Missa no Mosteiro de Geghard, na Armênia

Não foi programado, mas lá estávamos nós na Armênia, o primeiro país cristão do mundo, numa das datas mais importantes para a religião: o domingo de Páscoa. Tínhamos chegado em Yerevan na manhã anterior e naquele domingo saímos cedo para um dos passeios mais famosos da região, o tour a Garni e Geghard. Estávamos interessados era na história dos locais que visitaríamos. O Mosteiro de Geghard é Patrimônio da Unesco e esses patrimônios não costumam me decepcionar.

Mosteiro de Geghard

O Mosteiro de Geghard estava cheio e dava pra perceber que não era só de turistas. O motorista que nos levou não falava inglês, então não podia nem nos dar uma pista. Fomos entrando sem expectativas.

Mosteiro de Geghard

Quando entramos na capela principal, que bela surpresa! A Missa de Páscoa estava sendo celebrada! Tudo conspirava para deixar aquele momento especial: a luz que entrava por uma das janelas, a capela de pedra colorida pela iluminação e o canto das mulheres na primeira fileira, as cabeças cobertas por um lenço branco.

Missa de Páscoa no Mosteiro de Geghard

Mas pra que ficar tentando descrever? É melhor que vocês vejam e ouçam! Assistam ao vídeo e me digam se não é emocionante.

Não é preciso ser armênio, cristão ou religioso para se emocionar. Para mim é simplesmente uma cerimônia linda!

Missa de Páscoa no Mosteiro de Geghard

As missas das igrejas ortodoxas são um pouco diferentes das missas da Igreja Católica Romana. Não entendo bem de nenhuma delas, mas algumas diferenças são evidentes. Vou falar o que percebi nas poucas missas ortodoxas que presenciei. O padre fica quase o tempo todo de costas para os fiéis, as pessoas ficam de pé (não há bancos, no máximo algumas cadeiras nos cantos para pessoas mais velhas) e a liturgia é toda cantada. Para mim é o canto que torna essa missa especial.

Missa de Páscoa no Mosteiro de Geghard

Missa no Mosteiro de GeghardMosteiro de Geghard

As mulheres costumam cobrir a cabeça nas igrejas ortodoxas. É recomendável que as turistas façam o mesmo, mas geralmente mulheres com a cabeça descoberta não são impedidas de entrar nas igrejas. Nesse dia no Mosteiro de Geghard algumas mulheres estavam com os cabelos à mostra, mas eram minoria. Eu prefiro respeitar a cultura local, por isso tenho sempre um lenço em mãos.

Missa no Mosteiro de Geghard

Missa no Mosteiro de Geghard

Outra característica marcante dos templos ortodoxos são as velas. Os fiéis costumam entrar nas igrejas e ir direto acender uma vela. Muitas vezes o teto e as paredes das igrejas ortodoxas são escuros por causa da chama das velas.

Velas no Mosteiro de Geghard

Não sei se todas as missas no Mosteiro de Geghard são como a que nós presenciamos. Não sei nem mesmo se há missas regulares. Provavelmente a Páscoa é uma ocasião especial. Se tiver a chance de visitar o mosteiro nessa data, não perca! E vá de manhã, para ver aquela luz linda entrando pela janela. Tive muita sorte por estar lá nessa data. Foi a cerimônia religiosa mais bonita a que eu já assisti!

Veja todos os posts sobre a Armênia no Viaggiando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.