Buenos Aires – Recoleta

Buenos Aires - Recoleta Depois de passarmos a manhã passeando por Palermo, fomos conhecer a Recoleta. O bairro recebeu esse nome porque ali se encontrava o Convento dos Padres Recoletos no início do século XVIII. Hoje a Recoleta é um dos bairros mais interessantes de Buenos Aires e concentra centros culturais, lojas de grifes famosas, monumentos históricos e restaurantes. Saindo de Palermo, seguimos pela Avenida del Libertador e logo encontramos a Floralis Generica, um dos símbolos do bairro. A flor, de aço e alumínio, abre e fecha suas pétalas de acordo com a luz do sol. Linda!

Floralis Generica - Recoleta - Buenos Aires
Floralis Generica - Recoleta - Buenos Aires

Em seguida gastamos algumas horas visitando o Museo Nacional de Bellas Artes, que possui umas das mais importantes coleções de arte do continente. Como na maioria dos museus, é quase impossível ver tudo em uma só visita. E depois do tanto que já tínhamos andado pelos parques e ruas de Palermo então…

Ainda na Avenida del Libertador, o que mais me encantou foi o Museo Nacional de Arte Decorativo. A casa, construída entre 1911 e 1917, era a residência da família Errazurriz-Alvear. Quase todo o prédio é decorado com móveis e objetos (mais de 4 mil!) que retratam a decoração e o estilo de vida da aristocracia argentina do início do século XX. Muitos dos objetos pertenciam à família Errazurriz-Alvear. Lá dentro temos a impressão de voltarmos no tempo, tamanha a perfeição da decoração. Cada detalhe nos deixou boquiabertos!

Museo Nacional de Arte Decorativo
Museo Nacional de Arte Decorativo

Museo Nacional de Arte Decorativo

Figurinha carimbada nesse roteiro é o Cemitério da Recoleta, nem que seja pra falar que estivemos lá! É o cemitério mais antigo e aristocrático de Buenos Aires e abriga, dentre outros mausoléus de personalidades argentinas, o de Eva Perón. Não é o que eu posso chamar de meu tipo de passeio favorito e até acho meio estranho e mórbido passear por um cemitério, quanto mais tirar fotos!. Mas não há como não admitir que ele abriga construções (para não dizer mausoléus) impressionantes, tanto que vários foram declarados monumentos históricos Nacionais argentinos.

Cemitério da Recoleta

Cemitério da RecoletaCemitério da RecoletaCemitério da Recoleta

Alguém pode, por favor, me dar uma luz e me dizer que prédio é esse? Acho que ele era bem perto do cemitério. (Atualização: a Emília resolveu a charada nos comentários e disse que é o prédio da Faculdade de Engenharia. Lindo, né?)

Faculdade de Engenharia - Buenos Aires

Para finalizar o passeio do dia, preferimos ir andando até nosso hotel, no centro da cidade. A caminhada foi longa, mas recompensadora, já que no caminho fomos brindados com uma sequência de lindos posts. Nossos pés reclamaram no fim do dia, mas nossos olhos agradeceram. ;-)

Pelas ruas de Buenos Aires

Pelas ruas de Buenos AiresPelas ruas de Buenos Aires

Pelas ruas de Buenos Aires

Veja todos os posts da nossa viagem por Uruguai e Argentina.

2 Comments

  1. Obrigada, Emília!!! Tiramos a foto porque achamos o prédio interessante, mas depois procurei nos guias e na internet e não consegui descobrir o que era… :)

  2. Camila, esse prédio é um dos pertencentes a Faculdade de Engenharia, tem um outro naquela avenida grande que segue para La Boca. Eu sei porque a vista do apartamento onde fiquei era para exatamente esse prédio gótico :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.