Buenos Aires – La Boca

Buenos Aires - La Boca Num domingo em Buenos Aires nossa programação não poderia ser outra: San Telmo e La boca. Começamos por San Telmo, que estava bem pertinho de nós, mas, como ainda era cedo, as barracas da famosa feira de antiguidades ainda estavam sendo montadas, então seguimos para La Boca. Só não façam nunca o que fizemos: preferimos ir andando. Olhamos no mapa e confiamos na nossa filosofia de que o melhor meio de conhecer um lugar é sempre caminhando. Nos enganamos. O problema não é nem a distância.

É perfeitamente possível chegar lá a pé, mas o caminho não é nada agradável. Até chegar ao Caminito pensamos em dar meia volta várias vezes. As ruas estavam meio desertas e não aparentavam ser nem um pouco seguras. E em uma rua próxima ao estádio La Bombonera havia uma cerca que tornava impossível atravessar para o outro lado por uma longa distância. Parece que tudo por causa da rivalidade entre as torcidas de futebol (essa foi uma explicação que um vendedor de La Boca nos deu, mas não sei se é verdadeira).

Ruas desertas no caminho para La Boca

Quando, enfim, chegamos, a má impressão do caminho se dissipou de imediato. Foi necessário apenas avistar o Caminito, as ruas lotadas, os casais dançando tango nas calçadas e as casas coloridas para nos contagiarmos com o clima festivo de La Boca.

Caminito - La Boca
La BocaTango em La Boca
La Boca - Buenos Aires
La Boca - Buenos AiresQuadro em La Boca
Tango nas ruas de La Boca

No início da tarde, quando o movimento estava maior e os restaurante estavam lotados, tivemos mais uma prova do mal que o fanatismo faz às pessoas e aos lugares. De repente, vários jovens invadiram a rua com pedaços de paus nas mãos, pegando todas as garrafas de vidro que encontravam pelas mesas e brigando entre si. Todas as lojas fecharam suas portas, os turistas não sabiam o que fazer, pessoas corriam para todos os lados… Eu estava na porta de uma loja sozinha e fiquei ali presa, apenas com a dona da loja, que se mostrava bastante amedrontada. Ela me disse que aquilo era (mais uma) briga entre torcidas rivais e me aconselhou a sair do bairro imediatamente, pois poderiam acontecer coisas piores. Ela disse que naquele dia não haveria mais segurança por ali.

Assim que houve uma trégua, as pessoas saíram correndo atrás de táxis para fugir dali. E nós fizemos o mesmo. Os taxistas, é claro, eram disputados e aproveitavam para ditar os preços das corridas em meio àquele caos. Foi uma pena uma festa que estava só começando acabar daquela forma. Acredito que os demais turistas que estavam lá naquele dia também saíram extremamente frustrados. Foi uma experiência no mínimo traumatizante.

Veja todos os posts da nossa viagem por Uruguai e Argentina.

10 Comments

  1. Obrigada, Guilherme! :)

  2. Oi Camila,

    Parabéns pelo site e pelos artigos…já coloquei nos meus favoritos.

    No artigo que escrevi sobre Buenos Aires, fiz uma indicação para meus leitores verem suas dicas.

    Veja o artigo – Buenos Aires em Compras, Restaurantes e Futebol

    Abraços,
    Guilherme

  3. Maycon, não há motivo nenhum pra você deixar de ir. No geral a cidade é segura. E brasileiro é o que mais tem em Buenos Aires. ;)

  4. Maycon Ribeiro

    Nossa vou para lá daqui a um Mês!!!
    Fiquei com medo… E se eles souberem que sou brasileiro???

    Gente me ajuda, add y.mesmo@hotmail.com e me digam o que devo fazer, ir ou não!
    Abraços…

  5. Bom, Patsy, parece que vc já aprendeu! ;)

    Até que enfim uma visita da família! Pode deixar que planejar viagens é meu passatempo preferido!

  6. Nossa seu Blog ta mto bom, não sei qtas vezes fico lendo e relendo… Parece que viajei com vcs! Quem sabe numa proxima eu não estarei, vai planejando ai nossa viagem de família! Bjo

  7. Camila, sou eu sim!
    Eu não sei deixar o link no nome …tóim… se souber me ensina. bjs

  8. Oi, Patsy! Obrigada pela visita! Você não deixou o link, então fiquei na dúvida… Você é a Patsy do Mundo de Pensamentos? Se for eu já andei passeando por lá. :)

    Carla, não sei se essas situações são comuns, mas acho que devo ter sido azarada de estar lá justo quando aconteceu! Foi realmente uma pena, porque antes disso eu estava apaixonada por La boca!

  9. Oi Camila,
    Não poderia passar sem deixar um recadinho, adorei seu blog e essa viagem MA-RA-VI-LHO-SA de carro.

    Sensacional!

    Estou te linkando ~ beijinhos Patsy

    PS. Deixei um recado e sumiu, esse é a segunda tentativa :D

  10. Nossa, Camila… que medo de cruzar com esses hooligans!!! É uma pena mesmo quando pessoas desse tipo destroem a alegria de um lugar tão lindo!!!

    Abraços,
    Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.