Causo de Viagem: Mineirice

Em uma das nossas noites em Búzios, eu queria comer uma boa massa. Não foi fácil encontrar um restaurante, já que essa não é a especialidade local. Felizmente nos indicaram o Bistrot Bellavere e foi uma sorte! Lá comi um tagliatelli fresquíssimo com molho de queijo e ervas finas ma-ra-vi-lho-so! Quando pedimos a conta, a moça que estava nos atendendo nos ofereceu a sobremesa, que eu prontamente recusei. Eu já havia planejado que após o jantar conheceria a famosa sorveteria carioca Mil Frutas. Ela insistiu, tentou me convencer, mas eu estava sonhando com o sorvete e me mantive firme!

Pouco tempo depois ouvi uma conversa da moça (não sei se ela queria que eu ouvisse ou não) que me divertiu muito. Ela dizia mais ou menos assim:

– É muito mais fácil convencer as pessoas que falam outra língua (com certeza ela se referia aos inúmeros argentinos que visitam Búzios). Os gringos sempre aceitam o que a gente oferece. Brasileiro é muito difícil de convencer… Mineiro é pior ainda!

Eu não sabia que nós mineiros tínhamos essa fama! Se bem que ainda não descobri se a fama é de ser bem resolvido ou pão-duro. ;-)

E a gente sempre acha que não tem sotaque, né? Mas já vi que não tem jeito, basta abrir a boca para que perguntem: “De que lugar de Minas você é?”. A mineirice é indisfarçável!

6 Comments

  1. Claudio, quando estivemos no bistrot, a dona estava mesmo na Itália e quem estava cuidando do restaurante era um amigo dela. Provavelmente ela decidiu voltar de vez. É uma pena, pois as massas eram deliciosas.

    Essa notícia sobre a consumação é ótima! Achei um absurdo estabelecerem consumo mínimo mesmo quando a praia estava vazia e não havia ninguém disputando mesas. Que bom que isso acabou! :)

    Obrigada pelas notícias!

  2. Saudações, Camila!
    A má notícia: o Bistrot Bellavere não existe mais! A dona se mudou para o país de origem (Itália);
    A boa notícia: é proibida (e tem várias placas espalhadas pelas praias) a cobrança de consumação mínima.

    Abraços e obrigado pelas dicas…

  3. Bom, Carol, se você não sabia da fama, é porque tavez ela não seja tão famosa assim! hehehe

  4. kkkkkkk!!!

    Nem eu sabia que vocês tinham essa fama. Mas o sotaque é inconfundível…

    Beijos

  5. Fê, é impressionante como nos reconhecem na hora, né? não adianta nem querer disfarçar! :)

    Beijos!

  6. Eu sou mestre em revelar de onde venho! Basta falar a primeira sílaba e a entonação já condena: é de Minas, uai! ;)

    Eu saí de Minas, mas Minas não saiu de mim… levo nosso sotaque para o mundo! :)

    Bjks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.