Primeiros Passos: a minha Estrada Real

0 Flares 0 Flares ×

Namoradeira Eu não pensava em postar sobre essa viagem. Primeiro porque as fotos não estão muito boas. Apesar de nem fazer tanto tempo assim, há quatro anos as câmeras digitais ainda eram caras, cartão de memória eu nem sabia o que era, eu não tinha pen drive… Resultado: as fotos não ficaram lá grande coisa. Sem contar que eu nem sonhava em um dia colocá-las em um blog, então eu apareço em quase todas! 😉 Mas como essa foi a minha primeira viagem de verdade, a primeira que o Eduardo e eu fizemos juntos, e já que agora eu vou falar sobre a Estrada Real, não posso deixá-la de fora. Sem contar que foi aí que começou minha paixão por viagens, então já é motivo suficiente para incluí-la aqui, né?

O passeio foi curtinho, apenas um fim de semana. Saímos de Belo Horizonte em uma sexta-feira rumo a São João del Rei. No caminho paramos em Congonhas. Infelizmente o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos estava sendo reformado nessa época, então não pude apreciar as obras de Aleijadinho como deveria. Congonhas continuou na lista…

CongonhasCongonhasPassamos também em Lagoa Dourada para experimentar o famoso rocambole de doce de leite! Preciso voltar também pra não esquecer o sabor e pra trazer um estoque pra casa!Ficamos hospedados em São João del Rei, no Solara Hotel. No restante do dia conhecemos as principais atrações da cidade, mas não tenho muitas fotos pra contar a história. Só me lembro de que adorei a cidade e achei que foi uma ótima opção dormirmos lá ao invés de irmos direto para Tiradentes. Além de ser tudo mais barato, São João também tem muitos atrativos.

São João del ReiNo sábado de manhã fomos para Tiradentes de maria-fumaça. Amei o passeio! O percurso dura cerca de meia-hora através da Serra de São José e a paisagem é linda! Sem contar que o antigo trem parece nos transportar no tempo.

Maria-fumaçaMaria-fumaçaMaria-fumaçaMaria-fumaçaTiradentes é encantadora! A cidade toda parece uma casinha de bonecas. E é pequenininha, então em poucas horas a gente consegue percorrê-la inteira. Ainda assim é difícil se cansar de passar várias vezes pelos mesmos lugares. Definitivamente eu tenho que voltar também a Tiradentes!

TiradentesTiradentesChafarizNamoradeiraAh! Foi aí também que fiquei fã das namoradeiras. 🙂

No dia seguinte ainda deu tempo de passar em Ouro Preto. Mas essa é uma falha que ainda tenho no currículo. Depois disso já voltei na mais famosa cidade histórica de Minas Gerais, mas em nenhuma das duas vezes em que fui lá eu senti que conheci a cidade. Foi sempre meio corrido, em dias muito quentes e eu já cheguei lá com preguiça de subir e descer ladeiras. Visitei as igrejas meio correndo, não parei pra apreciar, reclamei o tempo todo… Então tenho que voltar também! Agora ainda mais, pois quero fazer o passeio de trem até Mariana.

Ouro Preto Resumindo, não consegui riscar esse trecho da Estrada Real da minha listinha de desejos. Ainda pretendo voltar em cada uma dessas cidades, passear com mais calma e tirar muitas fotos! Ficou só o gostinho de quero mais!

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Continue Viaggiando:

12 Comments

  1. Bela introdução. Eu adorei as fotinhas (mesmo que na época as coisas fossem mais difícies), não me encomodei com sua presença em quase todas elas… hehehe, pelo contrário, esse blog é seu e nada mais justo que as fotos sejam suas e personalizadas. 😉

    Agora Tiradentes é uma gracinha mesmo. Essas igrejas são belíssimas. Tenho muita vontade de conhecer, agora tem um problema, resistir ao doce de leite é difícil…

  2. Que saudade…fiz esse roteiro com em 2005 e foi uma viagem maravilhosa. O roteiro foi SP – Tiradentes/SJ del Rey – Congonhas – Ouro Preto/Mariana – Santuário do Caraça – Sabará – BH – SP. Voltei no tempo com suas fotos. E preciso fazer posts sobre essa viagem, mas e cadê tempo? Minas sempre!

  3. Carol, a comida mineira já é bem calórica, adicionando a sobremesa então… Não tem como não ganhar uns quilinhos nessas viagens! hehe

  4. Emilia, eu também fui ao Carça dessa vez e ia justamente te recomendar que fosse lá! Achei a sua cara! O contato com a natureza, as trilhas, cachoeiras… Eu só conheci o Santuário, não fiz esses passeios, mas tinha certeza de que você faria!

    Beijos!

  5. Rá, adorei o post! Quando estive na Europa pela primeira vez, em 97, em TODAS as fotos eu estava na frente dos monumentos. Estes dias quis fazer um post sobre Pisa e eu não tinha NENHUMA foto da torre de pisa sozinha… eu estava em todas elas! Mas é muito legal também ver o blogueiro de vez em quando ilustrando suas matérias! Luxo! Bjs!

  6. Vc nas fotos faz com que todos os lugares fiquem mais lindos ai,depois vc tira um final de semana e vem aqui contar mais deytalhes para mim….beijos

  7. Camila,
    eu sou doida pra ir a Tiradentes…tenho certeza que vou amar.
    Tem pouco tempo que descobri a existência do Caraça e desde então também quero ir…agora é só planejar…
    Apareça nas fotos sim…a gente fica com cara de felicidade em viagens, é ótimo!

  8. Camila

    Cada vez fico mais confusa quanto ao roteiro da minha próxima viagem ao Brasil!Estava a pensar ir para o Sul,mas adoraria conhecer essas cidades históricas de MG…decididamente vou ter que fazer uma listinha de desejos só para o Brasil!

    Bjs
    Ps:Adorei a foto da janela!

  9. Sílvia, antes do blog eu sempre estava em todas as fotos. Agora me preocupo em tirar mais fotos de paisagens, só pra colocar aqui. : )

    Tia, não vai aparecer aqui mais não? Vem ver todas as fotos!

    Carla, eu adorei o Caraça! Compensa ficar hospedado no santuário, é o que deixa o passeio mais legal!

    Margarida, você vai ter que passar um bom tempinho por aqui pra ver tudo o que as amigas blogueiras indicam. Tá vendo a vontade que você passa na gente com a sua Europa? 😉

    Beijos meninas!

  10. Ahhh que legal… sou mineirinha, lá de Congonhas. Me atreveria a dizer que as obras de aleijadinho lá são as mais bonitas.

    Vale a pena voltar sim!

  11. Oi, Rê! Que legal que você é de Congonhas! Acho que eu tenho um certo azar, sempre encontro os melhores lugares em restauração. Aí depois tenho que voltar pra ver o resultado. 😉

  12. PASSEI EM LAGOA DOURADA, GOSTEI MUITO DO POVO DE LA,UM ABRAÇO PARA O,CHITA E O CAIXOTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *