O ipê-rosa de Belo Horizonte

É comum ver as pessoas planejarem viagens ao Japão na época das cerejeiras, à França quando os campos de lavanda estão mais bonitos, à Holanda para ver as tulipas, mas quem é que já pensou em visitar o cerrado brasileiro no inverno para ver os ipês floridos? Te garanto que o espetáculo do ipê-rosa em Belo Horizonte é tão grandioso quanto esses que a gente procura no exterior.

Ipê-rosa

Moro em BH há quase quatro anos. A primeira vez que vi a chegada dos ipês foi emocionante. Ninguém tinha me avisado que de um dia para o outro meu caminho para o trabalho se tingiria de cor de rosa. Fiquei maravilhada! Desde então fico esperando o inverno e a chegada dos ipês-rosa, os primeiros ipês a florirem. Quando eles começam a despontar, minha vida fica mais colorida. Levanto da cama até mais animada sabendo o que me aguarda. Meu instagram nessa época fica monocromático: rosa!

Ipê-rosa na Praça da LiberdadeIpê-rosa

Cidades como Belo Horizonte, Brasília, Vitória e várias outras cidades brasileiras viram verdadeiros jardins na época do ipê-rosa. Aproveito para dizer que não sei o nome correto das árvores. Há quem as chame de ipê-roxo e eu não sei dizer o que diferencia cada espécie, então falo rosa porque essa é a cor que vejo. Não se apaguem às denominações!

Ipê-rosa em BH

Sei que a maioria das pessoas prefere o ipê-amarelo. Acho o amarelo mais exuberante, mas ele é fugaz. Suas flores só aparecem por uns dez dias e depois cobrem o chão de amarelo. O branco nem se fala, é ainda mais passageiro! O rosa é o primeiro a florir e faz nossa alegria por mais tempo. Sem contar que em Belo Horizonte ele é o mais abundante, então acaba sendo meu preferido.

Ipês na Avenida do Contorno

Quer saber onde encontrar o ipê-rosa em BH? Não é uma tarefa difícil, pois eles estão por todo lado. Nas Avenida do Contorno, Álvares Cabral, Brasil, Afonso Pena, Amazonas. Na Praça da Liberdade, na Pampulha, na Cidade Jardim. Uma rua que eu acho particularmente bela é a Felipe dos Santos, no Lourdes. Ela é toda coberta de ipês!

Ipês na rua Felipe dos Santos

Se a Praça da Liberdade já é sempre meu lugar preferido em BH, imagine quando chega o ipê-rosa! Os lindos prédios que a cercam ganham molduras especiais. É impossível ir até lá e não tirar dezenas de fotos! E olha que dessa vez eu nem esperei os ipês estarem no auge para fazer a minha sessão de fotos.

Ipê-rosa na Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

Praça da LiberdadePraça da Liberdade

Ipê-rosa na Praça da Liberdade

O que me espanta é ver que o espetáculo do ipê-rosa em BH passa despercebido por muita gente. Está vendo esse ipê maravilhoso aqui embaixo? Eu tinha acabado de tirar a foto dele quando uma mulher que trabalhava no prédio em frente me disse que nunca o tinha visto e que só naquela hora, me vendo fotografá-lo, ela percebeu o quanto ele estava lindo. Hoje mostrei essas fotos para meus colegas de trabalho e alguns disseram que ainda não tinham reparado em nenhum ipê. Será que estamos tão acostumados a trilhar os mesmos caminhos todos os dias que deixamos de apreciar as maravilhas que aparecem ao nosso redor?

Ipê-rosa em BH

Eu não caio nessa cilada. Carrego o olhar de turista todos os dias comigo, sempre procurando um detalhe interessante no caminho de sempre. Ando a pé pra todo lado e me sinto privilegiada por conseguir enxergar o que a maioria das pessoas não percebe de dentro dos carros. Na época do ipê-rosa tenho minha maior recompensa. Sinto como se a natureza estivesse me dando um presente. Belo Horizonte nunca fica tão bela quanto na época dos ipês!

Ipês-rosa em BH

Ipê na Avenida Álvares CabralIpê-rosa em BH

Os ipês florescem na época mais seca, geralmente de julho a setembro. É difícil prever a data ao certo, porque o clima está cada vez mais maluco, mas se você vier a Belo Horizonte nesses meses a chance de encontrar ipês espalhados pela cidade é grande. Para saber se eles já deram as caras por aqui, é só ficar de olho na hashtag #ipesdebh no instagram. Pode também ficar de olho no meu perfil, pois nessa época só dá ipê por lá! :-)

Na sua cidade também tem ipê? Eles estão floridos? Me conta aí nos comentários!

Veja todos os posts sobre Belo Horizonte no Viaggiando.

12 Comments

  1. Estamos em uma expedição pelas 853 cidades de Minas Gerais. Chegamos em Belo Horizonte recentemente, a tempo de ver os ipês floridos! Que coisa mais linda!! E quando as flores caem, formam verdadeiros tapetes coloridos no chão! Escrevemos sobre as coisas que nos encantaram na capital mineira à primeira vista, e os ipês estão na lista!
    Um abraço!

    • Camila Navarro

      Mas gente! Passar por todas as cidades de Minas é uma tarefa e tanto! Que demais! Tiveram a sorte de pegar a segunda florada, dos ipês mais claros. Eu não entendo tanto de árvores, mas acho que são ipês sim! A cidade estava mesmo linda!

  2. Tiago dos Reis

    Que post lindo, Camila! Essa sensibilidade no olhar, de ver beleza nas coisas do dia-a-dia, é privilégio de poucos.
    Quando chega o inverno, também fico igual bocó olhando pra cima à procura dos ipês floridos. E, aqui em Vitória, pelo menos, o verão das acácias também é outro show à parte.

  3. Edna Gonçalves

    Essa é minha época favorita do ano em BH. A praça da Liberdade, em especial, fica ainda mais encantadora.

  4. Munique Vieira

    Lindo o teu post! É uma pena que irei a BH só em outubro – pela primeira vez, e para turistar! Será que ainda não sobram alguns ipês floridos para eu contemplar?
    Amo ipês e quaresmeiras – esta última uma linda nativa da mata atlântica que também deve ser apreciada!

    • Antes dos ipês eram as quaresmeiras que estavam colorindo BH. Não são tão vistosas quanto os ipês, mas são lindas também! Tomara que alguns ipês te esperem até setembro! =)

  5. Maravilhosos os ipês Camila, eles duram bastante não é? Estive aí em setembro de 2014 e eles estavam bem floridos, também fiquei fascinada, tirei bastante fotos, postei no meu instagram. Aqui em Recife, fico maravilhada com as acácias e flamboyants que florescem em dezembro! é lindo! Vou ver se lembro de postar para vcs verem!

  6. Manter o olhar curioso na própria cidade é das melhores formas de não se deixar abater pela rotina! E os ipês merecem! :)
    (por coincidência postei hoje uma foto dos ipês do Ibirapuera, aqui em Sampa! Um espetáculo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.