198 Livros: San Marino – Angiolino e Maria

198 Livros - San MarinoA linha de chegada do Projeto 198 Livros foi dramática. Faltando alguns meses para acabar o ano de 2022, eu vi que restavam poucos países para completar minha jornada literária. Corri atrás dos oito que faltavam, querendo terminar até o fim daquele ano, e muitos deram trabalho, como vocês viram nos posts mais recentes. Fui dando um jeito daqui e dali, mas San Marino permanecia uma incógnita. Aparentemente a única pessoa do país a escrever é Milena Ercolani e seus livros só estão disponíveis em italiano. E, bom, eu não falo italiano.

Há quase duas décadas eu peguei um livro de italiano na biblioteca da faculdade e comecei a estudar por conta própria. Lembro de gostar e de até achar fácil, afinal, é uma língua muito parecida com o português, mas meus estudos não foram adiante. Como eu disse no post de Mônaco, eu bem poderia ter me aventurado no francês ou no italiano nos últimos anos, em vez de inventar de estudar russo. Eu teria facilitado minha vida de leitora. Mas não foi o caso e lá estava eu sofrendo com as declinações em cirílico e também com a falta de um livro de San Marino.

Então resolvi arriscar! Minha amiga e companheira de volta ao mundo literária, a Ana Luiza Calabria, já tinha lido um livro da Milena Ercolani. Pedi que ela me emprestasse e a Ana gentilmente me enviou, lá de Recife, seu exemplar de Angiolino e Maria, una storia d’amore. E foi no dia 29 de dezembro que eu abri suas páginas para terminar aquele que seria o último dos #198Livros.

Angiolino e Maria - Milena ErcolaniAngiolino e Maria é, como seu subtítulo evoca, uma história de amor. É a história da família de Milena Ercolani, mas é principalmente uma homenagem a seus avós, os personagens que dão título ao livro. E ao narrar as memórias da vida de Maria e de Angiolino ela também fala sobre uma forma de vida que talvez não exista mais em San Marino. Ou pelo menos que difere muito do estereótipo de riqueza, ostentação e Fórmula 1 que a maioria de nós associa ao país. Ela fala de pessoas que lutam para sobreviver e que tiram da terra a sua subsistência. E que em certos momentos veem a guerra atravessar suas vidas pacatas e agem com compaixão. É uma bonita história.

Mas lembra que eu disse que não falo italiano? Eu bem achei que poderia contornar as palavras desconhecidas com a ajuda de um dicionário, mas a dificuldade foi maior do que eu imaginava. Vocês conhecem aquela função do Google Tradutor que escaneia um texto e o traduz em tempo real? Não sinto nenhum orgulho em confessar que passei os três últimos dias de 2022 debruçada sobre Angiolino e Maria em uma mão e o celular com o aplicativo aberto em outra. Se você ouviu minha participação no podcast 30:MIN já conhece essa história.

E foi assim que minha volta ao mundo em livros chegou ao fim. Bom, as leituras chegaram ao fim em 31/12/2022, mas os posts aqui no blog só terminaram agora. Ou melhor, chegaram ao fim os posts sobre os livros, pois ainda fica faltando um de encerramento que eu faço questão de publicar. E o mundo que se abriu para mim ao longo desse projeto não vai acabar nunca.

Angiolino e Maria foi publicado originalmente em italiano, em 2020, pela editora Aiep.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.