Viagem Cancelada – O Terremoto no Chile

Eu planejei durante muito tempo a viagem para o Chile. É o país que eu mais quero conhecer na América do Sul. Talvez no mundo. O Eduardo não queria tanto quanto eu, apareceram novas oportunidades, fizemos viagens mais baratas e os planos foram sendo adiados. Mas nunca parei de pesquisar passagens para lá. Nem de acompanhar as notícias, procurar hotéis, descobrir novos passeios. As informações foram sendo armazenadas, vários planejamentos foram feitos e só faltava mesmo a ocasião (e convencer o Eduardo!). E isso aconteceu no último mês. Pagamos um preço bom nas passagens para Santiago, a época era propícia, o roteiro ficou legal. Conseguimos adiantar nossas férias e encaixá-las exatamente de acordo com as datas da viagem. Enfim, deu tudo certo!

Embarcaríamos amanhã, dia 01/03/10. Já estava quase tudo pronto, só faltava mesmo colocar as roupas na mala. Até que ontem, 48 horas antes da saída do nosso voo para São Paulo, ficamos sabendo da triste notícia do terremoto no Chile. Ainda assim estávamos dispostos a manter os planos. A Região dos Lagos não foi afetada, então se houvesse um jeito de irmos para lá, nós iríamos. Só que Santiago também sofreu muito, o aeroporto ainda está fechado e nosso voo foi cancelado. As remarcações só poderão ser discutidas a partir do dia 07/03. Nós não temos esse tempo para esperar. Como eu disse, já alteramos nossas férias para adaptá-las ao nosso roteiro, não há como mexer mais nelas. Procurei outras opções: passagens para Bariloche, Puerto Montt, Pucon, alguma coisa que não envolvesse Santiago. Tudo inviável ou muito caro. Encontrar algo tão em cima da hora não seria mesmo fácil. Desistimos.

Estou bem triste com tudo isso. O passaporte, as reservas, o roteiro, as coisas que comprei ainda estão separadas no meu quarto. Amanhã eu não vou trabalhar, mas vou ficar em casa. (E eu não gosto de passar sequer um dia de férias em casa!) Mas não adianta reclamar. Não há a quem culpar. Nem me sinto bem em lamentar minhas férias frustradas enquanto tantas pessoas no Chile estão passando por sofrimentos muito maiores. Mas o Chile irá se recuperar. E continuará sendo um país fascinante. E eu ainda vou conhecê-lo. O planejamento, como sempre, já está pronto.

 Atualização: em 2012 nós, enfim, fomos ao Chile! Quer saber como foi nossa viagem? Confira aqui!

16 Comments

  1. Nossa, muito triste mesmo. Estou indo para lá em Abril e espero que não aconteça nenhum terremoto para estragar meus planos.
    abs
    Diego

    • Diego, na época eu fiquei muito triste mesmo, mas no mês passado, dois anos depois, enfim fui ao Chile! Dessa vez nenhum terremoto atrapalhou meus planos! Confesso que até a hora de embarcar eu anda tava com um friozinho na barriga, morrendo de medo de algo dar errado! Em breve vou contar sobre a viagemm aqui no blog! :-)

      • Karla Alves Leal

        Oi, Camila! Que bom saber que você finalmente conheceu o Chile. Eu fui pra lá exatamente uma semana após o terremoto de 2010, dei sorte de conseguir voo. Fiquei impressionada com a capacidade de superação dos chilenos. O aeroporto funcionava no estacionamento, vidros quebrados pelo chão, paredes rachadas… foi um cenário difícil de se ver, visto que eu havia estado lá 2 meses antes e tudo estava perfeito. Ainda assim, o aeroporto funcionava e cumpria bem todos os requisitos, digamos assim, com funcionários sempre prontos a ajudar e dar informações aos turistas.
        Na época estava de passagem por Santiago rumo à Punta Arenas. Meu marido estava lá, voltando de uma viagem de 6 meses à Antártica.
        Um motivo bem forte para um risco tão grande, não?? rs
        Minha mãe quase enlouqueceu na época, mas eu faria tudo de novo. Bom, acho que faria, porque agora tenho um pacotinho dependendo de mim! rs

        Adorei seu blog!
        Beijos,
        Karla
        http://www.cariocandoporai.blogspot.com

        • Karla, eu também fiquei impressionada com o Chile, mesmo tendo ido dois anos após o terremoto. O país me surpreendeu muito pelo desenvolvimento e educação do povo! Já estou ansiosa para postar sobre a viagem! :-)

  2. Camila, bom dia!
    Sou repórter de turismo do Diário do Grande ABC e encontrei seu blog enquanto procurava personagens para matéria que estou fazendo sobre cancelamento de viagens após desastre natural.
    Você poderia me dar seu depoimento? Fecho esta matéria hoje até o final da tarde.
    POde me contatar por e-mail ou no telefone (11) 4435-8369.
    Obrigada
    Um abraço

  3. Pessoal, me desculpem pela demora em responder os comentários, mas, como vocês já sabem, eu estou de férias e aí não sobra muito tempo. hehe

    Não ficamos dentro de casa, não! De última hora saímos passeando sem destino definido pelo RJ e por MG. Foi bem legal! Ainda nem voltei pra casa. Em breve começo os relatos por aqui!

    Arthur, até olhei passagens para Colômbia, mas estava tão em cima da hora que ficou complicado. É mais um país na listinha! ;)

    Carol, eu até pensei em Curitiba sim, mas a chuva me desanimou. Pode deixar que o Paraná continua nos meus planos e vou te avisar quando eu resolver passar por aí!

    Maria Clara, que chato você ter passado pela mesma situação! O Chile também estava no meus planos há bastante tempo. Mas não vai demorar muito até que possamos refazer os planos!

    Beijos!

  4. Ai Camila, que pena!!

    Mas não fica triste, o Chile ta aí do lado, haverá outra oportunidade para vc conhecê-lo.

    E aí, o que vc acabou fazendo nas férias?

    Bjos

  5. Oi Camila, já escolheram a alternativa? Espero que sim! Abs!

  6. Camila

    Eu,tal como vc ,também quero muito conhecer o Chile!É o país que está em 1ºlugar na minha "Listinha América do Sul"…que pena tudo o que aconteceu!!De qualquer maneira agora como vc já tem todos os planos,da próxima vez vai ser mais fácil…é só embarcar!

    Beijo

  7. Uma pena mesmo. Em todos os sentidos, vocês por terem tido que cancelar a viagem e o pais por ter sofrido com o terremoto! Que chato ter que mudar de planos em cima da hora Ne? E não pensou em vir pra Curitiba? Eu sei que não 'e uma viagem tão diferente quanto o Chile, mas e' uma opção…

  8. Olá Camila! Você não me conhece, mas procurando umas coisas no google achei seu blog. Puxa vida me identifiquei totalmente com o seu post. Pois eu e meu namorado estávamos também com pacote comprado para a Região dos Lagos. Nesse roteiro incluia lógico, dois dias em Santiago. Foi uma tristeza só! Também tivemos que cancelar a viagem, arcar com multas e taxas além de ver toda essa destruição e o sofrimento do povo chileno. Fazia dois anos que queríamos ir pra lá. Agora e adiar, esperar talvez um ano o país se recuperar. E do lado de cá o que podemos fazer é torcer para as coisas voltem ao normal logo por eles que vivendo um cenário de guerra não é. Um grande abraço, Maria Clara.

  9. Puxa, Camila, que chato… Mas concordo 100% com você – melhor ter as férias canceladas do que ser surpreendida no meio da viagem por um terremoto ou seja lá o que for!

    O Chile é um país maravilhoso. Já estive lá 3 vezes, e voltaria ainda muitas e muitas. O momento realmente não é propício a aventuras que envolvam Santiago ou a Ruta 5 Sur (e quase toda viagem terrestre no Chile envolve a Ruta 5)…

    Mas esse período conturbado vai passar. Logo os chilenos vão ter como avaliar melhor a situação e o jeito de retomar a vida normal o mais rápido possível. Acredito que não vão faltar investimentos para que tudo não apenas volte ao normal, mas fique ainda melhor. (A minha opinião pode soar um pouco parcial, mas eu admiro os chilenos de verdade – como um povo tenaz, forte e, sobretudo, muito honesto.)

    Ah, e não duvido que o inverno traga um monte de promoções para Santiago e estações de esqui, visando a retomada do turismo… ;-)

  10. Sem querer fazer proselitismo, mas… já pensaram em Cartagena e San Andrés? ;)

  11. Obrigada, pessoal! Agora já estou mais desencanada. Quando não há solução, não adianta ficar lamentando, né? Então bola pra frente! O Chile vai ficar pra uma nova oportunidade. No fim das contas eu tive foi sorte, pois seria muito pior se o terremoto acontecesse no meio da minha viagem. Pelo menos eu estou sã e salva na minha casa.

    Podem deixar que não vamos passar as férias em branco. Depois conto aqui o que decidimos! :-)

    Beijos!

  12. Tiago Caramuru

    Puxa Camila… que chato… eu li teu post de planejamento pro Chile, vc tava super empolgada!
    Talvez agora não fosse pra ser mesmo.. imagine se vc estivesse lá e não pudesse voltar, sei la
    Acho que nós podemos esperar pelo Chile né, eles estão num momento bem delicado. Fique bem e não deixe de aproveitar as férias seja como for!

  13. Camila,
    Quando estavamos lendo o post, ficamos aqui tristes por voce e imaginando uma viagem cancelada… Sem palavras…
    Desejamos que ainda encontre um destino para essas suas ferias e fique bem.
    bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.