198 Livros: São Vicente e Granadinas – The Moon Is Following Me

198 Livros - São Vicente e GranadinasSão Vicente e Granadinas foi o último país representante das ilhas caribenhas que eu li para o Projeto 198 Livros. Confesso que encontrar livros de alguns desses países foi desafiador, mas eu gostaria de ter lido muito mais. Na prática, muitas das ilhas não são territórios independentes. Os domínios britânico, francês e estadunidense ainda são fortes na região. Quero conhecer também a literatura de países que ficaram de fora do projeto, mas esse é um tema para depois. Hoje vou falar de The Moon Is Following Me, livro de contos do escritor são-vincentino Cecil Browne.

The Moon Is Following Me traz seis contos ambientados na década de 70 no Caribe. O autor nasceu em 1957 em um vilarejo próximo a Georgetown, a terceira maior cidade do país e que hoje tem menos de 2 mil habitantes. Ele emigrou para o Reino Unido aos 13 anos, então eu imagino que muito de suas lembranças de infância ajudaram a compor o livro. No prefácio ele diz que os contos são nostálgicos e remetem a uma época em que a vila era o centro da vida em São Vicente e Granadinas.

The Moon Is Following Me - Cecil BrowneEu achei interessante ver que há muitas referências a outras ilhas caribenhas no texto, da mesma forma que percebi ao ler livros das ilhas do Pacífico. Acredito que a geografia e o tamanho diminuto de muitas dessas ilhas tornam o intercâmbio físico e cultural inevitável, algo que não é comum num país de dimensão continental como o Brasil.

“The problem was simple: none of them had ever seen a real train. Like the westerns they clambered over one another to see at the cinema in Georgetown at Sunday matinees, trains and horses belonged to the world of movies or to the larger Caribbean islands, Trinidad, Jamaica and Cuba.”

Quando leio América Latina e Caribe me chama sempre atenção o quanto temos uma História em comum compartilhada. A escravidão em São Vicente e Granadinas durou até 1834 e o país se tornou independente do Reino Unido em 1979. Não importa qual seja o país europeu colonizador, a colonização sempre deixa marcas parecidas. Os contos não deixam de foram esse contexto, mas o livro tem uma certa leveza. Os textos são bem-humorados  e alguns personagens, apesar de bem críveis, são muito engraçados.

Me despedi assim das ilhas do Caribe, mas ainda teremos uma última parada nesse mar em breve, quando eu falar do livro de Honduras. Enfim os posts do Projeto 198 Livros estão chegando ao final. Confesso que não vejo a hora de concluí-los, mas sei que eles também me deixarão saudade. Nos vemos em breve com a 191ª resenha!

The Moon Is Following Me foi publicado originalmente em inglês, em 2010, pela editora Matador.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

3 Comments

  1. Cristiane Xerez

    Eles deixarão muitas saudades sim!! Espero, no entanto, continuar acompanhando suas aventuras literárias!

    E também tenho a mesma sensação quando leio livros latino-americanos ou de outros países colonizados por europeus… as marcas, os traumas são comuns…

    • Camila Navarro

      A gente percebe como esse sistema colonialista exerceu e ainda exerce as mesmas formas de opressão mundo afora, né? E dá muita raiva!

      Exerci meus privilégios de administradora do site e editei o post com as correções que você tinha deixado em outro comentário. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.