Inhotim

True Rouge Já havia algum tempo que eu queria ir a Inhotim, mas nossas idas a Belo Horizonte são sempre super corridas e geralmente não sobra tempo para fazer muita coisa. Felizmente o feriado de Natal desse ano foi bem longo e deu para fugir um pouquinho da cidade.  O Inhotim é um instituto cultural privado criado em 2005 pelo empresário Bernardo Paz. Ele está localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte. Pela área de 45 hectares estão espalhadas galerias de arte contemporânea, obras a céu aberto, jardins projetados por Burle Marx e uma extensa coleção botânica.

O representativo acervo de arte contemporânea de Inhotim vem sendo formado desde meados da década de 1980, e tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica. (Fonte: http://www.inhotim.org.br)

Nossa visita aconteceu após o Natal de 2008, no dia quem Inhotim reabriu após ficar fechado durante quatro dias devido às chuvas e inundações que atingiram Brumadinho. O museu não foi atingido, mas o acesso a ele ficou bloqueado. No caminho, às margens do rio, foi possível ver parte dos estragos que a chuva causou… : (

Mas chegando lá qualquer má impressão foi embora. Não demorei muito a entender porque a atração merece a avaliação máxima do Guia Quatro Rodas. Para ser bem sincera, eu não sei nada sobre arte e muitas vezes simplesmente não consigo entender a arte contemporânea. Mas Inhotim é diferente! As obras estão espalhadas em galerias ou dispostas a céu aberto, no meio de 2 mil espécies de plantas que formam jardins fabulosos. Entre uma galeria e outra, é impossível não se maravilhar com as lindas palmeiras ou com os bancos de madeira que nos convidam a ficar de papo pro ar…

Inhotim
Inhotim
Inhotim

Acho que o que torna Inhotim um museu especial é que não é preciso passar horas sem ver a luz do sol, andando de um lado para o outro, sem descansar para conseguir ver todas as obras. Elas estão ali, no caminho entre um passeio e outro. Sem sequer perceber o tempo passar, a gente consegue conhecer tudo. Além disso, o museu está em constante mutação. Algumas galerias são permanentes e em outras os acervos mudam mais ou menos de dois em dois anos.

A galeria de que eu mais gostei foi a True Rouge, que exibe em caráter permanente a obra True Rouge (1997), do artista Tunga.

True Rouge

True Rouge

Se bem que fiquei encantada também pelos espelhos d’água da Galeria Adriana Varejão, inaugurada em março de 2008. O contraste da fria construção com o verde da água e da vegetação ao redor é hipnotizante!

Galeria Adriana Varejão

Galeria Adriana Varejão

Galeria Adriana VarejãoGaleria Adriana Varejão

Dentre as obras a céu aberto, acho que prefiro a Troca-Troca, de Jarbas Lopes. Os fusquinhas coloridos mesmo são muito bonitinhos e já se tornaram um símbolo de Inhotim. Não há uma matéria sobre o museu em que eles não apareçam!

Troca-Troca

A chuva fininha que nos acompanhou por algumas horas também não foi problema: em cada galeria havia guarda-chuvas à disposição. E quando não havia nenhum, uma funcionária não hesitava em ir correndo buscar para nós. Como se vê, a hospitalidade é outro diferencial que torna Inhotim especial. 90% das pessoas que ali trabalham é de Brumadinho e os outros 10% de BH. A maioria deles são adolescentes e o que mais me impressionou é que quando chegávamos em alguma galeria eles estavam sempre com um livro na mão, voltando a ler quando não havia ninguém para receber. Os jardineiros e muitos atendentes eram pessoas mais velhas, todos super prestativos, respondendo nossas dúvidas com a maior simpatia. Achei tudo isso super interessante e tenho certeza de que empregar essas pessoas em um ambiente desses faz uma super diferença para a cidade. Não sei o número de pessoas que trabalham em Inhotim, mas pelo que pudemos ver é muita gente!

Foi super difícil selecionar as melhores fotos de Inhotim. Para qualquer lado que se olha há um cantinho mais lindo que o outro. Então deixo uma pequena amostra do que se encontra por lá. E apenas das partes externas, já que é proibido tirar fotos dentro das galerias. Ficam aqui algumas paisagens

Inhotim

Inhotim

Inhotim

Inhotim

Inhotim

Inhotim

…um pouquinho da fauna

Inhotim

Inhotim

Inhotim

… e da exuberante flora

Inhotim

InhotimInhotimInhotim

…e mais obras de arte!

InhotimInhotim

Inhotim
InhotimInhotim
InhotimInhotim

O Inhotim está aberto para visitação de terça a sexta, das 9h30 às 16h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Às terças a entrada é gratuita. Para valores e informações sempre atualizadas, visite o site oficial.

18 Comments

  1. Paula e Silmara, venham! :-)

  2. Silmara Colombo

    Lindas fotos e o texto me deixou ainda mais curiosa para conhecer o Museu Inhotim.

  3. Que beleza!!!
    Abraços,
    Paula
    http://www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ….

  4. Natália, acho que o grande diferencial do Inhotim é justamente agradar aos entendidos e aos leigos como nós duas. Como eu digo para todos, vá sem medo! Tenho certeza de que você vai ser mais uma a sair de lá apaixonada pelo Inhotim. ;)

  5. Natália Gastão

    Nossa!!! Amei o post!
    Também não sou entendedora de arte, mas o que me faz querer conhecer o Inhotim é esse jardim, suas exposições ao ar livre… Parece uma "brincadeira", quebra aquela seriedade dos museus fechados…
    Adorei o post e as fotos!
    Em breve estarei aí também!!! =))

  6. Oi, tia! Até que enfim! hehe Mas já aprendeu, né? ;) Bjo!

  7. Tia Mone só não soube por o nemehahaha

  8. Camila,fico olhando Inhotim,e gosto muito mais que as praias na Bahia,um lugar lindo assim parece um sonho.,o Brasil tem lugares lindos…bjos.,

    PS; Viu? aprendi fazer comentários

  9. O que???? Eu conheço um lugar que seu pai não conhece? Não acredito!!! hehe Na próxima ida a BH vcs podem ir lá!

  10. Perto de BH assim e eu nunca ouvi falar! Vou perguntar pro meu pai, talvez seja o unico lugar do mundo que ele nao conheca…. rs

    bjos

  11. Luisa, por isso que os blogs se tornam cada dia mais indispensáveis! Eu já não consigo imaginar um destino sem antes ler sobre ele em algum blog! ;)

  12. Oi Camila,
    Eu faço parte do time que nunca tinha ouvido falar de Inhotim antes de começar a ler blogs de viagem… Mas Inhotim já está mais do que adicionado á minha wish list!
    O lugar parece mesmo encantador!
    Suas fotos estão lindas!
    Bjs

  13. Carol, eu já queria ir lá há um tempinho, mas pra falar a verdade eu não imaginava que seria tão legal. Inhotim me surpreendeu! É muito lindo mesmo!

    Beijos!

  14. Muito lindoooooo….
    Amei o espelho D’Agua e aquela foto verde com lago verde está divina. Acredito que Inhotim seja muito legal de ver pessoalmente. Adoraria conhecer.

    A propósito, um ótimo Ano Novo pra ti com muitas viagens!!!

    Beijos

  15. Carla, eu ando enrolada mesmo… Acho que ainda estou me recuperando da correria do fim de ano. ; )

    Mirella, Inhotim foi criado há poucos anos, mas tenho certeza de que você ainda vai ouvir falar de lá novamente. É muito bonito, merece a visita!

  16. Camila,
    Muito bonito mesmo Inhotim… e eu nem sabia que existia um lugar desse :) . Por essa e outras que viajar pelos blogs dos amigso ée sempre uma delícia!
    Bjs

  17. Camila,
    já estava com saudades dos seus posts.
    Inhotim parece ser bem legal mesmo, espero ir também.
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.