EncontroBH 2016: Reunindo os Blogueiros de Viagem em BH

Minha primeira participação num encontro de blogueiros aconteceu aqui mesmo, em Belo Horizonte. Era 2010 e eu tinha acabado de me mudar para Campo Belo. Quando o Ricardo Freire anunciou que aconteceria a ConVnVenção BH eu criei coragem para tirar minha cara de trás do computador. Lembro que cheguei morrendo de vergonha de me apresentar para o pessoal. Fiquei também me sentindo famosa quando a primeira pessoa me reconheceu!

Já se passaram 6 anos desde que as amizades que construí no mundo virtual começaram a se materializar no mundo real. Hoje já nem vejo distinção entre essas duas esferas. De lá para cá já foram muitos encontros com blogueiros de viagem em diversas partes do Brasil e do mundo. Depois de que mudei para Beagá esses encontros ficaram mais frequentes, pois sempre tem alguém passando por aqui. O melhor de tudo é que nem precisamos esperar alguém vir de fora, pois só os blogueiros de viagem que vivem aqui já formam uma turma enorme. Comecei a conhecer os conterrâneos em 2013, quando rolou o primeiro #EncontroBH. Não entendo até hoje porque nunca escrevi post sobre esse encontro, mas dá uma olhadinha no post da Renata para ver como aconteceu esse encontro que surgiu numa conversa no twitter.

Foi um fim de semana super divertido e desde então a galera pedia uma segunda dose. Só que os encontros de blogueiros mundo afora ganharam tamanha proporção nos últimos anos que eu não sabia se conseguiríamos organizar algo à altura. Até que um dia, numa mesa de bar com os Nerds Viajantes e a Renata, decidimos que não poderíamos mais adiar esse evento. Então dei a ideia de fazermos algo mais informal, um encontro que fosse a cara de Belo Horizonte. Lembrei que na ConVnVenção BH a atração principal foi uma maratona de botecos. Tem programação mais belorizontina que essa? Eles toparam na hora e assim surgiu a ideia do EncontroBH 2016 e do Blogtecando.

EncontroBH 2016

Foi assim que nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2016 aconteceu a segunda edição do #EncontroBH. A abertura oficial do evento foi na noite de sexta-feira no Templo Cervejeiro da Backer. Reservamos a varanda do lado de fora e o lugar foi perfeito para receber todos os blogueiros. A turma ainda não estava completa, pois muita gente chegou tarde naquela noite, mas foi uma galera boa!

O pessoal se dividiu em duas turmas para visitar a Maternidade Cervejeira e ter uma verdadeira aula sobre a fabricação de cervejas com direito a degustação. A visita ocorre normalmente aos sábados, mas eles abriram uma exceção e disponibilizaram o tour na sexta à noite especialmente para o encontro.

Eu não participei nesse dia, mas umas semanas antes tinha feito a visita e achei muito legal. E olha que eu nem bebo! Ainda vou contar tudo num post, mas, enquanto isso, veja o que a Gabi Pizzato e a Amanda Almeida contaram. Dá para ver que elas adoraram! Depois nos reunimos todos na varanda para comer, beber e bater papo.

EncontroBH na Cervejaria Backer

Crédito: Alessandra – Tô Pensando em Viajar

Camilas no EncontroBH!

Crédito: Alessandra – Tô Pensando em Viajar

EncontroBH na Cervejaria Backer

Crédito: Alessandra – Tô Pensando em Viajar

EncontroBH na Cervejaria Backer

Antes de encerrar a noite distribuímos um Kit Ressaca que a Renata preparou para os participantes do encontro. Ainda era só o começo da programação, mas muita gente já precisou usá-lo naquela noite mesmo! Com o que estava por vir, era melhor prevenir!

Kit Ressaca

O dia seguinte começou cedo na A Pão de Queijaria. Quem me segue no instagram está cansado de saber que eu sou fã do lugar. Tem até post aqui no blog sobre ela, mas ele está desatualizado, pois A Pão de Queijaria já dobrou de tamanho desde então. Eles abriram a casa mais cedo nesse dia para nos receber, porque nossa mesa era grande! Avisei a todos para pegarem leve no café da manhã e acho que ninguém se arrependeu. Quando os pães de queijo recheados começaram a chegar à mesa ela virou um silêncio só. ;-)

A Pão de Queijaria

A Pão de QueijariaEncontroBH - A Pão de Queijaria

De lá seguimos para o esperado Blogtecando, uma maratona de bares que começou ao meio-dia. Percorremos 4 bares na região do Anchieta/Sion. Eram todos próximos, para que pudéssemos nos deslocar a pé. Foram eles: Bar do Antônio Pé de Cana, Choperia Almanaque, Muu Espetos e Bar 222. Casa um com um estilo diferente para que o pessoal pudesse ter um gostinho dos diversos bares e botecos de BH.

O Bar do Antônio Pé de Cana era o boteco mais tradicional do roteiro, famoso pela comida de boteco. Lá todos ganharam suas canecas personalizadas para o #EncontroBH2016. Com os adesivos individuais (Tinha um para cada dia, gente! A Renata pensou em tudo!) ninguém perdeu a caneca ao longo do trajeto! Fomos recepcionados no Bar do Antônio com a primeira rodada de chopp grátis. Tenho que confessar que sofri um pouco de bullying porque na minha caneca tinha refrigerante….

O próximo da lista foi a Choperia Almanaque, onde mais uma vez a primeira rodada de chopp foi cortesia da casa. A gente avisou desde o início que o encontro seria gastro-etílico! Para disfarçar eu até postei uma foto do chopp, porque já estavam me olhando feio…

EncontroBH no Bar do AntônioEncontroBH na Cervejaria Almanaque

Depois só cruzamos a rua para a próxima parada, o Muu, uma casa de espetos. O cardápio e o sistema são bem simples. As fichas para a maioria dos espetos e cervejas custam R$ 6,00. É só comprar as ficas e trocar pelos produtos. Olha que turma grande e linda!

EncontroBH na Muu Espetos

Chegamos ao 222, o último deles, às 18h. Praticamente abrimos a casa. O espaço é super legal, uma espécie de quintal com mesas. Lá ganhamos uma rodada de shots grátis. Nessa até eu que não bebo entrei. Bebidas docinhas eu encaro de vez em quando (mais pelo açúcar que pelo álcool, confesso). Gostei também do cardápio de comida, com muitas opções vegetarianas. Aos poucos a turma foi diminuindo, mas já era quase meia-noite quando realmente fechamos a conta. 13 horas depois do início da maratona lá na A Pão de Queijaria. Ufa!

EncontroBH no Bar 222

Acharam que o pessoal estaria de ressaca na manhã seguinte? Que nada! O Kit Ressaca estava funcionando! Às 9h da manhã estávamos batendo ponto no Mercado Central para tomar café da manhã. Começamos com o pão de queijo e a broa de fubá do Café Dois Irmãos. Não satisfeitos, seguimos para o Empório João e Maria, pois tinha gente preferindo o pão de queijo recheado. Eu não resisti foi à broa cremosa de milho. Deliciosa!

Café Dois IrmãosBroa de milho

Empório João e Maria

Foi no Mercado Central que nos reunimos com a Neuma Horta, a guia de turismo que nos acompanhou naquela manhã. A Belotur, a Empresa de Turismo de Belo Horizonte, disponibilizou um ônibus para nos levar até a região da Pampulha. Às 10h estávamos a postos para embarcar!

EncontroBH no Mercado Central

No caminho para a Pampulha a Neuma foi nos contando a história de Belo Horizonte, começando lá atrás, quando a capital de Minas Gerais ainda era Ouro Preto. Acho que conhecer a história de um lugar nos ajuda a entendê-lo e a criar uma conexão com ele. E até para o Eduardo, nascido e criado aqui, muita coisa foi novidade. Eu adorei!

O dia não poderia ter sido mais perfeito para nosso passeio ao redor da Lagoa da Pampulha. Não havia uma nuvem no céu e o clima estava uma delícia, quente no sol e fresquinho na sombra. Parecia até que tínhamos combinado com São Pedro.

Lagoa da Pampulha

Lagoa da Pampulha

Lagoa da Pampulha

Começamos o passeio pelo Museu de Arte da Pampulha, mas antes a Neuma mais uma vez nos deu uma aula de história nos falando sobre a Pampulha, Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer. Sei que ainda tenho que fazer um post específico para a Pampulha, porque é muita coisa interessante!

Museu de Arte da Pampulha

Blogueiros de Viagem na Pampulha

Blogueiros de Viagem na Pampulha

De lá seguimos para Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, o grande cartão-postal de Belo Horizonte. E com toda razão, porque ela é muito fotogênica, seja pelos painéis de Portinari no fundo ou pelo seu formato nada usual de frente e de costas. É muito linda!

Igrejinha da Pampulha

Igrejinha da PampulhaIgrejinha da Pampulha

Mas acreditam que essa foi a primeira vez que eu entrei na igreja? Até então eu só a tinha visto por dentro através do vidro na frente da igreja e nunca tinha percebido que a entrada é por uma porta lateral! Olha só, às vezes a gente precisa de um guia na nossa própria cidade para aproveitá-la como se deve. Fiquei ainda mais apaixonada pelas obras de Portinari no interior da igreja.

Igrejinha da Pampulha

Via Sacra de Portinari

Igrejinha da Pampulha

Igrejinha da Pampulha

Já que estávamos no cartão-postal, não podia faltar a foto do time completo!

Blogueiros de viagem na Pampulha

Crédito: Belotur

O almoço foi ali perto, no tradicional restaurante Maria das Tranças. Há também uma unidade na Savassi, mas a do Bairro São Francisco é a mais antiga. JK foi um assíduo frequentador da casa, inaugurada em 1950. Confesso que o cardápio não me agrada muito, porque basicamente há um único prato principal: frango, especialmente o frango ao molho pardo. Em condições normais um vegetariano não passaria nem perto, mas eu estava lá para acompanhar o pessoal e me satisfiz com arroz, quiabo, omelete e pastel de angu com queijo. :-)

Restaurante Maria das Tranças

Restaurante Maria das Tranças

Depois do almoço alguns blogueiros foram direto para o aeroporto, mas a turma que sobrou seguiu para a Praça da Liberdade. Estávamos cansados e não animamos a entrar em algum museu do Circuito Cultural, então só demos uma volta por ali e tiramos algumas fotos, porque o lugar era propício.

Blogueiros de Viagem na Praça da Liberdade

Crédito: Carol Guelber – Vícios de Viagem

Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

Encerramos a programação na Sorveteria Alessa. Uai, mas não tava frio? Pois é, mas inverno não é motivo para deixar de ir à Alessa. Nessa época a grande atração da sorveteria é a canjica com sorvete de canela. Deliciosa! Eu tinha experimentado uns dias antes e nesse dia resolvi inovar e comer a canjica com sorvete de doce de leite. Ficou bom, mas com o sorvete de canela fica muito melhor.

Todo mundo ainda levou para casa uma lembrancinha da Belotur em clima de festa junina. Tinha cachaça Salinas, amendoim e docinhos deliciosos. Pra levarem um gostinho de Minas na bagagem.

Canjica com sorvete na AlessaLembranças mineiras

E assim, na noite de domingo, chegou ao fim o #EncontroBH 2016. Foi um fim de semana delicioso em todos os sentidos. Adorei rever muitos blogueiros queridos, conhecer outros que eu ainda não conhecia pessoalmente e mostrar para eles um pouquinho do que essa cidade que me adotou tem de melhor. E que venham outros encontros, porque reunir essa turma que gosta de viajar é sempre bom demais!

Para finalizar, a foto oficial feita pela Alessandra, do blog Tô Pensando em Viajar. Já virou tradição ela nos fotografar e depois fazer essa montagem linda. Para ficar olhando e morrer de saudade! :-)

oficial.jpg


O #EncontroBH2016 aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho de 2016. Foi organizado por Renata Campos do blog RêVivendo Viagens com participação de Camila Navarro (Viaggiando) e Helder Ribeiro e Lillian Brandão (Nerds Viajantes). Contou também com a parceria dos estabelecimentos Cervejaria Backer, A Pão de Queijaria, Bar do Antônio Pé de Cana, Almanaque Choperia, Muu Espetos, 222 Bar, Restaurante Maria das Tranças e Alessa Gelato. Além do apoio da Belotur e patrocínio da RentCars.

BLOGS PARTICIPANTES

Across the Universe ✷ Blog da Glacy ✷ Colecionando Imas ✷ Colecionando Viagens ✷ Com os pés no mundo ✷ Dentro do Mochilão ✷ Destino ProvenceDestinos por onde andeiDevaneios de BielaDicas e Roteiros de ViagensEu sou à toa ✷ Mineiros na Estrada ✷ Mochilão Barato ✷ Mola Brasil ✷ My Destination Anywhere ✷ Nerds ViajantesPra ver em Londres ✷ Próxima Parada Blog ✷ RêVivendo ViagensTá indo pra onde?Tô Pensando em ViajarTuristeiroViagens da Mochilinha GaúchaViaggiandoViajando com Bruno SgromoViaje com a FloraVícios de Viagem ✷ Ziga da Zuca

13 Comments

  1. Camila, que legal! Todos esses lugares eu amo e levo meus amigos – que fiz em viagens, para conhecer! De tanto eles incentivarem, fiz um blog, mas está precisando de tempo para colocar as viagens. Pesquisar viagem, trabalhar e “blogar” não é tarefa fácil. Parabéns pelo blog!

    • Camila Navarro

      Não é fácil mesmo, Karla! Eu ainda não descobri como blogar com regularidade! rsrs

  2. Post maravilhoso Camila! Saudades de BH! E o encontro do #198, quando será que vai rolar? Bjs

  3. Que delícia de post, Camila!
    Parabéns e obrigada por organizar o encontro. Foi ótimo!
    Assim como você, cheguei tímida, mas fiquei com vontade de mais!
    Beijos!

    • Viu o que que falei, né Gê? Também cheguei tímida no primeiro, mas depois que a gente já conhece o pessoal fica tudo mais fácil! Te vejo nos próximos!

  4. Renata Campos

    Ahhh adorei o post, Camila!
    Já deu saudade!!
    Melhor coisa que tem são esses encontros não são?
    bjs

  5. Que delícia recordar este encontro e tbem aquele do VnV de 2010 (tbem foi meu primeiro encontro). Naquela época ainda escrevia no meu blog recém criado. Preciso muito voltar… Lembro de você lá toda tímida e depois disso descobri seu blog maravilhoso.
    Ah, eu perdi sim minha caneca no penúltimo boteco, mas graças aos adesivos ela foi resgatada e devolvida no 222. Que venha o de São Paulo…

    • Flora, também me lembro de você lá em 2010. E você não me deixa mentir, cheguei lá morrendo de vergonha. Mas depois, quando a gente já conhece alguém, fica tudo mais fácil. Pode me aguardar em São Paulo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.