198 Livros: Bahamas – If I Had the Wings

198 Livros - BahamasEu não imaginava que teria tanto trabalho para encontrar um livro das Bahamas, afinal, esse país caribenho tem o inglês como língua oficial. Pois acreditem que levei anos para, enfim, conseguir comprar um livro de lá. Fui salva pela publicação de If I Had the Wings, da escritora bahamense de origem grega Helen Klonaris. E benditos sejam os e-books!

If I Had the Wings é uma coletânea de oito contos que abordam muitos temas em comum com a vida da própria autora. Helen Klonaris desde bem cedo atua em defesa dos direitos humanos em seu país, especialmente das mulheres e da população LGBTQIA+. As personagens do livro, assim como ela, cresceram na comunidade greco-bahamense, um ambiente bastante religioso e conservador.

Muitas histórias focam na relação pai e filha, algumas nas vozes de crianças, o que ajuda a suavizar a narrativa de certas violências, como de um pai que abusa sexualmente das filhas. A violência pode também ser mais discreta, às vezes puramente verbal, mas nem por isso tolerável.

“I heard my father calling me like he was right there in the room. Come here. Sit down. What do you see? A gun. That’s right. Whose gun? Yours, Daddy. Why do I have a gun? To protect us from those who would hurt us. That’s right. Who are those who would hurt us? Robbers, murderers, rapists, and homosexuals… Good. Don’t ever let me have to point this gun at you. No Daddy.”

If I Had the Wings - Helen KlonarisSeja falando de jovens tentando se entender num ambiente opressor, de imigrantes haitianos vivendo sob o medo de deportação, da Igreja Ortodoxa  ou de deuses gregos, If I Had the Wings tem uma linguagem cativante e no fim das contas trata de temas universais, por isso é muito fácil gostar do livro.

O pai de um dos contos é um grego que foi para as Bahamas após a Segunda Guerra Mundial, quando “os comunistas queriam tomar o país e transformar todos os gregos em pobres”. Além de ignorante politicamente, fica claro que ele é machista, racista, homofóbico e avesso a medidas de preservação ambiental. Alguma semelhança com um tipo que se multiplicou pelo Brasil nos últimos anos?

Mas não é só no presente que temos muitos pontos em comum com as Bahamas. Nossas Histórias têm muitas similaridades, começando com a invasão europeia, a tentativa de subordinação e dizimação dos povos originários e a economia baseada na exploração de africanos escravizados. É uma pena que o intercâmbio entre nossos países se dê apenas através do turismo. Quem sabe ainda não vejamos essa relação se estreitar com a publicação da literatura bahamense por aqui? O livro de estreia de Helen Klonaris seria um ótimo começo!

If I Had the Wings foi publicado originalmente em inglês, em 2017, pela Peepal Tree Press.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.