198 Livros: Ilhas Maurício – Eve out of Her Ruins

198 Livros - Ilhas MauricioEu sou muito grata ao Projeto 198 Livros por me apresentar, ao longo dos anos, narrativas que de outra forma é quase certo que eu nunca conheceria. Talvez um dia eu até visitasse as Ilhas Maurício, mas um livro como Eve out of Her Ruins dificilmente chegaria às minhas mãos, afinal, a literatura mauriciana não é famosa mundo afora, ao contrário das praias do país. O pouco da literatura que extrapola as ilhas é escrita em francês, então encontrar um livro em inglês foi uma novidade que me deixou muito feliz.

Eve out of Her Ruins conta a história de quatro jovens que vivem em  Troumaron, bairro empobrecido na periferia de Port Louis, capital das Ilhas Maurício. O cenário é bem diferente das imagens paradisíacas de areia branca e mar transparente que associamos a elas. Os símbolos religiosos nas casas — crucifixos, versos do Alcorão, estátuas de Buda, figuras de Krishna — indicam a comunidade à qual seus moradores pertencem.

“I’m in a gray place. Or rather, yellowish brown, which better suits its name: Troumaron. Troumaron, a sort of funnel; where all the island’s wastewaters ultimately flow. Here is where the cyclone refugees are rehomed, those rendered homeless by tropical storms and who, two or five or ten or twenty years later, still have their toes in the water and their eyes pale as rain.”

Eve out of Her Ruins - Ananda DeviGrande parte da população de Troumaron ficou desempregada depois que os chineses chegaram para trabalhar nas fábricas, mas os que mantiveram seus empregos não ficaram tranquilos por muito tempo. Logo a fábrica fechou, pois havia lugares mais baratos para se fabricar jaquetas e camisetas.

“My father said that between the American and Chinese giants our country was an ant that nobody noticed, even when stepping on us. Would you even think twice before crushing an ant? he asked. It’s all the same to them. It’s not injustice, it’s just economic rationale.”

Eve, Saadiq, Clelio e Savita alternam-se  como narradores e, bem como o título sugere, em maior ou menor grau todos orbitam em volta de Eve. Suas vozes ressoam mais do que a frustração típica da adolescência. Eles têm consciência da situação precária em que vivem, das diferentes formas de violência a que são submetidos e da quase impossibilidade de encontrar uma saída. É doloroso observar as tentativas equivocadas que eles encontram para trilhar um caminho diferente.

Em Eve out of Her Ruins Ananda Devi nos conta a história de forma crua, por vezes brutal, mas ao mesmo tempo com muito lirismo. O livro foi adaptado para o cinema com o título Les Enfants de Troumaron, com a direção de Harrikrisna Anenden e Sharvan Anenden, marido e filho de Ananda Devi, respectivamente. Eu ainda não assisti, mas, pelas poucas cenas que vi, fiquei curiosa. Quero ter a chance de reencontrar os jovens de Troumaron, dessa vez nas telas.

Eve out of Her Ruins foi publicado originalmente em francês em 2006, e em inglês em 2016, com a tradução de Jeffrey Zuckerman.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Seu projeto é maravilhoso mesmo… Traz tantos caminhos. Fiquei bem curiosa em relação ao livro e ao filme. Muito obrigada por nos presentear com mais uma ótima descoberta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.