198 Livros: República Dominicana – El secreto de Neguri

198 Livros - República Dominicana

Ouço o nome da República Dominicana e só consigo pensar em praias. Areia branca, água morna e transparente, o típico Caribe. Foi isso que me fez escolher o destino na minha lua de mel. Não me atrevo a dizer que conheci o país, pois quase não saí dos limites do resort em Punta Cana durante uma semana de ócio e contemplação. Como o livro de Antígua e Barbuda – A Small Place, da escritora Jamaica Kincaid – me fez refletir há um tempo, esse tipo de experiência geralmente é bem desconectada da realidade local. Por isso fiquei feliz quando sorteei a República Dominicana para o #198Livros. Eu teria a chance de conhecer o país sob outra ótica. Eu só não poderia imaginar o que iria encontrar no livro escolhido: El secreto de Neguri, do escritor Luis Arambilet.

El secreto de Neguri é um livro que parece pronto para virar filme. Ele começa com um capítulo no mínimo intrigante. Já passa da meia-noite e o protagonista, Armando Neguri, está perseguindo uma barata em seu apartamento no Brisas del Mirador I, um prédio de luxo em Santo Domingo. A cena cômica dá lugar ao mistério quando, em meio a chineladas destinadas à barata, Neguri encontra uma passagem secreta embaixo da pia da sua cozinha. Ao passar pela pequena porta, ele descobre um mundo escondido atrás das paredes do prédio. São corredores que percorrem todos os andares e permitem que ele observe os outros apartamentos do Brisas del Mirador I sem que seja descoberto.

El secreto de Neguri - Luis ArambiletArmando Neguri até então era um solteirão tranquilo que passava o tempo tocando piano, mas tudo muda quando ele descobre que tem acesso à vida privada de seus vizinhos. O livro realmente tem uma dinâmica de filme. Os narradores se alternam: numa hora é Neguri, noutra é o autor de um diário que ele encontra e às vezes uma terceira pessoa. As emoções não param. Neguri descobre um segredo atrás do outro, tanto os que envolvem a construção do prédio quanto os que ele presencia nos apartamentos vizinhos.

De repente Neguri parece ter ganhado poder. Mas o que ele pode fazer com as informações que descobre? Ou melhor, o que ele deve fazer? Será que ele deveria solucionar um assassinato cometido há mais de uma década? Faria ele parte de um crime se soubesse o que está acontecendo e ficasse calado? No Brisas del Mirador I não faltam segredos para deixar Neguri com um grande dilema moral. Neguri tem um segredo, mas ainda mais pesados são os segredos que ele descobre.

Em meio a essa aventura a gente conhece um pouco da República Dominicana, sua cultura, seu clima e sua história recente. E não é que aparecem até uns personagens brasileiros? Parte de nossa história também está representada no livro. Estereótipos à parte, é interessante conhecer esse olhar do outro sobre nós.

El secreto de Neguri foi uma bela surpresa, uma leitura divertida e envolvente. Eu realmente queria ver essa história transformada em filme, mas para matar um pouco minha vontade pude ver um documentário sobre o livro que transformou em imagens os cenários que eu havia imaginado. Você pode assistir ao documentário nesse link, mas eu recomendo que isso seja feito após a leitura, ou pelo menos após o início dela, pois parte da graça do livro é imaginar como seriam os corredores fantásticos pelos quais Neguri caminha.

El secreto de Neguri foi publicado originalmente em espanhol, em 2005,  pela Editorial Alfaguara.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

8 Comments

  1. Thayná Hannecker

    só tem em espanhol esse livro?

  2. Lucimara Busch

    Quero ler logo!

  3. Lu Malheiros

    Eu ADOREI o livro!!! Foi uma grata surpresa. Quero ver o filme, mas receio que ele deixe a desejar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.