Vecrīga – A Cidade Antiga de Riga

RigaApesar da proximidade geográfica, os Países Bálticos não são homogêneos como tendemos a pensar. Há muitas diferenças culturais e arquitetônicas bastante perceptíveis em suas capitais e até por isso é difícil compará-las. Tivemos experiências e sensações bem diferentes em cada uma delas. Enquanto Tallinn nos cativou com suas construções medievais e seu clima de cidade pequena, mesmo com a enorme quantidade de turistas, Riga me pareceu ter mais cara de cidade grande.

Riga é mesmo a maior cidade dos Países Bálticos, o que não significa trânsito caótico ou arranha-céus, mas sim um ar mais cosmopolita. A causa pode ser uma característica peculiar de sua população: os letões são minoria em sua própria capital.  Apenas em 2006 eles ultrapassaram o número de russos, que vem diminuindo desde a independência do país. A emigração e a baixa natalidade têm causado o declínio da população, hoje com cerca de 700 mil habitantes. Além disso, a cidade parecia ter poucos turistas  e ver as pessoas em suas atividades normais deixava tudo com um jeito mais “real”.

Riga

Mas nem por isso o turista não encontra seu lugar. Muito pelo contrário! O centro histórico, chamado Vecrīga, é mais um daqueles recantos perfeitos para se conhecer a pé, andando sem rumo. As casinhas coloridas são um deleite para os olhos e as ruelas tortuosas são conectadas por  diversas praças. A mais charmosa delas talvez seja Livu Laukums, cercada de lindos prédios. Sem contar as ruas nas proximidades com cara de conto de fadas.

Livu Laukums

Livu Laukums

Tirgoņu iela

Um ótimo ponto de partida para um passeio é a Praça da Prefeitura (Rātslaukums). É lá que fica a atração mais famosa e bonita de Riga, a Casa dos Cabeças Negras (Melngalvju nams), uma antiga confraria de comerciantes alemães. O nome deriva do santo padroeiro da sociedade: São Maurício, o primeiro santo cristão negro. A construção original é de 1344, mas na década de 40 a casa foi destruída completamente. Felizmente o projeto sobreviveu e uma réplica exata da casa foi construída para celebrar os 800 anos de Riga, comemorados em 2001.

A Casa dos Cabeças Negras

A Casa dos Cabeças Negras

Quase em frente, do outro lado da praça, fica a Prefeitura de Riga, também reconstruída praticamente do zero há poucos anos. Entre as duas construções ergue-se uma estátua do santo padroeiro de Riga, ou melhor, uma réplica dela, já que a original encontra-se na Igreja de São Pedro, na praça contígua que leva seu nome.

Prefeitura de Riga

A Igreja Luterana de São Pedro (Pētera baznīca) é uma das construções mais antigas de Riga, com  cerca de 800 anos, apesar das restaurações, reconstruções e remendos que sofreu nos séculos seguintes. Uma das últimas reformas ocorreu na década de 70, quando foi instalado um elevador que dá acesso à torre, a 72 m de altura. De lá é possível ter uma ótima vista da cidade, que nós, infelizmente, não conhecemos. Depois de pagar 2€ para ter uma experiência semelhante em Tallinn, achamos que o valor de 2 Lats (cerca de R$ 7,00) cobrados em Riga estava muito inflacionado e deixamos para lá. Pura pão-duragem, eu sei! Mas, pensando bem agora, até que o preço mais caro em Riga faz sentido, já que em Tallinn não há elevador! ;-)

Igreja Luterana de São Pedro

Igreja Luterana de São Pedro Igreja Luterana de São Pedro

Riga tem várias igrejas e o estilo da maioria delas me deixou intrigada. Primeiro porque elas costumam ter uns formatos meio estranhos e às vezes é difícil acreditar que a construção que você vê de frente é a mesma olhando de lado ou na parte de trás. Um exemplo é a Igreja de São João, cuja torre destoa totalmente do “corpo” da construção. Sua origem remonta ao século XIII, mas as alterações posteriores fizeram com que ela virasse uma mistura de estilos Gótico, Renascentista e Barroco. Isso é o que estava escrito no guia. Como eu não entendo nada de arquitetura, acreditei…

Igreja de São João

Outras duas construções chamam atenção no centro histórico: a Casa de Mentzendorff e os Três Irmãos.  A primeira era a residência de um rico comerciante do século XVII e hoje abriga uma parte do Museu de História e Navegação de Riga. Já os Três Irmãos são três casas de pedra que representam diferentes estilos arquitetônicos que Riga ostentou ao longo dos séculos. A branca, construída há mais de 600 anos, é a mais antiga. A do meio é a mais nova.

Casa de MentzendorffTrês Irmãos

Voltando para a Praça da Prefeitura, encontramos o Museu da Ocupação da Letônia,  localizado em uma antiga construção da era soviética. O museu retrata os períodos de ocupação soviética e nazista na Letônia entre 1940 e 1991 e, de certa forma, conta a história de todos os Países Bálticos (foi  lá que eu aprendi muito coisa que contei aqui). É muito triste e emocionante, mas imperdível. A entrada é gratuita, mas duvido que alguém saia de lá sem deixar uma doação.

Museu da Ocupação da Letônia

Saindo de lá rumo ao Rio Daugava, há uma polêmica estátua erguida em 1970 para homenagear os fuzileiros letões do Exército Vermelho. Muitos dizem que a estátua é um símbolo do antigo regime comunista e que por isso deveria ser destruída. Controvérsias a parte, a estátua continua lá, ao lado do Museu da Ocupação, e elas são duas das poucas construções do período de ocupação mantidas na cidade.

Fuzileiros Vermelhos da Letônia

Rio Daugava

Já no finalzinho na cidade antiga (ou seria seu início?) há o pouco que restou da antiga muralha de defesa da cidade. O Portão Sueco (Zviedru Varti), construído em 1698, durante o período de domínio da Suécia, é a única porta de entrada que permanece de pé. Um pedaço de muro foi reconstruído e uma única torre resistiu às guerras medievais e aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Portão SuecoTorre de Riga

Muralha de Riga

Muralha de Riga

Apesar de linda, não é por causa de Vecrīga que Riga é famosa. O grande destaque fica por conta de um estilo um pouco mais recente: a cidade tem o maior número de edifícios Art Nouveau do mundo! Mas, como já falou demais por hoje, esse assunto fica para o próximo post!

13 Comments

  1. Thiago Oliveira

    Graças aos seus relatos tive a curiosidade de ir conhecer essa excêntrica, e imensamente bela, cidade famosa pela sua arquitetura. Perambulando por Vecriga tive a sensação de estar participando de uma exposição de arte a céu aberto! Por inúmeras vezes tropeçava em pessoas, postes e toda a sorte de obstáculo por ficar olhando para os belos detalhes dos prédios ao meu redor. Cidade mais que recomendada!

  2. Riga é uma cidade fantástica, adorei conhecê-la, realmente é uma pérola do Báltico.

  3. Acho legal compartilhar esse artigo também, sobre como funciona a vida noturna em Riga para homens solteiros que resolvem explorar a Letônia! :)
    http://viajanteanonimo.com/riga-a-cidade-onde-todas-mulheres-te-querem

  4. Hoje tive a árdua sorte de encontrar seu blog, que como poucos exprime a essência de uma viagem com uma verdade tão grande que chega a ser apaixonante. Encontrei agrupado aqui as mesmas dicas que encontrei separadamente em outros 4 blogs. Fica registrado meus parabéns pela escrita, pela história e pelas valiosas dicas. Não à toa, já nos favoritos, no fb e no topo da lista nas dicas pros amigos! ;)

  5. Boia Paulista

    Oi, Camila. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos,
    Bóia

  6. Tenho uma fascinação pelos países bálticos, acho tudo lindo! Aguardo as fotos da arquitetura Art Nouveau, uma das minhas preferidas!

    • Milena, então depois do próximo post você passa aqui para ver se eu não falei bobeira? Porque eu adoro viajar e ver prédios antigos, mas não sei nem diferenciar os estilos arquitetônicos. Como todos falam que os lindos prédios de Riga são Art Nouveau, eu acreditei. ;-)

  7. Bruno Cardoso

    Gostei da sua descrição pormenorizada e simultaneamente rápida do centro histórico de Riga. Mas, ainda assim, Tallinn me pareceu, justamente pelas fotos, mais pitoresca e recatada. E por isso me impressionou mais. A art noveau de Riga realmente é muito comentada mundialmente. As agências aqui em Portugal vendem muito essa informação no pacote. Vamos aguardar o post seguinte. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.