Trancoso: a pé de Arraial d’Ajuda a Trancoso

TrancosoNossa, agora que vi que o último post foi escrito há mais de um mês! Já estou até com vergonha… Sem contar que daqui a pouco vou começar a esquecer os detalhes da Bahia. Então vamos lá tentar recuperar o tempo perdido! E até que enfim chegou o dia da famosa caminhada para Trancoso! A maré estava propícia, o tempo também e as poucas nuvens no céu não chegaram a atrapalhar. Não sabíamos ao certo a distância de Arraial até Trancoso pela praia, mas pesquisando depois fiquei sabendo que que são 12 km. Confesso que andando nem pareceu tanto. Foi até bem tranquilo. Saímos por volta de 9h30 do hotel e antes de meio-dia já estávamos em Trancoso. Pra quem gosta de caminhar esse passeio é um prato cheio. Sem contar que assim a gente conhece muito melhor as praias do que se deslocando de carro.

Bom, mas chega de conversa e vamos às imagens! Selecionando as fotos eu percebi que não tiramos tantas durante a caminhada. Mas acho que pelas poucas que tiramos já é possível ver o quanto a paisagem é bela!

Travessia Arraial Trancoso

Travessia Arraial Trancoso

Travessia Arraial Trancoso

Estávamos um pouco receosos com dois obstáculos que encontraríamos: o Rio da Barra e um amontoado de pedras que teríamos que escalar. E quando chegamos no primeiro deles – as pedras – fiquei com um pouco de medo. As partes mais baixas estavam molhadas e cheias de lodo e nas mais altas e secas as pedras estavam mais soltas.

Travessia Arraial Trancoso

Travessia Arraial Trancoso
Eu não sou muito boa nessas coisas e me deu o maior medo de escorregar naquelas pedras. Por sorte um segurança do Club Med que passava por ali nos ajudou indo na frente e mostrando que era sim possível! E assim chegamos ao outro lado. Deu pra ver que com a maré alta passar por ali não deve ser muito aconselhável.

Travessia Arraial Trancoso

Em quase todo o percurso as falésias nos acompanharam e deixaram o visual ainda mais bonito.

Travessia Arraial Trancoso
Logo, logo chegamos ao Rio da Barra e naquele horário também não havia perigo em atravessá-lo. A água não passava da nossa canela e a correnteza não era tão forte.

Rio da Barra

Dali em diante já sabíamos que seria tudo ainda mais tranquilo e pudemos desacelerar o passo, já que a maré não poderia mais nos prejudicar.

Outra praia bem bonita pela qual passamos era margeada por coqueiros. O contraste do verde das folhas com a areia era lindo. Mas mais uma vez ficamos tão maravilhados com a paisagem que a câmera ficou um pouquinho esquecida.

E então chegamos a Trancoso! Depois de descansarmos um pouquinho na praia, ao lado de turistas andando a cavalo, entramos na cidade para conhecer o famoso Quadrado.

Chegada a Trancoso
A subida a pé da praia até lá talvez tenha sido mais cansativa do que a caminhada toda. Ou talvez nós é que já estávamos cansados. Não sei também se subimos pelo melhor caminho, provavelmente as placas eram direcionadas aos carros e não aos pedestres. Mas de qualquer forma nós chegamos!

O Quadrado de Trancoso O Quadrado de Trancoso
Naquela hora do dia e em pleno meio de semana do mês de agosto, estava tudo deserto e fechado! Não havia turistas ali em cima e pouquíssimas pessoas passaram por nós. Ótimo para colocar as pernas pra cima e ficar apenas admirando a vista da praia lá embaixo.

Trancoso Trancoso

Na hora de ir embora não hesitamos, fomos de van! Afinal ninguém é de ferro!

Veja todos os posts sobre Arraial d’Ajuda e arredores no Viaggiando!

12 Comments

  1. Olá, Camilla! Agradeço sua dica, por causa do post fiz a caminhada de Arraial para Trancoso e foi maravilhoso!!! Foi uma das coisas mais legais que fiz em Arraial!

  2. Elizabet, você tem razão em sentir saudades! Morar em Trancoso deve ser uma deícia! :)

  3. elizabet carvalho

    Morei em Trancoso 3 lindos ans e vendo essas fotos morro de saudades.

  4. Adorei esse passeio! Quando li a primeira vez que dava pra ir a pé de Arraial a Trancoso achei estranho…não lembrava ser tão perto…
    Trancoso é um dos lugares que está na minha listinha…quero ver quando vou conseguir ir…
    Beijos

  5. Oi, Letícia! Obrigada! E seja bem vinda! Vou lá conferir seu blog! Beijos!

  6. Carol, acabei de chegar de BH e lá também estava fazendo muuuuito calor! Até pensamos em esticar a última semana de férias na praia, mas não teve jeito… :(

  7. Mirella, se você gosta de caminhar, não deixe de conhecer as praias andando. Vale muito a pena!

  8. Sílvia, depois de passear pelo seu blog é até difícil imaginar que você não conseguiu ótimas fotos! ;)

    Mas sabe que a chuva quase nos atrapalhou também? Felizmente as nuvens sumiram ao longo da semana.

    Bjo!

  9. Camila,
    Te descobir no site da Carol, sou uma blogueira iniciante…
    Adorei seu site, o coloquei na minha lista de preferidos!
    beijos,
    Leticia

  10. Camila,

    Adorei a caminhada, e as paisagens então…. hum, lindas!
    Achei que fosse muuuuuito mais longe, mas 12 km dá pra encarar tranquilo. Uma ótima dica, quando planejar minha viagem pra lá, com ccerteza vou fazer esta caminhada.

    Saudades da praia… aqui em Curitiba está tão quente, que cada vez que cai um pingo de suor, em penso em uma água de coco, areia, mar…. sniffff. Por que não fui morar na praia??? :s

    Beijos

  11. Ai que delícia… dev ter sido um passeio em tanto, também adoro caminhar :)
    Abs

  12. Puxa, quando estive em Trancoso, choveu e, pasme, fez FRIO e quase não aproveitei praia! Nem fotos decentes conseguimos trazer! Mas passando por aqui, matei as saudades! Bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.