Visite Mariana!

No final do mês passado o Eduardo e eu nos reunimos a outros blogueiros de BH para revisitar Mariana. Nossa turma incluiu a Tássia e o Antônio, do blog Com os pés no mundo, e a Lillian e o Helder, do blog Nerds Viajantes (e também a Laiz, sobrinha do Helder). Além de passear por uma das mais nossas mais belas cidades históricas, queríamos divulgar a cidade. Chamamos nossa pequena ação de Visite Mariana!

Visite Mariana!

Olha a turma toda reunida na hora do almoço. Restaurante de comida mineira, é claro!

Blogueiros de viagem em Mariana

Naquele domingo enchemos o instagram com fotos do centro histórico da cidade. Foram muitas, mas aposto que nenhum seguidor se cansou. Quem se cansa de coisas lindas?

Visite Mariana!

Todo mundo sabe que Mariana ainda está sofrendo com os efeitos do rompimento da barragem do Fundão em novembro do ano passado. O que nem todos sabem é que o centro histórico de Mariana não foi afetado. A lama atingiu alguns distritos da cidade, especialmente Bento Rodrigues, que foi praticamente varrido do mapa, mas Mariana mesmo está inteirinha.

Rua Direita em Mariana

Inteira, mas não imune ao que ocorreu. Além das vidas perdidas, do patrimônio histórico destruído e do imensurável dano ambiental no Rio Doce, a lama da Samarco afetou a economia de Mariana, altamente depende da atividade mineradora. Cerca de 80% da arrecadação do município vinha daí. E por isso Mariana está passando por um momento bem difícil.

Mariana - Minas Gerais

Não entendo nada de economia, mas acredito que uma forma de ajudar Mariana a se recuperar é incentivar o turismo na cidade. Não faltam motivos para visitá-la, mas a mais antiga cidade histórica mineira e primeira capital do estado muitas vezes fica ofuscada por sua vizinha mais ilustre, Ouro Preto. Eu entendo que Ouro Preto seja o destino principal dos turistas, mas não consigo entender como tão poucos esticam a viagem até Mariana. Nesse domingo em que estivemos lá, por exemplo, não vimos mais nenhum turista…

Mariana - Minas Gerais

Quem conhece Mariana sabe que ela vale a viagem. Quem não conhece já deve estar convencido depois de ver nas fotos o quanto ela é charmosa. Então o que está acontecendo? Será que estão pensando que não é possível visitar a cidade no momento? Nada disso, gente! Mariana está de portas abertas com pousadas, restaurantes e atrações funcionando normalmente.

Mariana - Minas Gerais

E a melhor época para viajar pelas cidades históricas mineiras está chegando! De abril a agosto a temperatura é mais amena e quase não chove (se é que dá para prever muita coisa em tempos de aquecimento global). Mariana é mais tranquila, mas subir e descer os morros de Ouro Preto no calor não é brincadeira!

Mariana - Minas Gerais

Só não sei se domingo é o melhor dia para conhecer Mariana. Para passear e fotografar foi ótimo, pois quase não havia carros nas ruas, mas algumas atrações estavam fechadas. Na outra vez estivemos lá no meio da semana e a cidade estava bem diferente, bem movimentada. Preciso saber como é no sábado!

Mariana - Minas Gerais

Como eu tinha conhecido Mariana há pouco tempo e já tinha publicado vários posts sobre a viagem, dessa vez nem levei a câmera fotográfica. Todas as fotos desse post foram tiradas com o celular.

Mariana - Minas Gerais

Se você mora em Belo Horizonte, não tem desculpa para não conhecer Mariana! Ela está aqui pertinho, dá pra fazer um bate e volta. Uns 115 km é pertinho mesmo, não é conversa de mineiro não! Mas se você tiver mais tempo e puder passar uma noite lá, é ainda melhor!

Mariana - Minas Gerais

Se você vem de mais longe, que tal colocar em prática aquele plano de viagem a Minas Gerais? Eu sei que muitos leitores do Viaggiando querem conhecer as cidades históricas mineiras (Belo Horizonte e Inhotim também, é claro!) e acho que não há hora melhor. Como o dólar nas alturas, vamos viajar pelo Brasil? Vem pra Minas, gente! Visite Mariana!

Mariana - Minas Gerais

Veja todos os posts sobre Mariana no Viaggiando.

5 Comments

  1. Pingback: Mariana - Um Passeio Pela Cidade Histórica - Nerds Viajantes

  2. Antônio Mourão

    Adorei o post!!! =)

  3. Que alívio Camila, saber que a cidade não foi afetada! Ela já está na minha agenda para o ano que vem, quando irei a um casamento em BH. Dessa vez, vou me programar para fazer todo o circuito das cidades históricas mineiras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.