Transporte nos Países Bálticos

Na viagem pela Europa usamos quase todos os tipos de transportes convencionais. Fomos até Estocolmo de avião, viajamos para o norte da Suécia de carro, seguimos para a Finlândia de navio e de lá pegamos um trem para a Rússia. Dali em diante ainda teríamos alguns deslocamentos pela frente, mas não precisávamos inventar muito. Nossos próximos destinos eram os Países Bálticos e o trecho mais longo que enfrentaríamos era o que nos levaria de São Petersburgo a Tallinn: menos de 400 km (6 horas de viagem).  Com distâncias tão pequenas, o ônibus era  a melhor opção.

Rotas da Lux ExpressPara facilitar ainda mais nossa escolha, a região conta com uma ótima empresa de ônibus que cobre todo o território que nos interessava: a Lux Express. Os ônibus são bons, há vários horários disponíveis, é possível comprar as passagens pela internet e o site, com versão em inglês, é super amigável. E os preços são bastante atrativos! As estradas também são ótimas (exceto na Rússia!). Há ônibus mais simples e baratos, mas acho que compensa pagar um pouquinho a mais para viajar com mais conforto. Nós nem sempre compramos as passagens mais caras, pois priorizamos os horários mais convenientes ao nosso roteiro, mas todos os ônibus que pegamos eram bons e confortáveis. Os melhores tinham wi-fi e até máquina de café com direito a cappuccino, chás e chocolate quente!

Transporte nos Países Bálticos

As estações em Tallinn, Riga e Vilnius são bem localizadas nas regiões centrais e na maioria das vezes fomos para os hotéis caminhando. Só merece menção a estação de São Petersburgo. Os ônibus saem da praça em frente à Baltiisky Vokzal, uma estação de trem em que se chega pelo metrô Baltiiskaya. O escritório da Lux Express fica do outro lado da rua e, como não pegamos o ônibus dentro de uma estação, recomendo não viajar à noite. A região, fora do circuito turístico, não me pareceu muito segura.

Mas a maior vantagem de se viajar de ônibus pelos Países Bálticos é a paisagem. Seria ainda melhor viajar de carro, para poder parar nas cidades que encontramos no caminho. Fiquei triste, por exemplo, quando passamos pelo castelo de Narva, a primeira cidade na Estônia, na fronteira com a Rússia, e não pude parar (fica a dica para quem estiver viajando com mais tempo!). Mas, mesmo de longe, foi bem legal ver as cidades pequenas e a vida no campo acontecendo no lado de fora da janela. Por isso, nada de enfrentar aeroportos e o aperto dos aviões! O Báltico é muito mais bonito quando visto da estrada!

Estrada na Letônia

48 Comments

  1. Luciana Concentino

    Oi Camila , tudo bem? Me chamo Luciana. Obrigada por rodadas dicas. vou p Rīga e talim, como vou ficar apenas dois dias em cada cidade e partir p Rússia, gostaria de saber se tem alguma empresa q oferece a viagem de ônibus de Rīga até Tallin no período da madrugada, pra poupar meu tempo. No blog vc fala da lux express, vc conhece outras, p eu ter mais opções?

    • Camila Navarro

      Oi, Luciana! Eu só viajei com a Lux Express mesmo, mas há outras empresas. Procurando por “Riga to Tallinn”, por exemplo, você descobre outras empresas e consolidadores, como o rome2rio.

  2. Estou interessado em viajar nos países Bálticos por Ferry. Alguem já navegou?? Como seria?? De Riga a Estocolmo e Helsinque e Tallin e St Petesburgo tudo de Ferry.

  3. Oi Camila, sempre gostei de viajar só e sempre que o orçamento permite prefiro alugar carro (gosto da liberdade de me entregar às descobertas que as estradas possibilitam ;-)) Chego em Helsinki em maio e estava pensando em alugar um carro e ir “descendo” para os países bálticos e depois atravessar de ferry de Tallin p Helsinki para devolver o veículo e pegar o voo de volta. Embora tenha uma certa experiência em estradas pelo mundo (a mais recente de 12mil quilômetros foi pela Patagônia) confesso que estou temerosa pelo trecho que cruza a Rússia para visitar San Petersburgo. Li no seu post que as estradas não são boas, isso não me assusta muito, o que me preocupa é estar fora da minha zona de conforto que é a união europeia. Considerando que estou só outra opção seria ir de trem até San Peter e depois até Tallin e deixar para alugar o carro a partir de lá. O que você aconselharia? Desde já agradeço por qlq ajuda, Monica

    • Camila Navarro

      Monica, como não fiz o trajeto de carro, não sei dizer com certeza, mas não acho que seja uma região assim tão complicada. Mas essa última opção é boa, até porque o trem de Helsinque para São Petersburgo é ótimo. Com certeza seria uma viagem mais tranquila.

    • Olá Monica, estou na Estônia para uma competição com meu filho, ficaremos aqui até 08/05. Antes de locar um veículo pesquisei muito e vi que os veículos alugados aqui são proibidos de cruzar a fronteira com a Russia, já os demais países bálticos é livre a passagem na maior parte deles.
      A maior parte das locadoras cobra uma taxa por dia de locação quando for cruzar as fronteiras.
      Com relação a dirigir na Russia, não é aconselhável, principalmente se você estiver só, tenho conhecimento de colegas que tiveram experiencias bem desagradáveis.
      Outro detalhe importante é que se não dominas o Russo complica mais, pois quase nulo é o inglês deles.
      E você não vai se arrepender de conhecer, o lugar dispensa comentários!

  4. Cinthia Horimi

    Olá Camila, as informações do seu blog foram muito úteis, agradeço muito. Mas gostaria de saber se eu comprar a passagem de ônibus de São Petersburgo para Helsinque via internet, o procedimento é igual no Brasil. Se eu tenho que ir no escritório da Lux Express e trocar a passagem. Você já fez esse trajeto?

    • Camila Navarro

      Cinthia, como fiz essa viagem há alguns anos, não sei te dizer como são os procedimentos hoje. Provavelmente estão mais modernos. Fique atento às informações no site da empresa na hora de comprar a passagem. Você vai fazer esse trajeto de ônibus? Eu fiz de trem.

  5. Olá! Vc tem uma dica sobre qual lado do ônibus se tem uma vista mais bonita ?

  6. Olá Camila,

    Irei para a Estônia ano que vem, e um dos países que eu estava pensando em incluir no meu roteiro é a Rússia. Eu só gostaria de um esclarecimento seu referente a imigração. É tranquilo sair da União Européia (e do Espaço Schengen) para a Rússia (que não faz parte de nenhum deles) para depois voltar a Estonia? Estava pensando em ficar apenas uns 2 ou 3 dias em São Petersburgo, e estou com medo de sair da Estônia e acabando ser proibida de voltar pois saí do espaço da UE. Eu ainda vou contactar as devidas embaixadas e consulados, mas gostaria de saber mais sobre a sua experiência, se você teve algum problema ou algo do tipo. Obrigada!

    • Camila Navarro

      Duda, foi o que fiz. Fui da Finlândia para a Rússia e então para a Estônia. Também já fiz isso indo da Itália para a Geórgia e retornando à Itália. Não há problema nenhum.

  7. Nossa que artigo bom,gostei muito.
    vou recomendar para as amigas

  8. Ola camila! Eu vou de st. peter a tallin e meu onibus sai a noite! depois que li teu post fiquei com medo! vou agora em agosto e nao achei q fosse perigoso!! Vi no site da Lux que a rua é OBVODNOVO KANALA, é perto dessa praça que vc relatou entao??Pq tem 2 terminais em st. peter ne??o baltico e o central.
    Obrigada desde ja
    Renata

    • Renata, é o mesmo lugar sim. Eu não me sentiria segura pelo que comentei, por pegarmos o ônibus na rua e não dentro de um terminal. Não sei se o lugar não é realmente seguro, foi mais um impressão, mas posso estar enganada. Dê uma olhada no Google Street View para se familiarizar com o lugar (o escritório da Lux Express tá marcado no mapa, fica na Mitrofanyevskoye), assim você não sai da estação de metrô perdida sem saber pra onde ir.

  9. Renato Pozzobon

    Pretendo visitar os países bálticos e não sei por onde começar e o que ver.
    Alguma sugestão de roteiro?
    Grato

  10. Camilal, você fez de ônibus Tallinn /São Petersburgo. BEm… como é o procedimento na fronteira? Complicado? Dá para a gente se entender no meio da língua deles lá na Alfândega.? Estou adorando seu blog. Muitas dicas boas. Você parece ser uma pessoa muito versátil, desenrolada e viajada. Parabéns!! Obrigada

    • Vera, foi tranquilo. Descemos com as bagagens dos ônibus e fomos para a fila. É só olhar os outros passageiros para entender o que tem que fazer. Não entendemos nada da língua deles, mas também não foi preciso. Carimbaram nossos passaportes e só.

  11. ola Camila, seu a Kelly, parabens pelo Blog! Fantastico!! ja esta me ajudando..gostaria de saber se vc sabe se existe trem que vá de Vilnius ou Kaunas ate Varsovia? sera meu destino nas prox ferias e estou preocupada! vc pode me dar alguma dica?

  12. Olá Camila! Parabéns pelo site, estou gostando muito dos seus relatos, e este me fez realmente querer conhecer os países bálticos, pois já flertava com eles há algum tempo. Tenho uma dúvida sobre essa futura viagem que quero fazer, todos esses países fazem parte da União Européia não é? Foi tranquilo passar pela imigração neles?
    Obrigado.

    • Eles fazem parte da União Europeia, sim! A Estônia e a Letônia já até adotaram o euro! Entre os países bálticos o trânsito é livre. Só na entrada da Estônia, vindo da Rússia, é que passamos pela imigração. Só foi chato por termos que descer do ônibus com a bagagem, mas foi tranquilo também.

  13. Claudio Pareto

    Se a ida para St Petersburgo vale a pena, como você dividiria o tempo? De 4 a 5 dias para St Peters e alguma destas 3 cidades merece um período de 3 dias ficando as outras com 2 dias? Obrigado pelas respostas futuras.

  14. Claudio Pareto

    … para a Rússia? (faltou isso…)

  15. Claudio Pareto

    Camila. Li todas as tuas dicas. Me parecem muito úteis. Gostaria de saber se para os 3 Países Bálticos vistos são necessários para Brasileiros e da Comunidade Européia. Como tenho 11 dias (líquidos – excluindo o deslocamento do Brasil para lá e a volta) para viajar, você acha que posso incluir St Petersburgo neste roteiro? E por último, precisa-se de visto para Brasileiros e EU?

    • Claudio, eu não sei nada sobre o visto para europeus, mas os brasileiros são dispensados do visto para os países bálticos e para a Rússia (desde 2011). São Petersburgo merece no mínimo uns 4 dias e as capitais do báltico 2 ou 3, dependendo do que você deseja fazer (se vai visitar cidades do interior ou não). Nos posts específicos de cada cidade eu costumo falar quanto tempo fiquei em cada uma, então dá para você ter uma idéia do que. Depois é colocar no papel incluindo os deslocamentos para saber se seu tempo é suficiente. Me parece que sim, mas só mesmo olhando o horário dos transportes para ter certeza.

  16. Felipe Amorim de Albuquerque

    Obrigado pelo link deste post. Isso que fiz, pesquisei o trajeto de St Petersburg para Tallinn de avião e também pesquisei de ônibus, e acabei comprando a passagem para o trecho no site, bem organizado e em inglês, e passagens com preços legais também! Optei por um bus q vai sair de St Peters as 7:15am, chegando em Tallinn por volta das 1pm. Vou até escrever para a empresa, para saber se há internet neste bus. Já é um passatempo para a viagem, fora apreciar a vista pela janela :)
    Mal espero para iniciar a minha viagem!
    Valeu por todas as dicas Camila!

  17. IVANILDO JOSÉ DA SILVA

    Camila, eu, minha esposa e filha (11 anos) mais um casal de amigos vamos em agosto fazer um tour no norte da europa..Começaremos por Moscou e depois percorremos São Petersburgo, Tallinn, Parnu, Riga, Vilnius, Varsóvia, Auschiwitz, Praga e finalizando em Berlim.1. Desejo saber se existe agencia de carros que alugue em São Petersburgo pra gente devolver em Berlim? 2. Quanto tempo é ideal pra ver estas cidades.? Estamos tentando fazer entre 6 e 8 dias. Qual o tempo suficiente pra gastar em cada cidade? 3. Meu amigo fala alemão. Resolve o problema da comunicação ou tem que ser o Inglês? Os seus relatos de viagem são ótimos, nos deixa tranquilos e seguros de fazermos uma boa viagem. Obrigado pela atenção. Um abraço viajante.

    • Ivanildo, sobre o aluguel de carro eu não sei te responder porque viajei de trem e de ônibus pela região. Como A Rússia não faz parte da União Européia, imagino que pode ser um pouco mais complicado. Talvez seja melhor você alugar o carro depois que sair de lá.

      Não entendi bem quantos dias você tem disponível para essa viagem. Seriam 8 dias para fazer todo esse roteiro a partir da Rússsia? Acho que uma semana seria o tempo ideal para Estônia. Letônia e Lituânia, com uns dois dias para cada capital. Não conheço os outros países, mas sei que Berlim, por exemplo, é uma cidade cheia de atrações e eu reservaria pelo menos uns três dias para ela. São Petersburgo e Moscou também exigem muitos dias e eu não conseguiria visitar todos esses lugares que você planeja com menos de um mês. Pra você ter uma idéia, o meu roteiro pelo norte da Europa, com bem menos paradas, foi feito em 24 dias.

      Em alguns lugares, como Moscou, nem mesmo o inglês salva. Lá a maioria das pessoas só fala russo mesmo e no interior dos outros países imagino que também só falam a língua local. Mas não acho que isso seja um verdadeiro problema. Com um bom planejamento e muito bom humor a gente consegue se virar em qualquer lugar, mesmo que na base da mímica. ;-)

  18. Como funciona com as bagagens? Nos onibus tem lugar para colocar malas?
    Obrigada.

  19. Julias_machado

    então em riga, letónia, não há metro??? Somente onibus? Obrigada

    • Julias, não há metrô, mas não acho que os turistas sintam falta dele por lá. Riga tem cerca de 700 mil habitantes e a parte turística pode ser percorrida a pé facilmente. Além disso, os terminais de ônibus e trem são centrais, o que facilita bastante o deslocamento para outras cidades/países (fomos a pé para ambos).

  20. Julias_machado

    Em riga, são trens, onibus e metro??? Quais são os meios? Fiquei confusa!!!

  21. parabéns pela precisão de suas informações. Eu buscava em vários sítios indicação de transporte entre as capitais dos países bálticos e só no seu obtive uma resposta clara.

  22. Vou experimentar as viagens de autocarro ( mais longas!) agora, entre Praga e Karlovy Vary, porque não há grandes opções de comboio!… mas realmente em algumas ocasiões pode até ser a melhor ideia… vou anotar para os Países Balticos! beijos

    • Margarida, eu adoro viajar de carro! Principalmente quando as estradas são boas e cercadas de lindas paisagens! Aposto que a sua viagem vai te render um monte de paradinhas espetaculares. ;-)

      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.