Quinta da Regaleira

Quinta da RegaleiraA Quinta da Regaleira é uma daquelas atrações difíceis de se definir. Sei que corro o risco de estar perpetuando um verdadeiro clichê, mas tenho que dizer que é um lugar mágico. Eu não sabia bem o que esperar quando cheguei lá e, com o mapa nas mãos, começamos a explorar seus prédios e jardins, ainda encharcados pela chuva que acabara de cair. Em pouco tempo voltamos a ser crianças. Tudo naquele lugar parecia aguçar os sentidos. O tempo fechado ajudava a criar um clima de mistério, ainda mais que poucas pessoas se aventuraram a visitar a Quinta com aquele mau tempo. A mata fechada não nos deixava avistar o que encontraríamos pela frente e cada caminhada nos rendia uma nova descoberta.

Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira

O  idealizador da Quinta da Regaleira como a vemos hoje foi António Augusto Carvalho Monteiro, filhos de pais portugueses, mas (imaginem só!) brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1850. Carvalho Monteiro era herdeiro de uma grande fortuna, que soube multiplicar. Ele era bibliófilo e colecionador e tido como um homem de grande cultura. A Quinta da Regaleira é repleta de simbolismos que refletem suas ideologias e interesses, dentre eles a maçonaria e o monarquismo. O arquiteto responsável pelas obras foi o italiano Luigi Manini, que trabalhou na construção da Quinta durante 14 anos.

Quinta da RegaleiraQuinta da Regaleira

Começamos o passeio pelo Palácio da Regaleira, a casa de veraneio da família Carvalho Monteiro.  Os cômodos são decorados em uma variedade de estilos inspirados nos períodos manuelino, renascentista e barroco que evocam a época dos descobrimentos portugueses. Dentro dele há algumas exposições, inclusive sobre a construção da Quinta, mas nós estávamos com medo da chuva e preferimos aproveitar os jardins, passando bem rápido pelo palácio.

Palácio da Regaleira

Palácio da Regaleira

Palácio da RegaleiraPalácio da Regaleira

Mas  não foi nem preciso ficar com peso na consciência, pois a melhor parte do passeio fica mesmo ao ar livre. As construções, emolduradas pela vegetação ao seu redor, parecem ter saído diretamente das páginas de um livro de contos de fadas, o que combina bastante com Sintra. Não há uma ordem certa a se seguir, até porque os caminhos não são lineares, mas é bom ficar de olho no mapa para não perder nenhum cantinho, pois todos revelam alguma surpresa. A começar pela linda Capela da Quinta da Regaleira, em estilo neomanuelino, bem típico do romantismo português. Uma passagem subterrânea liga a cripta da capela ao palácio.

Capela da Quinta da Regaleira

Capela da Quinta da RegaleiraCapela da Quinta da Regaleira

Nos pontos mais altos e com o auxílio de algumas torres que se erguem na paisagem, é possível ter uma boa vista do restante da Quinta da Regaleira e até mesmo de Sintra e arredores, do Castelo dos Mouros e do Palácio da Pena.

Torre da RegaleiraQuinta da Regaleira

Sintra

Palácio da PenaCastelo dos Mouros

Num dia de sol o passeio com certeza teria sido mais agradável e bonito e poderíamos ter parado para aproveitar melhor tudo ao nosso redor. Não pudemos nem mesmo nos sentar nos inúmeros bancos espalhados pelo caminho, mas não dá para negar que o clima chuvoso dava uma aura ainda mais misteriosa e charmosa ao lugar.

Portal dos Guardiães

Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira

A grande surpresa aconteceu quando chegamos ao Poço Iniciático e descobrimos o trajeto subterrâneo que liga vários pontos da Quinta da Regaleira. Confesso que eu achei que era o maior programa de índio inventar de descer aquelas escadas de pedras com tudo molhado, mas ainda bem que o Eduardo insistiu e me convenceu, pois foi a melhor parte do passeio!

Poço Iniciático

Poço Iniciático

Poço Imperfeito

O percurso subterrâneo conecta alguns pontos da Quinta da Regaleira através de túneis em que muitas vezes não se enxerga nada. Não seguimos a dica da Patricia de levar uma lanterna, mas nos viramos até bem com a luz do celular. Só não deu para tirar boas fotos lá dentro, mas também nem havia muito o que mostrar. As imagens mais legais apareciam mesmo quando alcançávamos a luz no fim dos túneis, literalmente. ;-)

Lago da CascataLago da Cascata

Lago da Cascata

Túneis na Quinta da RegaleiraTúneis na Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira

Não dá para descrever em palavra a experiência na Quinta da Regaleira e as fotos também não conseguem representar a magia do lugar. Ainda bem, pois assim você poderá se surpreender tanto quanto eu quando chegar lá!

Quinta da Regaleira

Fonte da Regaleira

Quinta da RegaleiraQuinta da Regaleira

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Site oficial: www.regaleira.pt

Horário de Funcionamento:

  • Das 10h às 17h , em janeiro, novembro e dezembro
  • Das 10h às 18h , em fevereiro, março e outubro
  • Das 10h às 19h , de abril a setembro
  • Fechado apenas nos dias 24 e 25 de dezembro

Entrada: 6 € para adultos (Consulte outras opções aqui)

Fotografia: Permitida, mas sem flash no interior das grutas, Palácio e Capela.

Serviços: Guarda-volumes e cafeteria/restaurante.

Tempo de Visita: No mínimo duas horas. Foi o tempo que passamos lá, mas acho que num dia menos chuvoso teríamos prolongado nossa visita.

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

19 Comments

  1. Estou adorando seu site. Vou a Portugal em 2016 e já estou fazendo a programação e depois de ver essas imagens já mudei o roteiro, Sintra vai ter um dia só para ela. Adorei esse lugar.Tem que subir de novo pelo mesmo lugar, as escadas ou seguer adiante? Um abraço, beijos

    • Que bom, Therezinha! Sintra merece mesmo que a gente passe pelo menos uma noite lá!

      A escada da qual você fala é a do poço? Você pode subir de volta ou percorrer os túneis. Recomendo que você escolha a última opção! =)

  2. Marina Vidigal Brandileone

    Ah… para a @wanessalima:disqus ver que de terror não tem nada, a Quinta das Regaleiras num dia de sol: http://ideiasnamala.com/2011/11/18/sintra-um-passeio-pela-historia-de-portugal-a-40-minutos-de-lisboa/

  3. Marina Vidigal Brandileone

    Um dos meus lugares preferidos em Portugal! Dá para se sentir dentro das páginas de um livro, não? Louca pra voltar com o Gustavo.

  4. Estive este ano de férias em Sintra e não fui a este sítio (e arrependo-me). Tenho de lá voltar!!! :)

  5. Carla Portilho

    As fotos ficaram tão lindas com essa atmosfera sombria… Acho que realmente combinou com o lugar – e nem consigo imaginar como ficariam em um dia de sol!

  6. é um dos locais mais incríveis que já conheci! mas no fundo, em Sintra, é exactamente um bom exemplo das boas surpresas que se podem encontrar em Sintra!

  7. Wanessa Lima

    Camila, pelas suas fotos, achei mesmo que o lugar parece cenário de um livro, mas nao de contos de fadas, e sim de terror! Rsrsrs Acho que o tempo nublado contribuiu para a impressão de castelo assombrado. Fiquei c muita vontade de visitar a quinta. Fui mais uma que fez bate volta a Sintra e voltei querendo ir de novo (acho até q teria gostado mais da cidade se tivesse ido sem pressa).

    • Wanessa, mas todo conto de fadas sempre tem um lado mais sombrio antes do final feliz, né? O palácio tinha mesmo cara de filme de terror, ainda mais com as nuvens negras ao redor, mas o restante da Regaleira é pura magia! Imagino que num dia de sol a cara de filme de terror vá embora! ;-)

  8. Não visitei a Regaleira pq não dá pra ver tudo em Sintra em um dia (e eu cometi o erro de fazer um bate-volta), e só não me desespero pq sei que vou usar isso como desculpa pra voltar. Adorei o post!

  9. Camila Torres

    Eu adorei este lugar! Me senti num filme do Indiana Jones :)

  10. Lu Malheiros

    Adorei! Também não sei se desceria esse caminho do poço não, mas que bom que vocês foram!
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.