198 Livros: Rússia – The Mountain and the Wall

198 Livros - RússiaA escolha do livro russo para o Projeto 198 Livros foi uma das mais difíceis até agora. Como resumir em uma única obra a grandiosidade de um país que nos brindou com alguns dos maiores escritores de todos os tempos? Como escolher um só livro para representar a terra de Tosltói e Dostoiévski? Na verdade a resposta era fácil: seria impossível. Ciente disso, decidi ir pelo caminho menos óbvio. Para começar eu leria uma mulher e, me distanciando ainda mais do cânone, eu fugiria do eixo Moscou – São Petersburgo. E foi assim que cheguei à escritora Alisa Ganieva e seu livro The Mountain and the Wall. Peraí que vocês já vão entender esse meu percurso.

The Mountain and the Wall é ambientado em Makhachkala, a capital do Daguestão, que por sua vez é uma das 21 repúblicas russas. Não vou me atrever a explicar aqui a divisão geográfica e política da Rússia, mas se você se interessa pelo assunto eu recomendo que leia a divertida série Planetóvski Rússia, publicada pelo Gabriel Britto. Lá você vai conhecer todas as repúblicas e se deparar com lindas imagens, mas o que nos interessa aqui no momento é entender que as repúblicas russas têm certa autonomia. Vou citar o próprio Gabriel pra deixar mais claro:

“Olhe para o mapa da Rússia e veja o óbvio: o país é absurdamente grande. Dentro de uma área tão gigantesca que toma conta de dois continentes onde existem milhares de anos de guerras, migrações e História, é impossível existir uma uniformidade étnica.

Por causa disso, muitas regiões habitadas por povos diferentes ganharam uma independência relativa, com o direito de ter outra língua oficial e fazer sua própria constituição, formando as repúblicas russas.”

Apesar de ter nascido em Moscou, em 1985, Alisa Ganieva se mudou com a família para o Daguestão muito cedo e cresceu em Makhachkala. Ela estreou na literatura em 2009 com a novela Salam, Dalgat!, que ganhou um grande prêmio da literatura russa, o Debut Prize. O mais interessante é que ela o publicou sob um pseudônimo masculino e sua identidade só foi revelada na cerimônia de entrega do prêmio. Isso foi suficiente para me deixar com vontade de conhecer sua obra.

The Mountain and the Wall - Alisa GanievaEm The Mountain and the Wall um rumor se espalha por Makhachkala: o governo russo estaria construindo um muro separando as repúblicas do Cáucaso do resto do país. A partir daí o caos se instala. Nós acompanhamos a confusão através de Shamil, um jovem jornalista, muitas vezes apático, que tenta entender o que está acontecendo. As notícias são confusas, não há nenhuma fonte confiável e a comunicação vai ficando cada vez mais truncada. As pessoas começam a fugir ao mesmo tempo que diversas manifestações eclodem pela cidade. Na falta do governo, surgem outras lideranças que vão angariando seguidores. A violência se espalha e o fundamentalismo islâmico, que já andava preocupando algumas pessoas, ganha força.

O livro é cheio de recortes, inserções de fragmentos de outros textos e lendas e histórias do Cáucaso. Em certos momentos pode ser difícil de acompanhar, especialmente quando não se é familiarizado com a cultura local, mas isso faz parte da complexidade do que é a Rússia. The Mountain and the Wall consegue nos mostrar a diversidade étnica do Daguestão e o crescimento do fundamentalismo religioso, ao mesmo tempo em que nos mostra os conflitos entre as novas e antigas gerações, entre o moderno e o antigo, entre a cidade e as montanhas.

O livro poderia ser chamado de fantástico ou distópico, mas a própria autora diz que já não é mais mais possível descrever seu livro assim, pois o que ela descreve ali poderia muito bem acontecer hoje em dia. Não foi uma leitura fácil, mas que eu gostei muito de ter feito e que um dia pretendo refazer. Já comprei outro livro da Alisa Ganieva para ler em breve. Para aumentar o repertório, assista ao meu vídeo com Dicas de Escritoras Russas. Infelizmente poucas foram publicadas no Brasil, mas tenho esperanças de ver esse cenário mudar em breve.

The Mountain and the Wall foi publicado originalmente em russo, em 2012, e em inglês em 2015, pela Editora Deep Vellum. A tradução é de Carol Apollonio.

Mais alguns livros de escritoras russas contemporâneas:

  • The Time of Women, Elena Chizhova
  • Zuleikha, Guzel Yakhina
  • 2017, Olga Slavnikova

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.