Art Nouveau em Varna, uma surpresa

Eu não tinha muitas expectativas em relação a Varna. Ela entrou no roteiro por ter sido possível voar de Tirana para lá, mas achamos legal porque teríamos a chance de conhecer o Mar Negro e porque assim poderíamos cruzar a Bulgária de leste a oeste, já que nosso voo de volta para o Brasil sairia de Sofia. Cheguei sem saber o que esperar, mas logo a cidade me conquistou, como já contei pra vocês no post anterior. A tarefa é fácil, é só colocar ruas para pedestres no meu caminho que eu fico feliz! E foi numa dessas ruas, no Boulevard Príncipe Boris I, que eu caí de amores por Varna. Como é que ninguém tinha me contado que lá eu encontraria belíssimos exemplares de arquitetura Art Nouveau?

Art Nouveau em Varna

Art Nouveau em Varna

Vou abrir um parênteses para dizer aqui que eu não entendo nada de arquitetura. Não sei diferenciar diferentes estilos arquitetônicos ou dizer de que época é um prédio só de olhar para ele. Apesar da minha ignorância, tenho uma quedinha pelo estilo Art Nouveau. Se você é leitor antigo do blog, deve lembrar que eu falei isso há uns anos, num post sobre Riga, a capital da Letônia.

Boulevard Príncipe Boris I

Art Nouveau em Varna

Art Nouveau em Varna

Foi em Riga que eu descobri que esses traços curvilíneos e detalhes em forma de flores, animais ou faces às vezes macabras que me atraiam eram características da arquitetura Art Nouveau, estilo que surgiu no final do século XIX. Por isso fiquei tão feliz ao descobrir Art Nouveau em Varna!

Art Nouveau em Varna

Art Nouveau em Varna

Art Nouveau em Varna

Uma cidade que me deixou boquiaberta pelo acervo de arquitetura Art Nouveau foi Aveiro, em Portugal. Lá eles até criaram o Museu Arte Nova e o Circuito Arte Nova de Aveiro, valorizando seu patrimônio arquitetônico. Acho que em Varna eles ainda não investiram nesse roteiro. Há prédios tinindo, mas outros caindo aos pedaços. Mas como Varna tem se reinventado nos últimos anos, imagino que logo esse tesouro deixará de ser desconhecido. Vocês ainda vão ouvir falar de Varna!

Art Nouveau em VarnaArt Nouveau em Varna

Art Nouveau em Varna

Veja todos os posts sobre a Bulgária no Viaggiando.

2 Comments

  1. Que prazer ler seus posts, de quem conta sobre o que lhe prazer, do seu olhar sobre o mundo que se mostra. Curto muito arquitetura e a art nouveau encanta pelos pequenos detalhes, me faz viajar e criar sentidos para as razões daqueles seres terem sido colocados em cada lugar, etc. Delicia de histórias e lindas imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.