198 Livros: Etiópia – Sob o Olhar do Leão

198 Livros - Etiópia

Eu não sei o que vocês pensam ao ouvir o nome Etiópia. Na minha cabeça vêm logo as igrejas esculpidas na rocha de Lalibela, que eu sonho em conhecer. Muitas pessoas devem associar o país às imagens de fome que percorreram o mundo na década de 80. Nasci em 1984 e talvez por isso a tragédia humanitária que assolou a Etiópia não tenha ficado tão viva na minha memória. Só agora, com o Projeto 198 Livros, conheci um pouco mais sua história recente. O livro Sob o Olhar do Leão, da escritora Maaza Mengiste, nos traz um panorama dos acontecimentos que antecederam a carestia e nos ajuda a entender parte de suas causas.

Sob o Olhar do Leão conta a história de uma família que tem sua vida sacudida pelo golpe militar de 1974. É quando acontece a queda do Imperador Haile Selassie e o início da era Derg, uma junta militar marxista que usou muita violência para chegar ao poder e nele se manter. Após o golpe, a Etiópia mergulhou em um caos político e social e se tornou um dos países mais pobres do mundo.

Sob o Olhar do Leão - Maaza Mengiste

A família do médico Hailu está passando por um momento muito delicado devido à doença terminal de sua esposa. Ele e os dois filhos sofrem e lidam com a situação de maneiras diferentes. O drama familiar já seria suficiente para uma boa história, mas as coisas se complicam ainda mais quando Hailu se vê envolvido nos conflitos políticos ao atender uma paciente especial no hospital em que trabalha.

Dawit, o filho mais novo, também se envolve nos conflitos, mas espontaneamente. Ele é jovem, tem a energia e os ideais dos estudantes que formam a resistência. Seu irmão Yonas está mais preocupado em proteger sua família e por isso é acusado de passividade. Independente das posições individuais de cada um, é impossível para qualquer um deles se manter à parte do caos que reina em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Apesar de se tratar de uma ficção, Sob o Olhar do Leão retrata uma parte importante da história da Etiópia. Eu precisei encarar o livro realmente como ficção para conseguir chegar até o fim. Não é uma leitura fácil, apesar da escrita fluida. Não recomendo que você o leia quando estiver se sentindo fragilizado, pois algumas passagens são de cortar o coração.

Maaza Mengiste nasceu em Adis Abeba e ainda era criança quando fugiu do país com sua família devido ao golpe militar de 1974. Ela viveu na Nigéria e no Quênia antes de se fixar nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Em uma entrevista ao AfricaBookClub ela diz que através de seu livro ela quis humanizar a guerra civil etíope. Mas, além de falar sobre a revolução e a guerra, ela quis falar sobre família e amor.

Em um trecho interessante dessa entrevista ela fala sobre a recepção do livro pelos etíopes e pelos filhos da diáspora causada pelo regime Derg:

“Beneath the Lion’s Gaze raises difficult memories for some people – memories that they have tried to put away. Some see this book as an unnecessary reminder of their pain. But as a writer, I feel the loss in being silent. Borges tells a story that says whenever we remember someone who has died, a small part of them continues to live. I think literature has the ability to revive, not just the sorrow, but also the best parts of ourselves. I have to say that overall the majority has been supportive. And the response from the children of those former students who fled Ethiopia has been overwhelming. I mean those who came to live the USA, European Union to escape the revolution. For the children born in the diaspora, the book has helped them to finally understand a little more about their parents.”

Tenho certeza de que as memórias são dolorosas para muitas pessoas, mas concordo com a autora quando ela diz que essas histórias precisam ser contadas. Sem fazer um juízo de valores direto e através de muita pesquisa, Maaza Mengiste conseguiu fazer isso muito bem. Torço para que histórias como essa deixem de existir, mas infelizmente não é isso que a gente está vendo acontecer no mundo.

Sob o Olhar do Leão foi publicado originalmente em inglês, em 2010, e em português em 2011, pela editora Record. A tradução é de Flávia Rössler.

Mais alguns escritores etíopes:

  • Dinaw Mengestu
  • Abraham Verghese
  • Nega Mezlekia

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

6 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Li recentemente… Demorei algumas semanas para me recuperar da dor que senti enquanto lia… Mas é uma leitura extremamente necessária. Obrigada pela indicação, Camila.

    • Camila Navarro

      E eu li já tem um tempo, mas algumas cenas não saíram da minha cabeça até hoje!

  2. Livros e viagens são uma combinação maravilhosa. Livros que nos fazem viajar a outros lugares e outras culturas, mais maravilhosa ainda.
    Não sei se conhece, mas sugiro Ryszard Kapuściński, jornalista polonês/bielorrusso. Li vários livros dele, mas sugiro especialmente Ébano: Minha vida na África e Imperium.
    Me lembrei dele especialmente porque o livro O Imperador, trata exatamente da queda do imperador, mostrando muito do que acontecia neste país.
    Parabéns pelo blog!
    Sucesso!!!

  3. Eu li esse livro ano passado, tem partes que são realmente de cortar o coração. Penso que é o tipo de leitura que é necessária para conhecermos e entendermos um pouco melhor o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.