198 Livros: Barbados – Redemption in Indigo

198 Livros - BarbadosProvavelmente eu já comentei aqui que às vezes tenho muita dificuldade para encontrar livros da América Central e do Caribe. Barbados é mais um dos países que já são até bem conhecidos dos brasileiros pelas propagandas das agências de turismo, mas cuja literatura ainda é inédita para nós . E mesmo em inglês a oferta é bem escassa. Por isso, quando descobri Redemption in Indigo, romance da escritora barbadense (ou seria barbadiana?) Karen Lord, não pude pensar muito antes de escolhê-lo, mesmo que a principio ele não parecesse ser uma opção  adequada ao Projeto 198 Livros.

Redemption in Indigo é a releitura de uma lenda senegalesa chamada “Ansige Karamba, o Glutão”. E o que isso tem a ver com Barbados? Essa aparente desconexão me levou a duvidar da minha escolha no começo, mas se lembrarmos que o país, assim como o Brasil, foi colonizado por europeus e durante séculos sua economia foi mantida por africanos escravizados, a relação fica óbvia. E ainda mais intensa quando ficamos sabendo que Karen Lord é uma escritora negra.

O livro é muito divertido. Ele abre em clima de conto de fadas e o narrador conversa com o leitor a todo momento. E logo a história é invadida por animais falantes e por seres imortais, os djombis.

“You are saying, how do two grown men begin to see talking spiders after only three glasses of spice spirit? My answer to that is twofold. First, you have no idea how strong spice spirit is made in that region. Second, you have no idea how talking animals operate. Do you think they would have survived long if they regularly made themselves known?”

Redemption in Indigo - Karen LordPaama, a protagonista, é uma excelente cozinheira que está fugindo de seu marido Ansige, um glutão insaciável, quando recebe de um djombi o bastão que controla o Caos. O único problema é que ele esquece de mostrar a ela como o bastão funciona. Ou melhor, não o único, mas um dos problemas, pois o djombi a quem o bastão pertencia deseja tê-lo de volta e vai tentar convencer Paama disso. O enredo não é assim tão linear e outros personagens e episódios aparecem aqui e ali, mas confesso que essa miscelânea não me desagradou.

Redemption in Indigo mistura folclore, tradição oral, realismo mágico e ficção científica em uma mesma história. Tenho certeza de que não entendi todas as referências que o livro deve conter, mas me diverti muito durante a leitura.

“Please, ladies and gentlemen, if you have at all enjoyed my story, be generous as the pot goes around, and do come back again soon.”

Redemption in Indigo foi publicado originalmente em inglês, em 2010, pela Small Beer Press e republicado em 2012 pela Jo Fletcher Books , cuja edição em ebook eu li.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Nossa, que mistura boa essa história fez! Fiquem bem curiosa para saber como ela se desenrolou =)

    • Camila Navarro

      Uma verdadeira mistura mesmo. Confesso que não era o que eu estava esperando, mas no final gostei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.