As janelas de Trinidad

Eu não sou a única apaixonada por portas e janelas. Pelo contrário! Basta dar uma voltinha pelo instagram para ver uma infinidade de fotos com a hashtag #portasejanelas. É tanta foto linda que a gente logo entende o porquê dessa obsessão. Para mim são as portas e janelas que dão alma às fachadas. Elas são como sorrisos que se abrem para a rua e alegram as paredes das casas.

Portas e janelas de Trinidad

Nas minhas viagens adoro ficar observando as portas e janelas de cada lugar. Parece que cada região tem seu estilo característico e ele costuma dizer muito sobre o clima e a cultura de cada lugar. Nas cidades históricas mineiras as portas e janelas são simples, de madeira, e o charme fica por conta das cores e fechaduras. Nos países nórdicos as janelas são enfeitadas pelo lado de dentro por flores, livros, abajures. E em Cuba as portas e janelas são verdadeiras obras de arte. Vi coisas lindas em Havana e Cienfuegos, mas foram as janelas de Trinidad que me deixaram realmente apaixonada.

Portas e janelas de Trinidad

As janelas de Trinidad têm o tamanho das portas, mas o que as difere são as grades de ferro ou madeira que adornam e protegem as janelas. Sempre um charme! As enormes janelas abertas permitem que as casas estejam sempre arejadas, mas com a segurança das grades. Sem contar que assim os moradores podem ver o que acontece na rua, conversar com quem está passando. É uma arquitetura colonial, mas com traços bem cubanos.

Portas e janelas de Trinidad

Imagino que muitos leitores do Viaggiando se identifiquem comigo. É bem provável que você seja mais um apaixonado por portas e janelas. Então me diz se você iria resistir às janelas de Trinidad! Aposto que ficaria como eu: maluco querendo fotografar todas as janelas da cidade! :-)

Janelas de Trinidad

Veja todos os posts sobre Cuba no Viaggiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.