198 Livros: Catar – Qatari Voices

198 Livros - CatarQuando vi o resumo de Qatari Voices eu soube que era esse o livro que eu queria ler do Catar. Uma antologia de ensaios de jovens escritores cataris sobre passado, presente e futuro de seu país, desenvolvidos em um curso de escrita, com certeza seria uma excelente forma de eu conhecer o Catar através de diferentes perspectivas.

Qatari Voices traz ensaios de 21 diferentes escritores. Antes de cada ensaio há uma pequena biografia do autor e é interessante ver a variedade de histórias de vida e profissões. Essa diversidade é para mim a grande força e beleza do livro. Também por isso é difícil resumi-lo. São diferentes vozes, de diferentes idades e formações, falando sobre o Catar.Ainda assim, é possível detectar uma voz coletiva.

Qatari Voices

Em todos os ensaios fica claro que as transformações que fizeram do Catar um país rico e moderno são recentes. Há pouco tempo ele era um país pequeno e cheio de tradições, dependente da pesca e da extração de pérolas, mas então veio a exploração do petróleo, o dinheiro e a globalização. Enquanto uns abraçam as novidades, outros se preocupam com a perda da cultura local.

A maioria dos ensaios foi escrito por mulheres e por isso as questões femininas são constantes. Assim a gente descobre que nos últimos anos elas conseguiram o direito ao voto, começaram a trabalhar fora de casa, foram autorizadas a dirigir. A adolescente de hoje sente que pode tudo quando compara sua vida com a vida da avó no início do século passado, cheia de limitações.

“Her goal was to marry and give birth to many children to make her husband happy. She didn’t think of how to help the society and how to use her talents.”

Mas outras vozes são menos otimistas e apontam que, apesar da modernização, o país ainda tem muito a avançar nos direitos das mulheres. Citam uma pesquisa que mostrava que a maioria das mulheres se recusava a trabalhar no setor privado por se tratar de um ambiente misto ou ainda que, embora seja possível que elas dirijam, muitas famílias ainda não o permitem.

Alguns ensaios evocam memórias da infância, fazem uma homenagem aos pais e avós, lembram épocas passadas e costumes esquecidos, geralmente em um tom saudosista. Gostei bastante desses também e foram eles que me ajudaram a entender a dimensão das transformações ocorridas no Catar no século passado.

Qatari Voices foi uma leitura que eu gostei muito de fazer. A percepção desses jovens escritores do que já foi e do que pode vir a ser seu país é muito interessante. Realmente não haveria forma melhor de conhecer o Catar em um único livro.

Qatari Voices foi publicado originalmente em inglês, em 2010, pela Bloomsbury Qatar Foundation Publishing. Carol Henderson e Mohanalakshmi Rajakumar editaram o livro. Comprei meu exemplar na Book Depository, mas no momento ele está esgotado. Fique de olho em novas edições.

Mais alguns livros de autores cataris:

  • The Girl Who Fell to Earth, Sophia Al-Maria
  • The Corsair, Abdulaziz Al-Mahmoud
  • The Holy Sail, Abdulaziz Al-Mahmoud

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.