#EncontroBsB: Redescobrindo Brasília

EncontroBsBEu já tinha ido a Brasília duas vezes. A primeira foi em em 2009, quando fui visitar amigas que moram lá, e até rolou post aqui no blog. Em 2013 voltei, dessa vez com o Eduardo. Algumas lacunas foram preenchidas nessa segunda visita: a Catedral estava aberta, subi na Torre de TV, visitei o Lago Paranoá durante o dia, vi o show na Fonte Luminosa à noite. Após essas duas viagens eu já tinha me dado por satisfeita, afinal, já tinha feito o circuito turístico tradicional. Aí apareceu a Camilla Kafino com uns posts no blog Ensaios de Viagem que mostravam umas facetas de Brasília que eu nem imaginava que existiam. Eu estava doida para conhecer essa Brasília que ela mostrava e há vários meses já estava sendo discutida a ideia de um encontro de blogueiros em Brasília.

Eu conheci a Camilla em 2013, no #EncontroBH. (Falha grave: não escrevi post sobre esse encontro, mas a Renata tem um bem completinho no RêVivendo Viagens e eu acabei de reler para matar a saudade.) A delegação de Brasília marcou presença no encontro e desde aquela época a gente planejava retribuir a visita. Difícil era conseguir marcar a data, mas então em janeiro a Gol deu um empurrãozinho quando disponibilizou passagens para Brasília por míseras 4.801 milhas ida e volta a partir de diversas cidades. Eu vi essa barbada, anunciei no twitter e em poucas horas o #EncontroBsB já tinha quórum e data: no último fim de semana de abril, exatamente dois anos depois do encontro em BH. Feliz coincidência, né?

Brasília - Vista da Torre de TV

O encontro começou na sexta-feira, dia 24 de abril, mas o Eduardo e eu chegamos lá tarde e perdemos a abertura oficial do evento, que aconteceu num coquetel oferecido pela Air France e que todo mundo adorou. Nossa programação começou mesmo na manhã de sábado com a SuperQuadra Experience, um dos passeios oferecidos pela Experimente Brasília sobre o qual eu já tinha lido no Ensaios de Viagem e ficado doida para fazer.

O ponto de encontro foi a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, a primeira igreja de Brasília, construída em pagamento a uma promessa de Dona Sarah Kubitschek. Só de olhar a gente sabe que foi desenhada por Oscar Niemeyer, né?

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Igrejinha Nossa Senhora de FátimaIgrejinha Nossa Senhora de Fátima

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Eu fiquei completamente encantada por esse passeio, que é um walking tour pelo que pode ser chamado de centro histórico de Brasília. Começamos na 308 sul, a superquadra modelo projetada por Lúcio Costa e recheada de prédios de Niemeyer, obras de Athos Bulcão e jardins de Burle Marx. Lá a gente entende como Brasília foi planejada e qual era o conceito de moradia e de cidade pensado pelos criadores da cidade que se reflete até hoje na vida dos moradores do plano piloto. Nosso guia era um morador da superquadra, nasceu e cresceu ali, o que tornou o passeio ainda mais interessante.

Superquadra 308 SulRota SuperQuadra

Arquitetura brasiliense

Espelho d'água em Brasília

Propaganda nas ruas de Brasília

Minha visão sobre Brasília mudou após esse passeio. Foi ali que eu passei a admirar a ideia de Brasília como cidade e a entender sua criação. E foi legal sentir que, apesar de ser uma cidade tão nova, ela já tem uma forte identidade, ainda mais rica por ser uma mistura de tantas raças brasileiras. Andar pelas superquadras é muito diferente de andar pelo eixo monumental, mas ao mesmo tempo o que antes parecia desconexo passou a fazer sentido. A verdade é que pela primeira vez eu senti orgulho da nossa capital!

Arquitetura brasiliense

Rota SuperQuadra

Espaço Cultural Renato Russo

Arte de rua em Brasília

Ao fim do passeio, já na hora do almoço, andamos até o Mercado Municipal, onde havia feijoada ao som de samba, mas confesso que nessa hora demos uma escapadinha e fomos a um restaurante vegetariano.

Mercado Municipal

Após o almoço e antes do próximo passeio ainda deu tempo de passar em um local que eu ainda não conhecia: o Santuário Dom Bosco. Gente, que lugar lindo! Fiquei boquiaberta com aquelas paredes de vitrais! E ainda tivemos a sorte de ver o lustre se acender quando já estávamos quase indo embora.

Santuário Dom Bosco

Nossa próxima parada era no Lago Paranoá, onde a escuna Maria Maria nos aguardava para embarcarmos no Lago Sunset, a mais nova experiência oferecida pela Experimente Brasília. A estreia do passeio havia acontecido na tarde anterior com a parte do grupo que chegou para o #EncontroBsB mais cedo. Eles foram contemplados com um céu cor de rosa maravilhoso (dá uma olhadinha no vídeo da Alessandra pra ter uma ideia), mas nós não tivemos a mesma sorte. Tivemos foi o azar de pegar a maior chuva naquele fim de tarde. Ainda bem que a turma era boa e não deixou a peteca cair por causa de uma tempestade qualquer. ;-)

Lago Sunset - Experimente Brasília

Lago Sunset - Experimente Brasília

Lago Sunset - Experimente Brasília

Lago Sunset - Experimente Brasília

Lago Sunset - Experimente Brasília

Lago Sunset - Experimente Brasília

Após o passeio de barco já estávamos todos cansados, mas  o dia ainda não tinha acabado! À noite batemos ponto no pub O’Rilley para o show da banda Let It Beatles.  E com direito a participação especial da nossa anfitriã, a Camilla, no palco!

Show do Let It Beatles

O domingo começou cedo em frente à Torre de TV, de onde partimos para o passeio que pra mim foi o mais legal de todos: o Bike Tour da Experimente Brasília. Ele é apelidado #pedalenasnuvens porque usa as nuvenzinhas, bicicletas genuinamente brasilienses. Pedalar em Brasília é uma delícia, pois a cidade é super plana e cheia de ciclovias. No domingo, com pouco trânsito, é ainda melhor. Passamos pelos pontos turísticos tradicionais, mas de bike o ângulo era mais bonito!

Bike Tour - Pedalando nas nuvens

 

Bike Tour - Pedalando nas nuvens

Bike Tour - Pedalando nas nuvens

Bike Tour - Pedalando nas nuvens

Bike Tour - Pedalando nas nuvens

Foto: Camilla Kafino

Após o passeio voltamos para a Torre de TV, pois a programação da tarde era no mezanino da torre. Era, digamos, a parte séria do encontro, com palestras do Leonardo Marques (Melhores Destinos) e do Ricardo Freire (Viaje na Viagem), os donos dos maiores blogs de viagem do Brasil. Mas se o assunto é blogs e viagem tá mais pra um bate papo, né? Foi mais uma tarde deliciosa.

Palestra do Leonardo Marques - Melhores DestinosPalestra do Ricardo Freire - Viaje na Viagem

E aí, infelizmente, chegou a hora de voltar pra casa. Só posso falar por mim, mas tenho a impressão de que todos saíram de lá com o coração leve depois desse fim de semana super alto astral ao lado de pessoas tão bacanas! Não vejo a hora de desbravar outras cidades com essa turma. Mas pode também ser Brasília de novo, porque agora eu apaixonei! =)

EncontroBsB

Fotos e montagem: Alessandra Fratus – www.topensandoemviajar.com

 

O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós no Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experimente Brasília. Contou com os seguintes Blogs participantes:

A Fragata Surprise . Across the Universe . AnnaBeatrip . As Peripécias de Uma Flor
Blog da Glacy . Blog Viajando por Aí . Camelo Bike Tour . Colecionando Ímãs
Colecionando Viagens . De Uns Tempos pra Cá . Dicas e Roteiros de Viagens
Ensaios de Viagem . Espacinhos . Férias de Mochila . Guia Mundo Afora
Janela ou Corredor . Melhores Destinos . My Destination Anywhere
Na Muchila . Nathalia Depolo . Nerds Viajantes . Nós no Mundo . Olhar de Viajante
Outros Ares . RêVivendo Viagens . TipTrip Viagens . Tô Pensando em Viajar
Uma Senhora Viagem . Viagem Sem Frescura . Viagens da Mochilinha Gaúcha Viaggiando . Viajandinha . Viaje com a Flora

E o apoio dos seguintes parceiros:

EncontroBsB_parceirosSO

10 Comments

  1. Que bacana ver a turma do turismo se encantando pela cidade que amamos! Orgulho grande de ver Brasília se descobrindo e desabrochando 55 anos após sua inauguração. Torcemos para que todos os brasileiros possam ter essas experiências e que as mazelas da Esplanada dos Ministérios não ofusquem o brilho do restante de nossa querida cidade! Voltem sempre!

    • Brasília tem tudo para conquistar os turistas e mostrar que é muito, muito mais do que a gente vê todos os dias nos jornais. Eu com certeza voltarei! =)

  2. doladodeca.com

    Antes de me enfiar de verdade em todo universo de viagens e turismo sempre que me falavam “vai pra Brasília” eu falavaa “fazer o que lá?!” Hoje eu vejo o quanto a cidade tem a oferecer e em breve estarei desembarcando por lá. Muito legal o encontro de blogs, espero conseguir participar de algum no futuro próximo! Beijão!

    • A gente costuma ter esse preconceito em relação a Brasília mesmo, mas é muito bom descobrir que nossa capital é sim um destino turístico muito bacana! Quanto aos encontros, fique de olho no twitter que a movimentação costuma começar por lá! Beijos!

  3. Renata Campos

    Adorei seu post, Camila!!
    Realmente, depois de conhecer Brasília mais “a fundo” a gente passa sim a ter orgulho da cidade, né? Taí uma boa descrição.
    Lendo seu post, lembrei de algo e agora entendi porque choveu no passeio de vocês… VOCÊ está lá, uai!! A culpada por levar a chuva pra todos os lugares!! haha

  4. Camila, você não sabe como estou feliz em ler suas palavras. Já sabia que vocês tinham gostado, mas é lindo a forma como você pasosu a ver essa minha cidade tão querida. Volte sempre, volte quantas vezes quiser, seu cantinho está lá te esperando, cheio de gatinhos :)

  5. Juliana Tavares

    Olha, eu ainda não conheço Brasília. Confesso que tinha um certo “pré conceito” em relação a cidade, mas depois de ler o seu relato fiquei super animada, mostrou uma Brasília diferente daquela que estamos acostumados.

    • Juliana, acho que isso é normal, pois a gente acaba associando Brasília a política, né? E isso que foi legal, ter a chance de conhecer a cidade que vai além disso, ver como as pessoas vivem, como é a dinâmica da cidade e tal. Descobri que Brasília ter um super potencial turístico ainda não explorado pela maioria das pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.