Peterhof, o Palácio e os Jardins de Pedro, o Grande

PeterhofUma viagem para São Petersburgo nos faz pensar que compreendemos os motivos da crescente insatisfação da população russa no início do século passado, o que acabou culminando na Revolução de 1917. Os operários nas cidades e os mujiques no campo viviam em situação de extrema pobreza, enquanto os poderosos exibiam sua riqueza de forma ostensiva. Um passeio pela Nevsky Prospekt ou uma visita ao Hermitage  deixam bem claro que a monarquia e a aristocracia da época não mediam esforços na construção e decoração de suas residências, feitas para impressionar. É muito luxo!

Os czares pareciam competir entre si e a cada novo reinado ficavam descontentes com as residências edificadas pelos seus antecessores e resolviam construir uma nova. Pedro, o Grande, parece ter sido o precursor do movimento. Como se não bastasse ter idealizado São Petersburgo, foi ele também quem encomendou a construção de Peterhof (também chamada Petrodvorets, ou Palácio de Pedro), uma sequência de palácios e jardins concluída em 1725 que fazem do local uma atração imperdível. O que se vê hoje  é mais recente, já que durante a Segunda Guerra Mundial Peterhof foi praticamente destruído, apesar dos esforços para salvar os tesouros que adornavam as fontes e palácios. Logo após o final da guerra foi iniciado um projeto de restauração que, felizmente, conseguiu reconstruir o complexo minuciosamente.

De maio a setembro é muito fácil chegar a Peterhof. Nessa época, o hydrofoil Meteor parte a  cada 30 minutos do cais do Rio Neva, atrás do Palácio de Inverno. Não é muito barato: o bilhete de ida e volta em agosto/2011 custava 8oo rublos por pessoa (cerca de R$ 50,00 – pagamento em dinheiro), mas é a forma mais cômoda. A viagem de quase 30 km pelo Golfo da Finlândia dura 40 minutos.

Hydrofoil

Hydrofoil Meteor

Chegando em Peterhof você escolhe o que quer visitar. O acesso aos Jardins Superiores (Verhny Park) é gratuito. É a entrada de quem chega por terra, mas o hydrofoil chega na entrada oposta. Para visitar os  museus e palácios há tickets individuais (os preços e horários podem ser consultados aqui), mas o que leva os visitantes até lá não está dentro de quatro paredes. Os Jardins Inferiores (Nizhny Park) são os responsáveis pelo sucesso de Peterhof. Todo o resto pode até ser dispensado, afinal, não faltam palácios monumentais em São Petersburgo, mas os jardins são únicos. A entrada, em agosto de 2011, custou 400 rublos por pessoa (cerca de R$ 25,00) e pôde ser paga com cartão de crédito.

Em poucos minutos começa o deslumbramento. No caminho avistamos o Grande Palácio ao longe, mas só quando nos aproximamos mais é que temos a real dimensão do que está à sua frente: a Grande Cascata. Um espetáculo! E ainda mais impressionante é saber que as fontes funcionam sem a ajuda de bombas. A água vem de nascentes naturais reservadas nos Jardins Superiores. A diferença de altitude gera a pressão que ativa as fontes nos Jardins Inferiores.

PeterhofGrande Palácio

A mais imponente das fontes é a Fonte de Sansão, cujo jato d’água atinge mais de 20 metros de altura! A escultura de Sansão abrindo a boca de um leão representa a vitória da Rússia sobre a Suécia na Grande Guerra do Norte, no início do século XVIII.

A Grande Cascata

Fonte de SansãoTesouro Especial

Grande Cascata

Após subir as escadas rumo ao Palácio a vista das fontes fica ainda melhor. Só é preciso ter um pouquinho de paciência para conseguir um cantinho para tirar boas fotos. À medida em que as horas passam, Peterhof fica cada vez mais lotado. Fica a dica: chegue cedo! Acho que saindo no primeiro hydrofoil, às 9h30, ainda dá tempo de encontrar o lugar bem vazio.

Peterhof

Peterhof

Peterhof

Jardins Inferiores

Mas fugir da multidão até que é uma tarefa fácil. Basta sair de perto do Grande Palácio e da Grande Cascata. Seguindo para oeste, fomos margeando o Mar Báltico até chegarmos ao Palácio Marly, já na extremidade do complexo. Era a parte mais vazia, mas ainda assim não ficamos sozinhos em nenhum momento.

Golfo da Finlândia

Palácio Marly

Palácio Marly

Lagoa Marlinsky

The Golden Hill Cascade

The Golden Hill Cascade

The Golden Hill Cascade

Voltando para leste, após a parte central e principal do complexo, nos deparamos novamente com diversas fontes dos Jardins Inferiores. Como não tínhamos um mapa, andamos às cegas, curtindo as fontes e jardins que encontrávamos no caminho. O espaço é enorme e acho que acabamos nem vendo todas.

Fonte Laranjal

Fontes Romanas

Tabuleiro de Xadrez

Jardins Inferiores

Jardins Inferiores

Fonte Sol

Fonte Pirâmide

Depois de 5 horas andando por Peterhof, estávamos exaustos! Quando já estávamos indo embora, pessoas ainda estavam chegando. Ainda bem que escolhemos conhecer apenas os jardins, pois o tempo seria curto para visitar tudo.

Peterhof

A versão em inglês do site oficial de Peterhof está sendo desenvolvida. Acreditem: muitos sites das maiores atrações turísticas russas são escritos apenas em russo! Mas talvez você tenha sorte e eles já tenham terminado a tradução quando você for planejar sua viagem para lá, assim poderá ter acesso a informações atualizadas. Mas caso você tenha que pedir alguma informação, fica aqui uma última dica: pronuncia-se Petergof. ;-)

33 Comments

  1. Anne Marie Gebers

    Olá Camila, obrigada pelas preciosas dicas. Fiquei com uma dúvida, vcs foram de Hydrofoil e voltaram também? E a passagem do Hydrofoil compraram na hora ou com antecedência? Estarei indo agora em Maio e estou anotando todas as dicas! Valeu.

  2. Mariana Casagrande

    Oi Camila! Seu Navarro é de onde? Eu também sou (e também moro em BH)! vou para Sao Petersburgo no meio de Outubro, vc tem noção da Temeperatura la, o Real Felling? E as Fontes em Peterhof, estão ligadas nessa época? Inicialmente pensei em fechar com uma guia, mas pelo visto dá para ir tranquilamente por nossa conta, isso mesmo? E quanto uma ida a Pushkin? eu consigo montar por minha conta, para fazer no mesmo dia que Peterhof? Ainda estou organizando os passeios, vou precisar ver com bastante calma todas suas dicas, estou adorando!

    • Oi, Mariana! O Navarro vem do meu bisavô, que veio da Espanha para São Paulo, mas meu avô foi para Goiás. Acho que as fontes só funcionam até a primeira semana de outubro (é difícil achar informações exatas, pois o site em inglês é bem fraco). Chegar a Peterhof é muito tranquilo, especialmente de hydrofoil, mas ele também só funciona até outubro. Lembro que Pushkin era um pouco mais complicado e por pura preguiça acabei não indo. Acho que por conta própria você não consegue fazer os dois no mesmo dia. Peterhof é melhor no verão, mas Pushkin deve ser interessante em quaquer época.

      • Mariana Casagrande

        O meu tb! rs…. Vou anotar suas dicas, qualquer coisa te peço ajuda novamente! Realmente não consegui saber se nos dias que estarei lá as fontes estão ligadas, mas parece que o hydrofoil parará de funcionar uns dias antes…. Obrigada pelo retorno! Abs!

  3. Muito bom. Obrigada pelas dicas!

  4. Felipe Amorim de Albuquerque

    Obrigado pelas dicas Camila.
    Realmente não tinha visto este post, bom saber que é melhor visitar pela manhã, estava programando para ir após o almoço, mas farei o inverso, e pretendo pegar o primeiro barco rumo a Peterhof! Lindas as suas fotos, vc teve sorte que o dia estava bem ensolarado, cadastrei St Petersburg, Tallinn e Stockholm em um App de clima/tempo no meu celular e costumo visualizar como está o clima nessas cidades que irei visitar, e em algumas vezes mesmo no verão está chovendo em St Peters e em Tallinn :/
    Espero que o que irei visitar esteja tão ensolarado qto o dia em q vc visitou!
    Abraços,
    Felipe

  5. Natalia Gastão

    Tenho uma coisa para dizer!!! Já que a gente acaba passando pelos mesmos lugares, da próxima vez vá antes de mim!!! hahaha
    Esse é outro post que eu precisava ter lido antes! Assim, teria chegado mais cedo e não ficado meio de saco cheio de taaaanta gente em Peterhof! Se bem que estávamos tão cansados que nem sei se conseguiríamos.
    Adorei Peterhof! O Tales então, aproveitou a casa de praia do Pedrão e ainda deu um mergulho no Mar Báltico! hehehe
    Fomos de bumba e voltamos de barco, os dois foram bacanas, claro que o bumba é menos confortável, mas deu para ver como é a “vida” além dos portões de Peterhof. Já voltar de barco e descer na frente do Hermitage é sensacional né?
    Eita saudades!!!

  6. Ola Camila, adorei seu post sobre Peterhoff, estou com viagem para junho, e pela barreira da lingua muito anciosa para descobrir como chegar a esses lugares distante de St Petersburg que merecem ser vistos. Gostaria de saber se é muito difucil comprar o ingresso do hydrofoil Meteor, so em russo? mimica? kkk! Voce sabe se é o mesmo que aliscafo? Pensei em comprar pacotes de agencias locais, tens alguma sugestão?
    Obrigada pela atenção.
    Parabéns!

    • Ana, como eu disse no post, ir a Peterhof por conta é muito fácil. Hydrofoil é o mesmo que aliscafo sim. Acho que os atendentes não falavam inglês, mas comprar as passagens é fácil. É só indicar que quer dois com as mãos e pronto! Palavras como “round trip” eles entendem! Não acho que compensa contratar agência para esse passeio, pois é mesmo muito tranquilo.

      • Obrigada pelas super dicas! estou lendo muito sobre St Petersburg e se quando surgirem mais duvidas apareço por aqui!
        bjoss

  7. Camila
    Eu sou super-fã de Mansões,Palácios,Castelos,etc… :-)
    Este parece mesmo imperdível! Os jardins são lindos…ainda mais como esse solzão que vcs encontraram lá na Russia!
    Beijos

    • Margarida, o engraçado é que as tempetaruras mais altas que pegamos na viagem foram justamente na Rússia. :-) O tempo estava mesmo lindo, ótimo para fotos.

      Beijos!

  8. Camila, como é fotogênico, esse palácio! Achei lindo! E me deu a impressão de que o lugar é super bem cuidado. Provavelmente é preconceito meu, mas, quando comecei a pensar em viajar pra Rússia, eu tinha a impressão de que as atrações turísticas em geral era meio abandonadas…
    No Tripadvisor, o povo não recomenda muito usar o hidrofoil por causa do preço, mas parece que a praticidade compensa, né?

    • Wanessa, eu não vi nenhum descaso, pelo menos na parte turística de São Petersburgo. As atrações estão em ótimo estado de conservação! O hydrofoil é mesmo caro, mas o turismo em geral na Rússia é bem caro, sabe? Eu achei mais cômodo pegar o barco do que me preocupar em descer na estação certa de um ônibus.

      Obrigada pelas dicas de dress code. ;-)

      • Eu acho que é um preconceito meu mesmo, essa coisa do descuido. Até o apartamento do Dostoievski no outro post tá super bem cuidado! :-)

  9. Georgia, vou deixar uma página do Bolshoy que pode te ajudar: http://www.bolshoi.ru/en/visit/sbory/ (só não leve ao pé da letra a sugestão de vestido à esquerda da página: acho que é só pras russas! :-))
    Minha experiência em casas de ópera e grandes teatros da Europa diz que tem gente de todo jeito – inclusive turistas com os jeans e os tênis que usaram pra passear o dia inteiro – especialmente se não for nas melhores cadeiras do teatro. Pelo que andei lendo sobre a Rússia, no Bolshoi, o povo é mais arrumado do que no Mariinsky, mas em todos os casos, são bem tolerantes. Eu pretendo ir aos dois teatros e outros, se der – adoro! – e planejo levar um vestidinho preto, uma bolsa menor e uma sapatilha mais arrumada, que até dá pra aproveitar em outros momentos da viagem.

  10. Tiago Caramuru

    Que demais Camila! E ainda por cima vocês conseguiram ir de barco!! Sensacional!

  11. Boia Paulista

    Olá, Camila! Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia Paulista

  12. Antes de tudo, lindas fotos, Camila!
    Muito bom esse post, só ouvi falar sobre esse lugar por vcs, trips que foram na Rússia, mas nem tinha ideia que era assim, agora já sei que é imperdível!
    Bjos

    • Obrigada, Carlinha! :-)

      Peterhof para mim está entre as 3 maiores atrações de São Petersburgo, junto com a Igreja do Sangue Derramado e o Hermitage. Todos imperdíveis!

      Beijos!

  13. Que post lindo, Camila! Informações completas e fotos lindas.
    Estou indo em abril mas as fontes não estarão ligadas nem o Hidrofoil funcionando. :(
    Você acha que mesmo assim vale a visita? Eu iria escolher entre o Palácio de Catarina e o Peterhof. Como as fontes estarão desligadas optei pelo Palácio da Catarina pra ver a tão famosa sala âmbar. Como parece ser muito difícil de ir por conta própria, agendei um tour com uma agência indicada no tripadvisor e acabei resolvendo ir também ao Peterhof no mesmo dia. Só Deus sabe se conseguirei voltar a SPB alguma vez, então resolvi fazer ir aos 2.
    VC foi a algum Ballet quando estava lá?
    Comprei ingressos para o “Swan lake”e estou preocupada com o dress code. Não consigo viajar com malas tão pequenas mas tento ser bem resumida. Não estava nos meus planos levar salto alto, muito menos roupa pra usar uma vez só. Acho que estou numa saia justa!

    Adorei o post, parabéns!

    Georgia

    • Georgia, se vale ou não a pena só você mesma vai poder decidir. ;-) Como você já sabe, o principal motivo da beleza de Peterhof são as fontes. Com certeza o passeio será bem incompleto, mas, como você disse, talvez nunca volte a São Petersburgo, então não sei… Eu acabei não indo ao Palácio de Catarina, mas também não fiquei me lamentando por isso, sabe? Vi outras coisas lindas que já me deixaram satisfeitas. :-)

      Não fui a nenhum ballet, mas pelo que vi das russas nas ruas, imagino que elas devem ser bem produzidas à noite. É só uma suposição mesmo, mas é que elas andam sempre arrumadas e maquiadas, sabe? Acho que não vai ter como você fugir de levar uma roupa só para a ocasião. Mas vale a pena, né? Numa próxima viagem a São Petersburgo (sim, eu já tenho planos de voltar um dia!), com certeza quero incluir algum espetáculo!

      Beijos!

      • Oi Camila, já está com planos pra voltar? Que legal. Eu acho que voltaria a visitar a maioria dos lugares que já fui.
        Fiquei um pouco decepcionada de as fontes não estarem ligadas mas tudo bem. Decidi visitar mesmo não sendo a melhor época pois já vou pegar o passeio para o Tsarkoye Selo. Então, farei as duas visitas no mesmo dia. Como já vou sair da cidade mesmo…
        Pois é, sobre o Ballet, acho que não vou ter saída.
        Obrigada pelas dicas.
        Estou adorando o blog!
        Beijos

    • Natalia Gastão

      Oi Georgia!

      Fui ao Bolshoi em julho, acabei levando a roupa só para essa ocasião mesmo, mas nada absurdo: uma sandália com salto (sandália simples, salto médio) e um vestido tomara que caia curto de tecido (acima do joelho, não mini saia). Claro que tinha gente bem mais arrumada, mas eu estava de acordo! o Tales por exemplo, estava de calça jeans e uma camisa de botão.

      O que notei é que os ballets (ainda mais esses famosos) recebem muito mais turistas do que os russos em si. Para se ter uma idéia, em Moscou quase ninguém fala inglês, mas no Bolshoi pouco ouvi russo! =)

      Espero ter ajudado! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.