198 Livros: República Democrática do Congo – Mr. Fix-It

198 Livros: República Democrática do CongoMinha sensação ao receber o pacote contendo Mr. Fix-It, do escritor congolês Richard Ali A Mutu, era de ter um tesouro em mãos. O livro é pequeno, não tem uma edição de luxo e não está esgotado, mas ele é especial. Basta dizer que é o primeiro romance traduzido para o inglês do lingala, língua bantu falada por mais de dez milhões de pessoas, especialmente na República Democrática do Congo (Congo Kinshasa) e na República do Congo (Congo Brazzaville). Claro que eu gostaria de ler a tradução do lingala para o português, mas, enquanto isso não acontece, me contento com esse feito na língua inglesa.

Mr. Fix-It conta a história de Ebamba, cujo nome em lingala significa o “consertador”. E no momento ele realmente tem muita coisa para consertar. Apesar de ter se formado na faculdade com louvor e de falar bem línguas estrangeiras como o inglês e o francês, aos 38 anos ele ainda não conseguiu um bom emprego. Digamos que ele não está disposto a pagar o pedágio que as empresas, ou melhor, os empresários exigem para contratá-lo.

Mr. Fix-It - Richard Ali A MutuO livro abre com a cena em que os tios de Ebamba negociam os dotes de casamento com a família de Eyenga, a namorada pela qual ele é apaixonado. Em poucas páginas, cheias de diálogo, muitos detalhes da vida na periferia em Kinshasa são descortinados, do conflito de gerações aos problemas estruturais de uma grande cidade. A negociação caminha bem, mas ao voltar para casa Ebamba se depara com mais um problema: descobre que a locatária de sua casa planeja casá-lo com sua filha e que só por isso estava relevando o atraso dos aluguéis.

O livro é curto e as páginas são pequenas, é possível ler numa sentada. E não só pelo tamanho, mas principalmente pela narrativa ágil e fluida. De uma cena a outra vamos ficando curiosos para saber como Ebamba vai consertar todos os seus problemas e quando menos percebemos chegamos ao final. Foi uma leitura muito gostosa. Realmente um pequeno tesouro.

Além da boa experiência de leitura, Mr. Fix-It foi para mim também uma grande aula. Ele me despertou a curiosidade sobre a língua lingala e sobre a República Democrática do Congo, país que eu confesso que não diferenciava do Congo até pouco tempo atrás. Eu não tinha ideia de que sua capital, Kinshasa, com mais de 14 milhões de habitantes, é a terceira maior da África, atrás apenas de Lagos e Cairo. E que ao seu lado, atravessando o Rio Congo, está Brazzaville, a capital da República do Congo. Depois de 139 livros lidos nesse projeto, por vezes ainda me surpreendo com minha ignorância sobre o mundo! Só resta eu saber se é verdade que, como Richard Ali A Mutu mostrou em Mr. Fix-It, em Kinshasa muitos mistérios só são explicados pela bruxaria

Mr. Fix-It foi publicado originalmente em lingala em 2014, e em inglês em 2017, pela editora Phoneme Media, com a tradução de Sara Sene e Bienvenu Sene Mongaba.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

4 Comments

  1. Oi Camila! Estou lendo um livro de viagens sobre o Congo (Blood River) e vim correndo aqui ver que livro do Congo você leu pra adicionar na minha lista… muito obrigada pela dica!! Aloha!

  2. Que fantástico, Camila!! Descobrir coisas é sempre um prazer. Adoro esse seu projeto. Ele sempre me mostra o quanto eu ainda tenho a conhecer! Muito obrigada mais uma vez por dividir seu conhecimento conosco.

    • Camila Navarro

      Obrigada por estar sempre por aqui, Cris! A “descoberta” desse livro realmente me deixou muito feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.