Hospedagem Santo Antônio

0 Flares 0 Flares ×

Todo ano o Eduardo e eu planejamos alguma viagem para comemorar nosso aniversário de namoro e casamento. Pois é, nos casamos no dia do nosso aniversário de namoro, o que torna a data ainda mais especial. Tinha que ser um destino memorável, afinal, estávamos comemorando 14 anos juntos e essa seria nossa última viagem antes da chegada do bebê. Com 28 semanas de gravidez, uma barriga enorme e muita falta de ar e cansaço, tinha também que ser algo mais tranquilo e de preferência perto de Belo Horizonte. Nossa escolha foi um lugar que eu já namorava há um tempão: a Hospedagem Santo Antônio.

Hospedagem Santo Antônio

Há outros hotéis charmosos nos arredores de BH, mas o que nos conquistou foi a oportunidade de nos hospedar em uma verdadeira fazenda histórica de Minas Gerais. A Hospedagem Santo Antônio fica em Barra Longa, município vizinho a Mariana. Nessa região vocês já sabem o que havia, né? Ouro, claro! E foi por causa do ouro que a Fazenda Santo Antônio surgiu. Era preciso produzir comida para alimentar os que vinham para as minas em busca de riqueza.

Hospedagem Santo Antônio

A casa em que a gente pode se hospedar hoje foi construída no auge do Ciclo do Ouro. A restauração mais recente descobriu telhas datadas de 1726, o que entrega a idade da construção. Quem nos contou a história foram a Maria do Carmo e o Estevão, o casal de proprietários que há dois anos resolveu abrir ao público a fazenda que há séculos está na família dele. Sorte a nossa!

Hospedagem Santo Antônio

A estrutura da casa foi pouco modificada ao longo dos anos. Banheiros foram construídos para receber os hóspedes, mas foram poucos, tanto que alguns quartos têm banheiros compartilhados. Mas há duas suítes e foi em uma dela que nós ficamos. Um quarto lindo, arejado, super aconchegante e com uma vista ótima para a represa e as montanhas ao redor!

Hospedagem Santo Antônio - Suíte

Hospedagem Santo Antônio - SuíteHospedagem Santo Antônio - Suíte

Hospedagem Santo Antônio - Vista do quarto

O restante da casa não fica atrás, cada cômodo tem sua beleza. São inúmeras salas e espaços diferentes, um mais lindo que o outro. Mesmo com a casa cheia, sempre há um cantinho sossegado para quem quer privacidade, espaços super convidativos para quem quer ler um livro ou simplesmente relaxar. Difícil é escolher a rede ou sofá mais confortável e com a vista mais bonita.

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Os móveis combinam peças antigas com novas em perfeita harmonia e há detalhes charmosos por todo canto. Depois que eu soube que a Maria do Carmo é decoradora ficou claro de onde vinha aquele capricho. Fiquei realmente encantada!

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo AntônioHospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Não há sinal de celular na fazenda, mas a internet funcionou bem enquanto estivemos lá. Ela não pega na casa toda, no nosso quarto mesmo quase não havia sinal, mas isso não foi um problema para nós, pelo contrário. Quando queríamos usar a internet íamos para  a varanda ou para alguma das salas em que o sinal era mais forte, mas não ficávamos vidrados no celular o tempo todo. Há também uma única televisão numa sala comum. A Hospedagem Santo Antônio é um lugar para a gente se desconectar mesmo, curtir o silêncio e a tranquilidade.

Hospedagem Santo Antônio

Nós éramos os únicos hóspedes naquele fim de semana, mas alguns parentes e amigos da Maria do Carmo e do Estevão também estavam na fazenda, o que em nada atrapalhou nossa experiência, pelo contrário! Acho que ficaríamos até intimidados com aquele casarão todo só para nós! Sem contar que todos nos receberam muito bem. E, como eu já disse, falta de privacidade não é um problema na Hospedagem Santo Antônio.

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio - Piscina

Ao lado da casa há uma piscina, uma represa e um campo de futebol. Há uma represa maior, a cerca de um quilômetro da sede, e nós até planejamos ir até lá no domingo de manhã, mas encontramos umas vacas pastando na trilha e preferimos não incomodá-las. Sabe como é, eu não estava em condições de sair correndo se fosse preciso… Acabamos ficando só perto da casa mesmo, aproveitando bastante a piscina e a vista das montanhas.

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Hospedagem Santo Antônio

Agora chegamos a uma das melhores partes da nossa estadia na Hospedagem Santo Antônio: a comida! A diária dá direito a café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. O cardápio fica por conta da chef Cláudia Ferrari, que faz verdadeiras maravilhas na cozinha! Começamos o deleite no chá da tarde de sábado, com bolos, pães e geleias caseiras deliciosas!

Hospedagem Santo Antônio - Lanche da tarde

Hospedagem Santo Antônio

Eu ainda nem havia me recuperado da comilança no lanche quando chegou o jantar. Pena que não fotografei a mesa, pois ela estava linda! Antes de chegarmos eu avisei que era vegetariana, então o cardápio foi adaptado para me receber. Basta informar as restrições alimentares no ato da reserva para que os pratos sejam personalizados. Enquanto o restante do grupo recebeu um prato à base de bacalhau de entrada, eu comi um prato lindo que nem sei definir: um ovo assado com pasta de tahine, pão e aspargos. Estava realmente divino! O prato principal foi um risoto de cogumelos (acompanhado de filé para os demais) e a sobremesa foi um soufflé de goiabada com requeijão. Tudo impecável e delicioso, mas confesso que a entrada é que ainda me deixa com água na boca!

Hospedagem Santo Antônio - Jantar Vegetariano

Hospedagem Santo Antônio - Jantar Vegetariano

Hospedagem Santo Antônio - Jantar Vegetariano

No café da manhã tentei me controlar, pois sabia que mais tarde haveria outro banquete. O almoço é servido no fogão a lenha. A Cláudia disse que ficou preocupada com o que iria me servir e preparou um monte de opções vegetarianas que agradaram a todos! Tive que repetir o prato para poder experimentar de tudo! O destaque ficou por conta da cenoura e da batata baroa carameladas. Fez sucesso! E o mais legal é lá que eles priorizam os ingredientes locais, cultivados em Barra Longa. Tudo fresco e orgânico, na medida do possível.

Hospedagem Santo Antônio - Almoço

Hospedagem Santo Antônio - Almoço

Hospedagem Santo Antônio - Almoço vegetariano

Batemos muito papo com a Maria do Carmo, o Estevão e o filho e nora deles que estavam lá. O Estevão inclusive nos contou sobre os efeitos do rompimento da barragem do Fundão, dos problemas que os moradores de Barra Longa enfrentaram e ainda enfrentam – como problemas respiratórios – e da alteração da fauna na região. Eu não havia pensado que a morte de muitos animais pela lama causasse tantos efeitos diretos, como o aumento do número de mosquitos e das doenças a eles associados, provavelmente por causa da morte dos sapos. Ou mesmo a infestação de cobras na fazenda por causa da morte dos roedores. Só agora os sapos estão voltando a cantar nas noites da Hospedagem Santo Antônio…

Hospedagem Santo Antônio

Nos sentimos tão à vontade que na hora de ir embora quase me esqueci de que precisávamos pagar o restante da hospedagem! Foi um fim de semana delicioso, em todos os sentidos. Nosso único erro foi ter passado tão pouco tempo lá! Fomos no sábado e voltamos no domingo, mas na próxima vez queremos chegar antes. Porque com certeza haverá uma próxima vez! E aí seremos três hóspedes! 🙂

HOSPEDAGEM SANTO ANTÔNIO – INFORMAÇÕES PRÁTICAS

A Hospedagem Santo Antônio fica a cerca de 150 km de Belo Horizonte. O trecho final é de terra, 15 ou 20 km, dependendo do caminho que se pega. Em época de chuva é recomendável passar por Acaiaca, pois a estrada de Furquim costuma estar em pior estado. A Maria do Carmo nos avisou para passarmos por Acaiaca e a ida foi até tranquila, mas na volta pegamos chuva e nosso carro, que é muito baixo, custou a enfrentar uma subida. Com um carro mais robusto não deve haver problemas.

Para confirmar a reserva, é preciso depositar 50% do valor da hospedagem. Infelizmente eles não trabalham com nenhum site de reservas como o Booking ou similares. A diária inclui pensão completa (as quatro refeições, como já citei) e bebidas, exceto as alcoólicas. O valor da hospedagem depende do tipo de quarto escolhido.

Para mais informações, consulte o site da Hospedagem Santo Antônio ou entre em contato através dos seguintes canais:

e-mail: reservas@hospedagemsantoantonio.com.br

Telefones: (31) 98420 3503 ou (31) 3877 5205

WhatsApp: (31) 98221-2662

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Continue Viaggiando:

4 Comments

  1. JULIANA DUARTE VIEIRA

    Que lugar lindo!!!! Espero um dia conhecer BH e quem sabe conhecer a Hospedagem Santo Antônio também.

  2. Sidnei Lopes da Costa

    Camila, passo por estas bandas desde muito tempo e nunca conheci esta fazenda. Pareceu-me muito bonita e conservada! Assustei-me um pouco com o trajeto de terra para chegar lá! Mas, parece que irá valer a pena! Parabéns pelo blog! Muito bom!

    • Camila Navarro

      As estradas realmente estavam em mau estado, Sidnei. Uma pena, pois é uma região tão rica em história! Espero que você tenha a chance de conhecer a fazenda, é muito linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *