Lendo o Brasil

O PROJETO

No Projeto Lendo o Brasil pretendo ler um livro de cada unidade federativa brasileira: os 26 estados e o Distrito Federal. A ideia surgiu a partir do meu outro projeto de leitura, A volta ao mundo em 198 livros, no qual estou lendo um livro de cada país do mundo. O Brasil é um desses países, mas não me contentei em ler apenas um livro brasileiro. Para retratar um pouco da diversidade cultural do nosso país, nada melhor do que ler um livro de cada estado.

PRAZO

O projeto começou em janeiro de 2017. Assim como o Projeto 198 Livros, ele não tem data para acabar.

OS LIVROS

Pretendo ler obras contemporâneas, de preferência publicadas a partir da década de 80. Procuro livros que retratem aspectos culturais e/ou históricos de cada estado, então romances regionalistas são uma ótima pedida! O escritor deve ser natural daquele estado e de preferência ter vivido boa parte de sua vida nele. Essas regras podem ser flexibilizadas caso eu não encontre um livro para cada estado que se enquadre nesse critério.

O ANDAMENTO DO PROJETO

Na tabela aqui embaixo eu listo todos as unidades federativas brasileiras. Não defini uma ordem de leitura, ela será aleatória, conforme eu encontre os livros de cada estado. À medida em que eu for escolhendo os livros, vou adicionando seus nomes à tabela, mas essa escolha só se tornará definitiva após a leitura do livro, o que vocês podem verificar se já ocorreu nas colunas Início e Final da Leitura. Enquanto isso, espero ouvir muitas dicas de vocês!

Não haverá posts no blog sobre o Projeto Lendo o Brasil, mas pretendo publicar um vídeo para cada livro lido no meu canal do youtube. Os links estarão nos nomes dos estados na tabela abaixo.

Para saber mais sobre os Projetos Lendo o Brasil e 198 Livros, veja este vídeo.

ESTADO/UF

LIVRO ESCOLHIDO

INÍCIO DA LEITURA

FINAL DA LEITURA

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Dois Irmãos
Milton Hatoum
 01/01/2017  03/01/2017

Bahia

Ceará

A Cabeça do Santo
Socorro Acioli
 13/01/2017  13/01/2017

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

A Hora dos Ruminantes
José J. Veiga
15/01/17  15/01/17

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

 A Vida Invisível de Eurídice Gusmão
Martha Batalha
21/01/17  22/01/17

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

 Luzes de emergência se acenderão automaticamente
Luisa Geisler
17/05/17 21/05/17

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

K. Relato de Uma Busca
Bernardo Kucinski
01/ 03/17 03/03/17

Sergipe

O Meio do Mundo e Outros Contos
Antônio Carlos Viana
18/01/17 29/01/17

Tocantins

19 Comments

  1. Muito legal Camila! Não sei ainda como vou fazer, tenho vontade de seguir também. Algumas sugestões de livros de Pernambuco: Homens e Caranguejos, de Josué de Castro, muito a ver com Recife e os nossos mangues; A Noiva da Revolução, de Paulo Santos de Oliveira, este livro todo brasileiro deveria ler, conhecer nossa história real, não a fabricada. Fala de uma história de amor(real) no meio da Revolução de 1817(a única que o pais viveu de fato), aqui em Pernambuco; Tem também Raimundo Carrero, escritor super premiado e que ando louca para ler! Assim que me lembrar de outros vou te falando! rsrsrs

    • Camila Navarro

      Quanta dica boa, Ana! Todas anotadas! Daí eu já tinha guardado para pesquisar o nome de Gilvan Lemos e Micheliny Verunschk. Tô vendo que não vai ser nada fácil escolher um só livro de Pernambuco! Assim que é bom, né? Sinto que vou descobrir muita coisa boa nessa viagem pela literatura brasileira.

  2. Gilberto Freyre e o clássico, Casa Grande e Senzala(ainda não li)

  3. Lucimara Busch

    Ai Camila, eu vou te acompanhar nesse Lendo Brasil, devagar claro, mas tô dentro! 🙂

  4. Lucimara Busch

    Ops, Lendo o Brasil!

  5. Olá, Gostaria de indicar um escritor do meu estado, Mato Grosso do Sul, Manoel de Barros, é poesia, mas fala muito sobre a vida daqui!

    • Camila Navarro

      Obrigada pela dica, Cintia! Vejo que muita gente é apaixonada pela obra de Manoel de Barros. Eu só preciso deixar meu medo de poesia de lado. rsrs

  6. Ei Camila, tudo bom?
    Li um livro muito bom do RS esses dias, pensei em te recomendar. Chama Diário da Queda, é do Michel Laub.

    • Camila Navarro

      Obrigada pela dica, Julia! Estou tentada a ler “Luzes de emergência se acenderão automaticamente”, da Luisa Geisler, que me indicaram esses dias. Você já leu?

  7. Olá, boa noite.
    Conheci o seu blog hoje através do Lidolendo no youtube. Adorei os seus projetos e resolvi que irei aderir também. Infelizmente meu tempo é muito escasso para fazer diretamente a pesquisa sobre os autores de cada local e pesquisar os livros, mas vou acompanhar o seu projeto e ir lendo os livros por você indicados.
    Também sou apaixonada por leitura.

  8. Marylia Santana

    Eu li “K. Relato de uma busca” na faculdade, aqui na Universidade de Brasília, foi uma das leituras mais marcantes para mim (fiz Letras). Muito bom ver que está na sua lista. Que suas próximas leituras sejam proveitosas! Abraços! 😉

  9. Vou aderir a este projeto. Tenho já 2 ebooks: Amazonas e Rio de Janeiro. Creio que o do Milton H seja o segundo ou terceiro de uma trilogia. Vou verificar e aí leio tudo rss

    • Camila Navarro

      Bem-vinda, Meriam! Eu estou meio devagar com as leituras desde que meu filho nasceu, mas espero retomar o projeto em breve!

  10. Demais esses projetos de leitura!
    E olhando para a lista que a gente percebe como quase não conhece autores de alguns lugares do Brasil…

    • Camila Navarro

      Exatamente, Marina! Sem esse projeto com certeza eu ficaria bem limitada aos escritores do Sul/Sudeste. Vai ser uma viagem e tanto por nosso Brasil!

  11. Nathalia Araújo

    Boa noite Camila,
    Tropecei no seu projeto sem querer, estava procurando autores da África e encontrei seus projetos. Já tinha pensado em fazer algo assim e na época me faltou tempo. Encontrar seus projetos é um super incentivo e da maneira que puder te acompanharei nessa viagem literária! 🙂

    • Camila Navarro

      Que ótimo, Nathalia! São projetos a longo prazo, então sinta-se livre para fazer o seu da maneira que for mais conveniente e prazerosa! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *