198 Livros: Haiti – The Immortals

198 Livros - HaitiDemorei a decidir qual livro do Haiti eu leria, mas felizmente foi pelo excesso de opções. Lembro de ter ficado na dúvida entre três romances disponíveis em português. Cheguei a comprar um deles, mas quando eu soube da publicação em inglês de The Immortals, do escritor Makenzy Orcel, mudei de ideia. Um dos temas abordados no livro me impactou muito quando aconteceu e eu não consegui ignorá-lo.

The Immortals narra a história de prostitutas que trabalham na Grand-Rue de Porto Príncipe, a capital do Haiti, e cujas vidas são abaladas pelo terrível terremoto que atingiu o país em 2010. Quando uma das prostitutas descobre que seu cliente é um escritor, ela faz um acordo com ele: ela não cobrará pelos seus serviços desde que ele se disponha a documentar a vida de suas amigas, mulheres e garotas que morreram no terremoto.

“How would you like me, writer, to understand what happened that night? There was a minute, what am I saying, a few seconds that she was there, still dreaming, talking about treasure and planned to put some money to the side to go on her search. It wasn’t until the same day as the drama that I understood the treasure was her son. After thirty-five seconds, the monster fell. And it was truly the end.”

The Immortals - Makenzy OrcelO narrador do livro é tal escritor anônimo, mas é a mulher que lhe conta as histórias e ele as transcreve com as palavras dela. O livro é uma mistura de vozes e estilos e de forma fragmentária um pequeno quebra-cabeça vai sendo montado. The Immortals dá voz a personagens marginalizadas pela sociedade, ainda mais quando falamos de um país por si só marginalizado pelo resto do mundo como o Haiti.

Os momentos do terremoto e o horror que se seguiu a ele são chocantes. Eu ainda me lembro das imagens desoladoras da época. E a vida das personagens que morreram sob os escombros também nos comove. Mais que prostitutas, elas eram mulheres com vivências únicas. Suas dores tiveram um fim com a tragédia, mas também seus sonhos e esperanças. E através da vontade de uma das sobreviventes, elas foram imortalizadas.

The Immortals foi publicado originalmente em francês, em 2010, e em inglês em 2020, pela State University of New York Press. A tradução é de Nathan H. Dize.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

2 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Espero que seja publicado em português em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.