilisi. Dê uma olhada no Google Voos. Tem sido uma boa opção de site para pesquisar voos.

  12. Dione Ribeiro de Menezes

    Países incomuns sempre me atraíram,por isso estou indo em setembro. Obrigada pelas dicas. Um abraço.

  13. BRUNO GUTIERRES

    Tenho interesse de viajar por esses países em mochilão, será que podíamos entrar em contato via email ou whatsapp?
    gutsbru@gmail.com
    11 963948011
    agradeço pelo empenho em ajudar

    • Camila Navarro

      Bruno, você procura companhia para a viagem? Se for isso, sugiro que você procure mais interessados no destino em grupos de viagem ou fóruns. Se tiver dúvidas em que eu possa ajudar, pode deixar aqui nos comentários mesmo.

    • nilton araujo alves

      salvador.blz@hotmail.com.Faz parte dos meus planos viajar a essa regiao.So nao me aventuro em muchilao mas um Ibis para mim ta de boa.

  14. marize araujo

    Olá Camila. Estou fazendo as malas para o Cáucaso. Como só posso tirar férias em julho e sei que é muito quente nessa época, a minha pergunta é a seguinte: posso andar na rua de bermuda um pouco acima do joelho?
    obrigadinho.
    Abs
    Marize

    • Camila Navarro

      Marize, quando fui estava frio, então não vi como as pessoas se vestem no verão, mas o que posso te dizer e que Armênia e Geórgia não são países especialmente conservadores. Pode ser que para entrar em igrejas haja alguma restrição (eu cobria minha cabeça por respeito mesmo, por ver que as mulheres de lá faziam isso), mas no geral acho que você não terá problemas.

  15. Olá, Camila!
    Eu estou em dúvida se viajo para Tbilisi em Setembro ou em Dezembro, qual o mes que não está muito frio e nem muito quente?
    Você pode me dar algumas dicas?
    Irei viajar sozinha e pretendo ficar 15 dias em Tbilisi e estou com um pouco de medo porque tenho problemas respiratórios e muito frio não me faz bem e muito calor também não, qual o mês com uma temperatura boa para mim?

    • Camila Navarro

      Marta, em geral setembro é um mês sem extremos, bom para se viajar para quase qualquer parte do mundo. Entre dezembro e setembro, eu ficaria com setembro. Jogue no google, por exemplo, “temperature in tbilisi in december”, que você verá uma média da temperatura em todos os meses. Setembro está entre 15 e 26 graus.

  16. Eliane de Miranda Piereck

    Vou fazer o tour com a Freeway em maio/18 e apreciei muito as suas informações. Acredito que vá apreciar muitíssimo o passeio por essa região. Obrigada pelas dicas.

  17. Olá, Camila!
    Fui pesquisar notícias sobre a Armênia e caí no seu blog. Que descoberta fantástica! Sou apaixonada pela história e cultura deste país há oito anos (SOAD, muito obrigada!) . Espero conhecer e morar lá por um tempo.
    As dicas que você deu aqui me abriram os olhos pra algumas peculiaridades de viagem que só mesmo quem já foi lá sabe. Quero reforçar o que já disseram nos comentários acima: há, sim, quem se interessa pelo Cáucaso! Muito obrigada por compartilhar as informações.

    • Camila Navarro

      Fico feliz que tenha gostado, Ana! Ainda tenho mais a mostrar da Armênia, mas tem faltado tempo para me dedicar ao blog.

  18. A empresa Freeway turismo de SP tem uma excursão em maio de 2018 para esta região toda.
    Vou fazer e estou entusiasmada.
    Fiz com a mesma empresa a Rota da Seda ( Uzubequistao e Quirquistao ) e foi maravilhoso, durante 15 dias.

  19. Estou tentando encontrar um operador de turismo para uma viagem de 7-10 dias visistando Armenia e Georgia (e quem sabe Azerbaijao). Alguma dica?

    • Camila Navarro

      Rafael, eu fiz tudo por conta própria, mas pesquisei agora rapidamente e vi que algumas agências brasileiras oferecem roteiros nesse prazo. Só não tenho como indicar nenhuma.

  20. Olá.Quanto tempo dura essa viagem por mar da Ucrânia até a Georgia?

  21. Flávio Riet

    No começo deste post você diz que só 3 pessoas tinham se interessado a ir à Geórgia. Pois eu sou eternamente grato! Desbravador das ex-repúblicas soviéticas, você me deu todas as informações para poder fazer esta aventura, mesmo já sendo um “idoso” mochileiro.
    Obrigado do coração!
    Flávio

    • Camila Navarro

      Flávio, você não imagina como seu comentário me deixou feliz! Por ter te ajudado e porque a cada dia vejo mais gente interessada naquela região. Tenho o sonho de ainda conhecer todas as ex-repúblicas soviéticas. Depois me conte como foi sua viagem! Um abraço!

  22. Olá Camila, estou pensando em viajar de Doha para Geórgia e talvez Arménia, pelo que li são lugares lindos. Só fico preocupada porque irei viajar com meu filho de 5 anos, e em dezembro deve ser bem frio.
    Mas obrigada por tantas dicas para aproveitar a viagem.

  23. Luiz Marcelino

    Olá Camila e demais, depois de 30 dias viajando pelo Cáucaso na seguinte ordem: Naquichevão, Azerbaijão, Geórgia, Ajária, Arménia, e de última hora o Irã, agora de volta a terra Brasilis, descansando e revendo + de seis mil fotos e vários filmes. Destaco Naquichevão com o meu top list , por ser desconhecido e maravilhoso, a terra do profeta Nóe . As dicas deste e outro blogs foram primordiais para o sucesso desta minha aventura por países incríveis com culturas diversas e muita história. Azerbaijao com sua capital Baku que não perde para nenhuma cidade européia e agora com visto simplificado obtido pela internet, a Geórgia com seus motoristas doidos e a impressionante regiao de Kazbegi e Svanet, a beleza de Batumi na Ajária no mar negro, a religiosidade das cidades Armenia e seus relicários sagrados, e o esplendor de Persepólis no Irã, agora com visto emitido no aeroporto para brasileiros, mas ainda necessário a carta de apresentação ….. Ainda maravilhado e cheio de dicas e histórias com espírito de aventura ! não hesitem em perguntar detalhes da viagem pois são muitos. Contratempos existiram , mas nada tiraram o brilho de viajar por estes países do Cáucaso e Irã . Uma viagem que vale mesmo a pena ter no currículo.

    • Camila Navarro

      Que delícia ter essas notícias da sua viagem, Luiz Marcelino! Fico feliz por ter ajudado no planejamento. Muito bom saber que o visto para o Azerbaijão foi simplificado. O medo de não obtê-lo a tempo foi um dos motivos pelos quais eliminei o país do meu roteiro. Felizmente as coisas estão evoluindo rápido. Quando fui emiti o visto armênio na fronteira, mas quando fui escrever esse post com dicas já estávamos isentos! Ainda quero muito ir ao Azerbaijão e ao Irã. Obrigada por compartilhar aqui suas impressões!

  24. O que voce achou das imigraçoes nos dois paises ao chegar? Fizerqm perguntas? Pediram documentaçao ou reservas?

    • Camila Navarro

      Muito tranquilas, Murillo! Acho que só perguntas básicas do tipo quantos dias ficarão no país. Não tivemos que mostrar nada além do passaporte.

  25. Valeria Kizirian

    Gostei muito das informações , mas estou indo para Yerevan e precisava saber mais sobre a cidade e onde ir passear . Ficarei 8 dias e não sei como é melhor fazer para ir de um lugar para outro . Me indicaram uma moça que trabalha com isso, mas ela cobra em dólar é muito caro . Tbm conhecemos aqui no Brasil um rapaz q nos informou que seu tio se disponibiliza para nós levar aos pontos turísticos e não cobra tão caro . Só falo o português , mas estou indo com meu filho q fala inglês .
    Me preocupo um pouco com a comida . Será q consigo algum super mercado que possa compra algo mais parecido com a nossa comida ? Vou ficar em um hotel com cozinha . Se vc puder postar mais sobre yetevan , te agradeço . Só que estarei indo agora , dia 09/20/17 .
    Fico primeiro um dia todo em Doha/qatar , e depois sigo para Yerevan . Bjs

    • Valeria Kizirian

      Desculpe saiu errado ! Vou no dia 09/10.

    • Camila Navarro

      Valeria, entendo sua preocupação pré-viagem, mas pode ir tranquila, Yerevan é uma cidade muito amigável! Se vocês ficarem na região central, próximos às Praças da República ou da Liberdade (Republic Square e Freedom Square), poderão fazer quase tudo a pé. A atração mais distante é o Memorial do Genocídio, que não conheci porque estava fechado quando estive lá, mas ao qual vocês podem ir de táxi tranquilamente. Eu não fui a museus, mas eles existem. O que gostei mesmo foi de ficar andando pela cidade. Há muitas ruas para pedestre, uma delícia. E a cidade é segura, pode passear sem medo. Para as atrações fora da cidade, como o bate e volta a Garni e Geghard, você pode contratar o motorista na recepção do seu hotel, mas pra cidade mesmo não é preciso. Você encontra sim supermercados grandes, mas sugiro que você experimente a culinária armênia, que é muito saborosa, cheia de legumes frescos. Não é nada exótica para o nosso paladar. Se a saudade da comida brasileira bater forte, há até um restaurante brasileiro perto da Cascata (Pioneer Brazilian restaurant (Av. Marshal Baghramyan, 2). Eu só passei na porta, então não sei dizer se é bom.

  26. Mauro de Albuquerque Madeira

    Camila, ótimo o seu blog . Pergunto se um casal na faixa dos 70 aguenta esse turismo ? Se forem 4 pessoas (em setembro ou outubro), isso dificulta achar hospedagem ? Na Armênia e Geórgia o nosso inglês (precário) resolve os problemas ? Haveria possibilidade de excursão com guia, ou você não recomenda ? Do ponto de vista histórico e etnológico que cidades e atrações você recomenda ? Desculpe tanta pergunta… Um abraço, Mauro.

    • Camila Navarro

      Oi, Mauro! Não acho que terão problemas com hospedagem. O grande problema do turismo nessa região é o transporte, que é bem precário. Mesmo eu na faixa dos 30 sofri com as vans. Como serão 4, compensa contratarem um motorista, assim viajarão com mais conforto. Viajar com um guia pode ser interessante sim, mas eu não tenho quem indicar. Contratar um motorista que fale inglês pode ser suficiente.. Os hotéis podem te ajudar a encontrar alguém. Sugiro que entre em contato previamente para perguntar. Quanto à língua, eu penso que ela não é barreira de verdade para viajarmos para lugar nenhum. Na verdade pouca gente fala inglês bem nessa região, então muitas vezes nem fará diferença. Do ponto de vista histórico podemos indicar quase qualquer cidade, pois essa região é muito antiga e rica em história. As capitais também são muito interessantes. Arrisco a dizer que Tbilisi é minha cidade preferida no mundo. Se tiver mais dúvidas, pode falar!

  27. Oi Camila, mais uma leitora fazendo o post valer a pena. Vou para a Georgia no comeco de Agosto e ficarei 12 dias la com meu namorado. Estou sofrendo tanto pra achar dicas etc e tal. Ate hoje nao resolvemos direito quais cidades vamos visitar nesse tempo, voce poderia nos dar umas dicas? Na verdade, diferente de voces, a gente tambem quer dar uma acampada, visitar uns lagos etc. Alem disso, a viagem de voces para Kazbegi foi bate e volta? Porque estamos planejando algo pela rodovia militar pra dois, tres dias… mais ou menos

    Por enquanto nosso roteiro ta tipo:

    Tbisili
    Davit Gareji
    Shio Mgvime
    Uplis Cixe
    Abudelauri
    Batumi
    Kazbegi

    (Nao necessariamente nessa ordem)

    Abraços,
    Andressa

    • Camila Navarro

      Oi, Andressa! Passamos uma noite em Kazbegi. Acho que foi pouco para fazer trilhas, um dia a mais seria melhor. Pena que ainda não consegui escrever nada sobre a Geórgia… Se der, inclua um dia ou um bate e volta a Sighnaghi. É uma cidadezinha linda! Se tiver alguma dúvida específica, pode falar! Só não posso ajudar com dicas sobre acampamento…

  28. Eu só encontrei vôos da KLM para lá, partindo de Paris ou Amsterdã. Não sabia dessa rota via Tbilissi. É de fato bem mais barata?

  29. Olá Camila!. Vc encontrou mais uma pessoa que faz a tua postagem valer a pena :). Tenho vontade de conhecer a Armênia em breve por ter feito amizades com pessoas de lá.
    Na tua opinião, qual a melhor época para vajar pra lá, em questões financeiras. Sim, eu já sei que o começo do ano é muuuuiiiito frio e que há poucas épocas de sol no ano.
    Parabéns pela postagem e tudo de bom para você.

    • Camila Navarro

      Carlos, eu acho que a melhor época para visitar a Armênia deve ser entre maio e setembro, pela temperatura e pela facilidade de se fazer turismo por lá. Não sei dizer sobre a variação de preços, já que só pesquisei para a época do ano em que fui, mas de qualquer forma a Armênia não recebe um grande número de turistas, então acredito que com antecedência no planejamento você consiga boas ofertas de hospedagem em qualquer época. É claro que feriados e férias serão mais caros, mas ainda sobram muitos meses fora desses períodos para aproveitar. Já respondendo suas pergunta abaixo, na época em que fui o voo mais barato era pela Alitalia para Tbilisi, com conexão em Roma, mas, como eu disse, o jeito é pesquisar em diferentes companhias para ver o que fica melhor hoje. Se você planeja visitar também a Geórgia, simule também os voos para lá.

  30. Milton Tavares

    Camila, você se interessou pelos vinhos do Cáucaso, especialmente Geórgia, tem alguma informação sobre?

    • Camila Navarro

      Milton, eu não bebo, então não procurei nada sobre os vinhos. Na verdade, pedimos uma taça um dia num restaurante, só para experimentar mesmo… Mas sei que as vinícolas ficam na região de Kakheti, não muito longe de Tbilisi. Acho que a melhor cidade base é Telavi.

  31. Milton Tavares

    Parabéns pelo post, dicas maravilhosas, estou me preparando para esta viagem

  32. Oi Camila!
    Muito boas suas dicas no blog! Uma pena que só vi depois de visitar a Armênia, gostei muito! Agora queria pedir uma ajuda sua, apesar de que é bem específico, mas não custa tentar, rsrsrs. Atualmente estou em Moscou, passarei algum tempo por aqui e me sobrou bastante Dram Armeno porque achava que lá era mais caro, acabei não tendo tempo de trocar por lá. Você saberia me dizer se eu consigo trocar essa moeda aqui, por rublos?
    Abraço e sucesso com o blog!!

    • Camila Navarro

      Não sei dizer, Bárbara, pois fui à Rússia e à Armênia em viagens diferentes, mas imagino que sim. Além de Moscou ser uma cidade grande, a Armênia tem muita ligação com a Rússia, né? Você não deve ter problemas para trocar seu dinheiro.

  33. Obrigada pelo post Camila! Demais!

  34. Raphael Dos Anjos

    Gostei do post, Camila.
    Obrigado pelas dicas. Nunca saí das Américas na vida, mas acabei de comprar minha primeira viagem pra fora do nosso continente. Vou pra Armênia sozinho daqui uns meses nas minhas férias.

    Gostaria de saber qual vale mais a pena:
    a) trocar reais por euros no Brasil e já levar dinheiro em espécie pra lá e trocar por drams numa casa de câmbio lá;
    b) sacar drams em caixas eletrônicos na Armênia;
    c) pagar tudo que puder com cartão de crédito.

    • Raphael, eu costumo fazer um mix dessas três opções. Levo um pouco de euros, até para o caso de ter algum problema com o cartão, pago parte dos gastos com cartão (hotel, por exemplo) e saco moeda local nos caixas eletrônicos. Cada método tem vantagens e desvantagens. No cartão de crédito a gente fica sujeito à variação cambial, para o bem ou para o mal, mas é prático. Na troca de moedas a gente perde duas vezes, na compra aqui e na troca lá. No saque a gente tem um câmbio bom, mas tem limite de valores (sem contar que não gosto de carregar dinheiro demais comigo). Geralmente troco euro nas casas de câmbio quando o dinheiro que saquei acaba, assim evito pagar uma nova taxa de saque por valores pequenos. Na Armênia fiz um pouquinho de cada.

      • Prezada Camila

        Ano passado fui ao Quirguistão e Uzbequistão. Levei euros ,mas na prática teria sido melhor levar dólares, já que a diferença lá era mínima e aqui no Brasil na hora da compra o Euro é bem + caro.
        Vou agora a Armênia, Geórgia é Azerbaijão.
        A melhor rota agora foi com a Lufthansa neste período do 1 semestre 2018
        Qual moeda devo levar para cada um destes países ???
        Obrigada por compartilhar suas experiências.

        • Camila Navarro

          Eliene, se você não tiver alguns euros guardados, compre o dólar. Você conseguirá trocar ambos com a mesma facilidade lá. Eu não costumo levar todo o dinheiro em papel. Em geral faço um misto: cartão de crédito, saques da moeda local em caixa eletrônico e um valor eu euro ou dólar, especialmente para o caso de ocorrer algum problema com o cartão.

          • Cristina Borensztajn

            Oi Camila!
            Gostei muito da sua dicas, pretendo ir em setembro para Arménia, Georgia e Azerbaijão, já vi as moedas locais, me atualizei no alfabeto aprendi ( ler)a palavra obrigado nas duas Arm e Gel…Mas gostaria que você me informasse se Yerevan fica perto de Aparan? Pq durante a viagem chegaremos em Yerevan a tarde p hospedagem no hotel ( tarde livre) não sei exatamente a hora, deve ser 15:00 hs check-in. Eu gostaria de ver a estátua do Tigran Petrosian em Aparan, grande mestre de xadrez. Pergunto, daria tempo de ir e voltar até o hora do jantar?

            • Camila Navarro

              Eu não fui a Aparan, Cristina, mas parece ser bem perto de Yerevan. De acordo com o Google Maps, são apenas 50 km, uma hora de viagem. Creio que daria tempo sim. Entre em contato com seu hotel para ver se é possível já agendar o motorista para esse passeio.

  35. Vanessa Rodrigues

    Sim, Camila, o número de interessados acaba de aumentar! rs. Muito obrigada, essas informações me serão extremamente úteis para quando eu puder ir à Geórgia! Você teria mais fotos? :) Ou mais imagens em georgiano, como essa do cartaz? :) Meu gmail é: wanessaletras2@gmail.com , lá também há um hangout para diálogos, caso você queira me adicionar ou deixar alguma mensagem! Grata desde já! madlobá :)

  36. Olá, tudo bem?
    Eu tenho anotado coisas picadas que vi poraí e estou tentando montar um quebra-cabeças, mas está bem difícil hahahaha
    Vocês fizeram tudo de trem e taxi, certo? Acham que compensa alugar carro?
    Vocês se resumiram a pontos históricos apenas ou fizeram trilhas, acamparam, etc?
    Desculpa o montão de perguntas, ainda estou perdida, mas seus posts já ajudaram muito hhahaha obrigada :D

    • Luana, viajamos de trem, táxi, van e não foi nada legal. O transporte naquela região é bem precário e foi a parte ruim da viagem. Talvez de carro a viagem teria sido mais agradável. Você viu os posts do Gabriel Britto sobre a Geórgia? Ele alugou carro lá e achou que valeu a pena.

      Nós não fizemos trilhas ou acampamos, ficamos apenas nas cidades, mesmo que cidades bem pequenas, como Svaneti e Gori, mas ainda assim cidades.

  37. Parabéns pelo post Camila, muito didático! Não sabia que não precisávamos mais do visto para a Armenia. Eu tirei gratuito no consulado de São Paulo, mas acabei sendo o ultimo do trem a ser liberado. Eles estavam mais acostumados com o visto na fronteira.
    Obrigado por mencionar Saí Por Aí. Para quem tem tempo e um pouco de espírito de aventura recomendo as duas Repúblicas. Abecásia é um pouco mais burocrático que Nagorno-Karabakh, mas ambas tem belas atrações.
    Abraço

    • Eu tirei na fronteira. Foi bem rápido, principalmente porque só nós e mais 2 turistas tivemos que descer para emitir o visto. Entrei no site do Consulado da Armênia pra ver essa questão do visto gratuito quando vi a nota sobre a recente isenção. Ótima notícia, né? Acho que isso estimula quem está viajando por aquelas bandas a esticar a viagem!

      E é claro que eu iria mencionar o Saí Por Aí! Já tem tão pouco conteúdo sobre essa região em português… =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.