198 Livros: Líbia – Chewing Gum

198 Livros - LíbiaEsse negócio de querer ler um livro de cada país do mundo às vezes é traiçoeiro. Já falei várias vezes que tomo cuidado para não achar que sei tudo de um país só porque li um livro que parece desvendá-lo para mim. Como eu sempre digo, um livro é sempre uma versão da história. Acontece também de eu sentir que só consegui entender um livro superficialmente, porque parece que ele foi escrito para quem já conhece bem seu contexto. Foi o caso de Chewing Gum, do escritor líbio Mansour Bushnaf.

Chewing Gum é descrito como um livro que retrata a sociedade líbia vivendo sob a ditadura de Muammar Khaddafi. Vi elogios apaixonados ao livro e soube que ele foi banido na Líbia, o que só aumentou minha vontade de escolhê-lo. Ele tem um enredo relativamente simples. O “herói” do livro é Mukhtar, um rapaz que é abandonado por Fatma num parque de Trípoli e lá permanece por dez anos, parado no mesmo lugar, esperando pelo retorno da mulher amada.

“Our hero looked on as our heroine walked away in the rain, wrapped in her black coat and red shawl. Ten years went by before he was able to whisper into her ear again, ten years during which he remained standing in the exact spot where she had left him in the park, enduring his terrible suffering. Days went by, then months, and years. He waited in the rain while she walked on, hoping she would stop, turn and run back. Her red shawl fluttered gently as she headed towards the sunset, revealing her black shoulder-lenght hair.”

Chewing Gum – Mansour Bushnaf

Duas coisas ficam claras já nesse primeiro parágrafo: Chewing Gum é uma sátira e tem um quê de realismo mágico. Isso fica ainda mais evidente quando em seguida o narrador nos conta que a Líbia está sob o feitiço dos chicletes. Os líbios estão viciados, o chiclete é uma verdadeira droga e o bem mais valioso do momento. As pessoas se sujeitam a diversas atividades ilícitas para obter chicletes, pois seu comércio no país é ilegal.

A mídia proclama que o chiclete, assim como o shampoo, é uma artimanha imperialista para desestabilizar a economia da Líbia, mas as pessoas não ouvem nada, só querem saber de mascar chicletes! Professores, filósofos e políticos promovem debates para entender essa febre. Fatma é mais uma viciada. O ato de mastigar chicletes a faz se sentir mais feminina e dá a ela uma satisfação incomparável. Mukhtar permanece imune, sua única obsessão é Fatma.

Enquanto acompanhamos o destino de nossos heróis, Chewing Gum volta no tempo e nos conta um pouco sobre a história da Líbia durante as ocupações italiana e britânica no país, bem como sobre a independência do país em 1952. Mansour Bushnaf não poupa críticas aos políticos, religiosos, policiais, tudo com muito humor e sarcasmo para retratar uma sociedade extremamente reprimida e desigual.

A situação da mulher e sua falta de liberdade também é abordada, mesmo que sutilmente. Ao contrário de Mukhtar, Fatma realmente é uma heroína, uma mulher que tenta traçar seu próprio caminho.

“Her new plan was to save at least one thousand dollars and travel to Turkey to stock up on gum, which she would then re-sell for three times the price. Such trips would rake in a quarter of a million dinars, which she could put towards a house, a car, and eventually an independent lifestyle with no family constraints, where she would be free to marry whomever she wished.”

Dizer que não entendi Chewing Gum seria exagero, mas sei que não consegui captar tudo que Mansour Bushnaf quis dizer com esse livro. Acho que me faltou conhecimento da Líbia para que eu percebesse todas as nuances dessa história ou talvez tenha me faltado simplesmente sensibilidade. Mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado. É um livro curtinho (são apenas 126 páginas) e super tranquilo de ler, desses que dá para começar e terminar numa sentada. Vale a pena conhecer!

Chewing Gum foi publicado originalmente em árabe, em 2008, e em inglês em 2014, pela DARF Publishers. A tradução é de Mona Zaki.

Mais alguns livros de escritores líbios:

  • Gold Dust, Ibrahim al-Koni
  • Bleeding of the Stone, Ibrahim al-Koni

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.