Pão de queijaria? BH tem!

Pão de QueijariaHá algumas semanas, passeando pela Savassi, o nome de um novo estabelecimento me chamou atenção: A Pão de Queijaria. Para uma viciada em pão de queijo como eu, era um verdadeiro imã. Eu tinha acabado de almoçar, então não entrei, mas não sosseguei enquanto não voltei para conferir o cardápio. De lá para cá, pipocaram por jornais, blogs e revistas reportagens sobre o “fenômeno” das pão de queijarias em Belo Horizonte. É que nos últimos meses foram abertas aqui 3 lojas especializadas em pão de queijo. O que também chama atenção é que os nomes são bem parecidos. Temos A Pão de QueijariaPão de Queijaria e Pãodequeijeria. Parece que essa questão dos nomes já foi parar na justiça, mas acho que a coincidência acabou rendendo uma propaganda indireta para todas.

Pensando bem, até que demoraram a aparecer casas dedicadas à iguaria preferida dos mineiros. Lugares com ótimos pães de queijo sempre existiram, mas agora ele ganhou o status que merece. Eu não perdi tempo e me propus a conhecer as novas lojas para mostrar tudo aqui. Só para deixar os leitores do blog informados, é claro!  ;-)

A PÃO DE QUEIJARIA

A loja é pequena, com poucas mesas, e o ambiente é todo moderninho, tipo um bar descolado. A decoração é simples, mas cheia de detalhes, com uma identidade visual bem definida. Mas vamos ao que interessa: o cardápio! O pão de queijo é rei absoluto. Tem de queijo da Serra da Canastra, da Serra do Salitre, parmesão e gruyère. Puro ou recheado. Com recheio doce ou salgado. Os pães de queijo puros são menores (60 g) e vêm acompanhados por uma manteiga saborizada de café ou por creme de queijo Canastra. Cada um dos queijos é a estrela do pão de queijo do dia. Na primeira vez comi o pão de queijo de parmesão. Delicioso! E também um recheado: pão de queijo Salitre com requeijão e goiabada. Como goiabada com queijo é, na minha opinião, uma das melhores combinações de sabores do mundo, sou até suspeita para opinar sobre ele.

A Pão de QueijariaA Pão de Queijaria

A Pão de Queijaria

Pão de queijo de parmesãoPão de queijo com requeijão e goiabada

Gostei tanto que voltei para experimentar uma das opções vegetarianas: pão de queijo Canastra com queijo Minas e abobrinha. Confesso que eu estava curiosa e um pouco cética, mas adorei a mistura! Os pães de queijo recheados são maiores (100 g) e cada combinação tem seu pão de queijo específico. Eles podem ser acompanhados por polenta frita ou salada. Quero voltar com mais fome para experimentar a polenta. (Atualizando: voltei para experimentar a polenta e ela é deliciosa!) O pão de queijo com doce de leite também está na fila de espera.

pão de queijo Canastra com queijo Minas e abobrinha

No cardápio de bebidas há várias opções a base de café, além das bebidas tradicionais. Os preços são um pouco mais altos do que dos pães de queijo comuns, mas nada exagerado. E achei bem condizente com a qualidade, a localização e o atendimento. Isso é que importa, né? Talvez seja por isso que nunca vejo a loja vazia, principalmente no fim do dia. Você ainda pode levar os pães de queijo congelados para casa. Fica quase tão gostoso como um feito na hora e é super prático!

Cardápio A Pão de QueijariaCardápio A Pão de Queijaria

A Pão de Queijaria fica na Rua Antônio de Albuquerque, 856, Savassi. A loja abre de segunda a sábado, das 11h30 às 23h30 (fique de olho na página da A Pão de Queijaria no facebook pra ficar por dentro de alguma alteração de horário).

PÃODEQUEIJERIA

Atualização: Infelizmente a Pãodequeijeria fechou as portas. O post continua aqui apenas como lembrança. :-(

A Pãodequeijeria também é uma loja pequena, com apenas duas mesas, mas o estilo aqui é outro. O ambiente é super aconchegante, com cara de casa de vó, sabe? O pão de queijo é o carro chefe, mas há várias outras quitandas. Não sei o que você entende por quitanda, mas aqui em Minas Gerais são bolos, roscas e biscoitos caseiros, sabe? Na Pãodequeijeria tem sempre um ou dois bolos do dia. Quando fomos havia bolo de milho e de cenoura. É claro que experimentamos ambos. Há várias opções de recheio para o pão de queijo. Eu fui de comum e o Eduardo pegou o de pernil. Para acompanhar, um cafezinho coado. O típico café da manhã mineiro perfeito!

Pãodequeijeria

PãodequeijeriaPãodequeijeria

Pãodequeijeria

Pãodequeijeria

PãodequeijeriaPãodequeijeria

Na Pãodequeijeria dá para encontrar também vários produtos típicos mineiros. Os donos disseram que o foco deles são os produtos das cidades da Estrada Real. Até O Legítimo Rocambole de Lagoa Dourada você encontra por lá! Tem também pé de moleque de Piranguinho, mel de Santa Bárbara, doces em compota…. Dá para fazer a festa!

A Pãodequeijeria fica ficava na Rua Pium-í, 354, Cruzeiro.


Infelizmente não pude conferir a outra casa de pão de queijo, chamada Pão de Queijaria, pois ela só abre durante a semana (de segunda a sexta, da 7h às 19h). Como a região não faz parte do meu trajeto diário, acabou sendo impossível ir até lá. Se eu conseguir, atualizo o post, mas fica aqui o endereço: Rua Alvares Maciel, 441, Santa Efigênia.

Agora me diz: mineiro ou não, quem é que não ficou com água na boca depois desse post? Vem pra BH? Então trate de incluir uma pão de queijaria no seu roteiro! Ou várias, quem sabe? ;-)

18 Comments

  1. Tô aqui ansiosa pelo encontro e vim ver se encontrava alguma post sobre A Pão de Queijaria no teu blog. Amo pão de queijo e as fotos que vocês postam desse lugar sempre me deixam com água na boca! Tava querendo saber se tinha alguma opção de recheio sem carne e salgada e já vi que tem!! E melhor: ela fica bem pertinho do hotel onde vou ficar!!! Acho que vou voltar com uns quilinhos a mais… 😋

    • Laura, esse post já está até desatualizado. A Pão de Queijaria já aumentou de tamanho, ampliou o cardápio de ficou ainda melhor! Eles têm duas opções vegetarianas e as duas são deliciosas. Com certeza você vai adorar!

      • Legal, Camila!! Não vejo a hora de experimentar essas delícias!! Eu estava combinando com as gurias de almoçar lá na sexta, mas agora que ficamos sabendo que iremos conhecer A Pão de Queijaria no sábado, acho que vamos no Café com Letras, outra dica que pegamos aqui no teu blog. Aliás, nós já devoramos todos os teus posts de BH para definir o que fazer na sexta-feira. Hehehe
        Beijos e obrigada pelas dicas!!

  2. Sérgio Luis

    Esse trem é bom demais! Pão de queijo certamente é coisa dos deuses…
    E essa casa que fica do lado da Doces de Portugal

  3. Também sou apaixonada por pão de queijo! Quando fiz intercâmbio tive crises gravíssimas de abstinência! Kkkkkk! Adorei as dicas! Tudo pertinho de casa! Tenho que conferir =)!!!

  4. Liliana Stahr

    Camilaaaaaa!!
    Não faz isso com meu estomago!

    Quero ir a BH e fechar uma dessas só para mim! Que injusto comigo que estou tão longe dos pães de queijo… Eu pagava 10 libras no kilo do pão de queijo congelado aqui só porque era o melhor que já comi em Londres(e possivelmente um dos melhores que já provei na vida), pense no meu desespero. Quase o preço do kilo da alcatra! Sabe que um dia desses conheci uma gringa que foi ao Brasil, e ela tentava relembrar todos os lugares que visitou no país. Ela esqueceu o nome de Minas e disse “aquele estado que tem comida boa”. Identifiquei na hora: Minas gerais, e ela confirmou. Minha familia é mineira e pelo menos metade das minhas lembranças inclui um pouco da culinária mineira. Deu saudade agora!

  5. Carla Portilho

    A Pão de Queijaria fica na mesma rua do Café com Letras?!? No dia em que eu for de novo a BH vou ter sérias dificuldades para voltar pra casa, rsrsrs…

    • Isso mesmo, Carla! E do lado da Doces de Portugal! ;-)

      • Carla Portilho

        Meu Deus, ainda tem a Doces de Portugal!!! Ou seja, na próxima vez eu preciso de um hotel ali mesmo na Antônio de Albuquerque…

        • E é tudo pertinho da minha casa, pra você ver como sofro com essa vizinhança. rsrs O quarto de hóspedes está sempre à disposição! :-)

          • Carla Portilho

            Esse é o melhor sofrimento do mundo, Camila!!! ;-)

            E obrigada pela oferta do quarto de hóspedes – tenho um aqui à disposição dos amigos que quiserem vir visitar Nikity City também!

  6. Carolina Scotti

    Gente babei e já pensei em tentar abrir uma franquia !!!!!

    PS: adoro qd vc relata sobre as escolhas dos pratos de vcs… vc super vegetariana e o eduardo super carnivoro! acho uma graça!

    • Carol, eu li numa notícia que A Pão de Queijaria tem planos de expandir os negócios e franquia é uma das opções. Fica de olho!

      Por mim eu só mostrava os pratos vegetarianos, mas sei que a maioria das pessoas se interessa mais pelas escolhas do Eduardo. Fazer o quê, né? rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.