198 Livros: Espanha – A Sombra do Vento

198 Livros - Espanha Quanto divulguei que havia sorteado a Espanha, tanta gente me indicou o mesmo livro que eu não pude ignorá-lo. Na verdade, já haviam me falado dele no início do projeto. E não foi uma só pessoa. Fiquei curiosa para saber que história era essa que despertava tanta paixão e foi assim que A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, se tornou o 30º representante do 198 Livros. Confesso que costumo ter problemas com best sellers e uma certa tendência a implicar com eles, então eu imaginava que esse seria um caso de amor ou ódio. Não cheguei a nenhum dos extremos, mas, felizmente, meu sentimento passou bem longe do ódio.

A Sombra do Vento começa na Barcelona pós-guerra, em 1945. Há um clima sombrio na cidade, um sofrimento velado, uma dor que todos conhecem, mas não são capazes de expressar. Além dos horrores recentes da guerra, há a opressão da ditadura em vigor que permite que muitas injustiças aconteçam. Uma madrugada desse ano é marcante para Daniel, que então tem 10 anos, ou quase onze, como ele costuma dizer: ele acorda aos gritos sem conseguir se lembrar do rosto da mãe falecida. Nessa hora seu pai decide que é o momento de lhe apresentar o Cemitério dos Livros Esquecidos, um lugar ao qual poucas pessoas têm acesso e onde ficam guardados os livros abandonados. Cada livro dessa biblioteca está à espera que alguém lhe devolva a vida. Acho que a fala do pai de Daniel nesse momento já conquista os apaixonados pela leitura:

“Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte. Neste lugar, os livros de que já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando chegar um dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito.”

Se você está lendo esse post, provavelmente é uma apaixonado por livros, como eu, então me diz se também não ficou doido para conhecer um lugar mágico  como esse? A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

O pai diz a Daniel que em sua primeira visita ao Cemitério dos Livros Esquecidos ele deve escolher um exemplar dentre os milhares e adotá-lo, garantindo que ele permaneça sempre vivo. E Daniel se sente atraído por um livro até então para ele desconhecido: A Sombra do Vento, escrito por seu conterrâneo Julián Carax.

Naquele dia mágico, Daniel mergulha na história de Julián Carax. As páginas do livro o enfeitiçam e ele vara a noite lendo (vai dizer que você nunca fez isso?). Ao terminar, ele está determinado a conhecer a vida do autor e a ler todas as suas obras. Seu pai, um livreiro, nunca havia ouvido falar de Julián Carax. Ele então leva Daniel para conversar com outro livreiro, o rico e excêntrico Gustavo Barceló, que imediatamente se interessa pelo livro. Como Daniel se recusa a vender A Sombra do Vento, Barceló pede para que ele o leve até sua casa para que possa estudá-lo melhor e é então que Daniel conhece sua sobrinha Clara Barceló, uma garota cega que também é fascinada por Julián Carax (mas não tão garota, já que ela tem o dobro de sua idade). E assim surge a primeira paixão de Daniel, ou melhor, suas duas obsessões que se arrastarão ao longo dos anos: Clara Barceló e o mistério em torno de Julián Carax.

Parece que estou contando muito, mas tudo isso acontece ainda nas primeiras páginas. A história se desenvolve rapidamente no início, dá uma desacelerada no meio e os maiores mistérios são desvendados em poucos parágrafos já no final. Não foi nada difícil ler as quase 500 páginas do livro. Há bastante mistério (apesar de o autor prometer mais do que entrega*), o universo do livro é fascinante e a leitura é super gostosa. Não li o original, mas acredito que a tradutora tenha feito um ótimo trabalho. A chance de que os leitores façam como Daniel e passem a noite em claro envolvidos com a história é bem grande!

* Já aviso que esse parágrafo é puro spoiler, então quem ainda não leu o livro deve parar por aqui! Quando digo que o autor promete mais do que entrega, é porque há insinuações no livro que não se confirmam. Algumas vezes é mencionada uma suposta semelhança entre Daniel e Julian e seria esse o motivo da afeição do escritor pelo menino, o que leva a crer que há uma espécie de ciclo a ser quebrado, mas suas histórias são muito diferentes. Ao contrário de Julian, Daniel cresceu cercado de amor. A única semelhança é terem se apaixonado pela irmã do amigo, mas mesmo nesse ponto não dá para comparar, pois a relação de Daniel e Béa nunca esteve condenada como a de Julian e Penélope. O papel de Clara também não ficou óbvio para mim. Daniel passa anos obcecado por ela, mas desse amor juvenil nada sobra. Parecia haver algum mistério em torno dela (cheguei a pensar que Clara seria filha de Carax), mas no fim das contas seu papel foi irrelevante. Mas isso é tudo detalhe e talvez seja só a minha implicância com best sellers falando mais alto. Ou quem sabe uma pequena provocação para ver o que os fãs do livro irão dizer? ;-)

A Sombra do Vento foi publicado originalmente em espanhol, em 2001, e no Brasil em 2007, pela Editora Suma de Letras. A tradução é de Marcia Ribas.

Mais alguns livros de autores espanhóis:

  • En la Orilla, Rafael Chirbes
  • A História do Rei Transparente, Rosa Montero

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

18 Comments

  1. Gente, eu amei esse livro! Mesmo quando tinha que largá-lo, minha alma continuava em Barcelona! Não vejo a hora de conhecer a cidade ao vivo!

  2. Lucimara Busch

    Ufa Camila! Acabei! To sem fôlego! Achei a leitura um espetáculo! Surpreendente! Concordo que ficaram umas coisas perdidas, uns pedacinhos faltando, mas a obra é fantástica! Eu to é gostando cada dia mais dessa brincadeira :)

  3. Marina Vidigal Brandileone

    Resolvi pular alguns para ler algo que não fosse em inglês e que boa escolha! Estou absolutamente apaixonada pelo livro! :) volto aqui. Quando acabar

    • Que bom que está gostando, Marina! E eu também procuro respirar entre os livros em inglês. Às vezes cansa, né?

      • Lucimara Busch

        Camila, esse eu já tenho também. Essa semana eu parei pra ler um livro fora do projeto, rsrs, porque estava curiosa. Mas hoje mesmo devo começar a ler a Sombra do Vento! :)

        • Ah, Lucimara, só eu mesmo que não tô lendo mais nada fora do projeto. rsrs

          • Lucimara Busch

            E eu fico angustiada, querendo mais tempo pra ler tudo, e não dá, rsrs. Mas um dia, eu acabo o projeto! Quando estiver bem velhinha hehe.
            Logo vou terminar a sombra do vento, que estou amando…

  4. Marcelo (Álbum de Viagens)

    Camila,

    Um livro excelente. Li pouco depois de visitar Barcelona, o que tornou a leitura ainda mais saborosa. A sua continuação, “O Prisoneiro do Céu”, também vale a pena, focando no passado misterioso de Fermín, o amigo de Daniel.

  5. Camila, já escolheu o da Inglaterra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.