198 Livros: Grécia – The House by the River

198 Livros - GréciaEu tinha poucas referências de livros gregos contemporâneos. Uma delas veio de um post no Words Without Borders, um site que foi uma importante fonte de consulta para mim ao longo do Projeto 198 Livros. Foi lá que descobri a escritora Lena Manta e pelos comentários ficou difícil resistir. Ela já publicou mais de uma dezena de livros que são sucessos de vendas na Grécia. O livro que escolhi, The House by the River, vendeu por lá mais de 250 mil cópias. É claro que minhas expectativas de leitura estavam altas. Bom, vamos ver se elas foram alcançadas.

The House by the River é uma saga familiar centrada na figura de Theodora e suas cinco filhas. O livro começa com a morte prematura de seu marido, Gerasimos, mas então voltamos no tempo e a conhecemos ainda criança, no início do século passado. Ela tinha apenas 12 anos quando Gerasimos se apaixonou por ela. E ele tinha 27! Eu sei que a história se passa em outra época, mas isso não deixou de me incomodar. E incomodava também no contexto do livro. A família não fica feliz com a situação, mas ele se torna amigo inseparável de Theodora e espera ela completar 18 anos para que se casem.

The House by the River - Lena MantaNós acompanhamos a vida do casal, mas a maior parte do livro conta a história das cinco irmãs. Theodora vive num vilarejo aos pés do Monte Olimpo e não pensa em abandonar sua casa, mas as filhas acabam seguindo outros caminhos. Algumas até saem do país em certo momento, mas no geral The House by the River é localizado no interior da Grécia e isso foi o que mais gostei. A situação do país durante e depois da Segunda Guerra Mundial também é retratada.

“No one was expecting the civil war that immediately followed. Certainly not the village, which found itself experiencing even worse hunger than it had during the occupation. The battles were brought to their doorsteps, to the courtyards of their houses, and Theodora had the impression that a nightmare had begun again—but this one was worse than the last, because, on both sides, the weapons were in Greek hands, and the blood spilled was also Greek—only Greek.”

As cinco irmãs têm personalidades diferentes, mas coincidentemente todas são absurdamente lindas e os homens se apaixonam perdidamente por elas. Na verdade pela beleza delas. A história de cada uma é contada separadamente, mas ali pela terceira a gente percebe que está tudo muito previsível. Parecia um mesmo roteiro replicado cinco vezes para chegar a um mesmo desfecho.

Acho que já ficou claro que esse não foi um dos meus livros preferidos, não é? Mas na verdade a experiência de leitura não foi ruim. O romance tem mais de 500 páginas e a linguagem é bem fluida, mas é que eu não pude deixar de me incomodar com alguns pontos que mencionei aqui. Acho que eu queria ter lido um livro que falasse um pouco mais da Grécia, mas acabei escolhendo um que tem um foco diferente. Quem mandou eu me deixar seduzir pela propaganda, não é mesmo?

The House by the River foi publicado originalmente em grego, em 2007, e em inglês em 2017 pela Amazon Crossing, com a tradução de Gail Holst-Warhaft.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Uma pena que o livro não foi bem o que vc queria… Lembro que o mesmo aconteceu com o livro da França, do Foenkinos (que por sinal, eu adoro!). Quem sabe o próximo livro da Grécia não seja legal?! Infelizmente, não tenho nenhuma dica.

    • Camila Navarro

      Cris, o engraçado é que esse tipo de experiência aconteceu de forma mais frequente nas minhas escolhas de livros europeus. Acho que não aprendi com os erros iniciais. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.