São Lourenço – O Parque das Águas

São Lourenço - Parque das ÁguasO Parque das Águas é sem dúvida o que atrai a grande maioria dos turistas a São Lourenço. Muitos vão à procura das propriedades terapêuticas das diversas fontes de água mineral que brotam no parque. Outros, como nós, querem apenas aproveitar o verde e a beleza. É lá também que muitos moradores da cidade passeiam e fazem seus exercícios físicos. Uma coisa é certa: o Parque das Águas é capaz de agradar a qualquer um!

O Parque é lindo e muito bem cuidado. Hoje a Nestlé é quem o administra e possui a concessão para exploração da água. Não conheci São Lourenço antes e também não sei quais são os impactos ambientais do engarrafamento da água, que pelo jeito gera muitas discussões, inclusive judiciais, por isso vou me ater ao que vi. E o que vi foi um lugar super agradável em que a beleza se mostra em todos os cantos e detalhes.

São Lourenço - Parque das Águas

Uma das primeiras construções que se avista ao entrar é o Balneário, onde são realizados vários tratamentos hidroterápicos, como massagens, sauna, diferentes banhos, ou seja, tudo para relaxar! Só não me perguntem os preços, porque eu nem tive a curiosidade de perguntar…

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das Águas

O passeio, é claro, gira em volta das fontes de água. Elas estão situada em belíssimas estruturas que por si só já seriam atrações. Há água para todos os gostos (gasosa, ferruginosa, magnesiana, alcalina, sulfurosa) e indicadas para todos os tipos de doenças: alergias, diabetes, úlceras, anemia, anorexia… O Eduardo experimentou todas! Eu, que não sou muito fã de água com gás, não me aventurei tanto. Pra mim todas elas pareciam cheias de borbulhinhas.

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das ÁguasSão Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das Águas São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das ÁguasSão Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das ÁguasSão Lourenço - Parque das Águas

Só não vale exagerar na dose! Em cada fonte há uma placa informativa sobre as características e propriedades da água  e em muitas delas o uso exagerado é desaconselhado. E pelo jeito também não adianta encher as garrafinhas para levar para casa: é recomendável que o consumo seja feito em até 24 horas, caso contrário o efeito já não é o mesmo.

São Lourenço - Parque das Águas

Os animais espalhados pelo parque também são uma atração à parte. O macaquinho era uma gracinha. Ficava lá todo aprumado (parecia até que posava pra foto!)  só esperando um agrado. Era só passar alguém que ele aparecia na cerca. Com certeza ele  está tão acostumado a ganhar comida das pessoas que já sabe direitinho como chamar atenção!

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das ÁguasSão Lourenço - Parque das Águas

Outra parte interessante dentro do Parque das Águas é a “Gruta Nossa Senhora dos Remédios”. Nesse local há uma imagem da santa e os fiéis vão até lá para agradecer pelas graças alcançadas com o uso das “águas milagrosas”.  Para isso eles depositam flores ou placas de agradecimento. São centenas de placas de diversos lugares do Brasil e até mesmo do exterior.  Independente de religião ou fé, é um espetáculo bonito de se ver!

São Lourenço - Parque das Águas

Há também algumas lojas de produtos típicos da região, como mel, doces e sabonetes, e lanchonetes espalhadas pelo Parque. As crianças se divertem alimentando os patos no lago, passeando nos pedalinhos ou brincando no playground.

Para quem gosta de caminhar, o Parque das Águas é uma ótima opção. São mais de 400 mil  m2  de lagos e área verde, com pistas de cooper e muita sombra, porque mesmo com o clima mais ameno de São Lourenço, o sol castiga!

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das Águas

Recentemente o Parque foi ampliado e uma nova área foi a ele anexada, chamada de Parque II. O acesso se dá por um túnel que passa por baixo da avenida lateral ao Parque I. Por ser nova, a vegetação nessa parte ainda é muito recente e baixa, ou seja, há poucas sombras, o que torna a caminhada por lá um pouco menos agradável.

Ainda assim, o Parque II já está lindo e daqui a alguns anos deve estar melhor ainda! Já há um jardim japonês, lago para pesca, locais para banho de sol e duchas de água mineral sulfurosa para quem animar!

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das Águas

São Lourenço - Parque das Águas

A visita ao Parque das Águas é um daqueles passeios para relaxar  a mente. Só a mente, já que dá para andar bastante lá dentro! Mas é claro que você pode se entregar a uma das massagens no Balneário para resolver esse probleminha.

Não é preciso muito tempo na cidade e com certeza vale incluir São Lourenço em uma viagem pelo sul de Minas Gerais. Sem contar que a cidade é uma gracinha, super acolhedora. Não deve ter sido à toa que tanta gente já tenha procurado essa região para curar os males do corpo e da alma.

O Parque das Águas fica aberto das 08:00 às 17:20 e a entrada custa R$ 5,00 (junho/2010).

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

15 Comments

  1. angelita barbosa andrade

    eu adorei essa essa cidade so de ouvir falar,parece um lugar mágico,ainda mais com essas aguás q curam,vou fazer de tudo pra um dia ir la conhecer e principalmente levar meu irmão q sofre dos rins infelizmente,mais to com esperança q ele um dia ele vai beber dessa aguá e não vai precisar de transplante,primeiro lugar DEUS e depois as aguás dair desse lugar abençoado,tenho fé q ele vai ser curado,se DEUS quiser!!!

  2. estive visitando esta linda cidade no dia 27-08-2012, e visitei tambem o parque das aguas fiquei encantado com as delicias das aguas medicinais e estive diante da gruta de Nossa Senhora do remedio e tomei posso de uma graça, pois a dois meses, estava com uma dor imensa no braço já havia tomado todo medicamento que os medicos haviam me receitado e nada aconteceu então vi as inumeras graças das pessoas então pedi a N.S. que me curasse desta enfermidade que nem mesmo os medicos sabiam dizer, voltei para casa sem perceber que ao dirigir já não sentia dor nos braços e ao chegar em casa constatei que não sentia mais nada é um grande milagre que me aconteceu, assim que der voltarei a S. Lourenço para levar meu testemunho a todos quer por ai passarem, sou de S. J. dos Campos

    Jose Antonio de Oliveira

  3. o parque das aguas de sao lorenço e otimo vale apena desfrutar deste paraiso

  4. Candinha, espero que você tenha tido sorte com o tempo, pois o parque fica lindo com o sol! :)

  5. Dia 21/08/11 será minha primeira visita a S Lourenço mas já sei que vai chover,uma pena. Mas vou tentar aproveitar o máximo

  6. Carla, encontrar o pessoal do colégio nas férias não dá, né? Já basta na escola! ;)

    E bem que eu imaginei que a rivalidade existisse! hehe

  7. Camila,
    sabe que tb ia a Sao Lourenço quando era criança mas como adorava Caxambu sempre ia de ma vontade…como se fosse rival hehehe
    Nao esqueço de uma guerrinha de água nesse lago com os remos do caiaque hehehe
    Ah e uma vez fui passar uns dias na férias e a minha coordenadora do colégio estava no mesmo hotel com mais 2 professoras! Pra quem tinha 10 anos era a pior coisa do mundo!!!

  8. Natália, então assim como o Alessandro, São Lourenço faz parte das suas lembranças? Que legal! Se você voltar lá agora, vai ser até difícil encontrar a plaquinha da sua avó em meio a tantas!

    Sabe que eu até me espantei com a quantidade de cariocas morando lá? Já vi que vocês gostam daquele pedacinho de Minas! ;)

    Beijos!

  9. Nossa! Que delícia esse post! São Lourenço tem sabor de infância para mim, todo ano meus avós costumavam levar os netos para passarem uma semana de férias lá. O Parque das Águas acontecia quase diariamente, muito pedalinho e caiaque.
    Agora quanto as águas, sou do seu time, nunca curti água com gás e embora minha avó sempre tentasse me convencer dos benefícios delas, eu sempre dava uma escapada. =)
    Muito interessante ler o seu post e acompanhar as fotos, que por sinal estão lindas, ao mesmo tempo que notamos algumas mudanças, me recordo de outras do mesmo jeito que estão, como a Gruta da N Sra dos Remédios, onde minha avó já deixou uma plaquinha também.
    Obrigada por refrescar a minha memória!
    Beijão e obrigada pela visita! =p

  10. Obrigada, Alessandro! Que bom que você pôde matar um pouquinho da saudade aqui! :)

    Eu fiquei mesmo com medo de que o Eduardo passasse mal, ainda mais lendo os tais avisos para não exagerar… Mas ele teve sorte e não sentiu nada. E olha que no mesmo dia nós fomos para Caxambu e ele experimentou todas lá também! Arriscou, né? ;)

  11. Camila,

    Muito legal esse post, que me traz boas lembranças, já que tenho família em São Lourenço e já passei muitas férias por lá. Infelizmente eu não vou a São Lourenço há muitos anos, mas sua descrição do parque ficou excelente. Só espero que o Eduardo não tenha tido dor de barriga, pois não é recomendado misturar as águas. Normalmente tomamos no máximo umas 2 por dia para evitar efeitos colaterais. :-)

    Abraços!

  12. Teté, estou em Campo Belo, no centro-sul de MG. Acho que morar em Floripa deve ser muito bom! aproveite! :)

  13. tb está de mudança? q legal! foi pra onde? eu me mudei do Rio pra Floripa e tb estou explorando e adorando! bom recomeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.