Missões Jesuíticas – San Ignácio Mini

Missões Jesuíticas Salto foi realmente a nossa despedida do Uruguai. Depois de 600 km em estradas praticamente desertas por terras uruguaias, brasileiras e argentinas, sob um sol escaldante e um calor infernal, chegamos a Posadas. A cidade é a capital da província argentina de Misiones e fica a uns 1.100 km ao norte de Buenos Aires, na fronteira com o Paraguai. É uma cidade antiga, fundada em 1615. Não nos aventuramos a explorá-la, pois o calor nos proibia. O clima na região é muito, muito quente. Mas é um calor diferente do nosso, ou pelo menos diferente do clima ao qual estou acostumada. É úmido, pesado, denso. Até respirar parecia ser difícil. Mas em qualquer portinha havia um ar-condicionado pra nos salvar!

Saímos para lanchar à noite e as ruas estavam lotadas. Adultos, jovens, crianças, idosos, todos estavam na rua. E as sorveterias sempre com filas! Mas o nosso dia seguinte seria bem longo e era mais prudente voltar ao hotel, ligar o ar-condicionado e poupar nossas energias. O nosso motivo de ir até Posadas era conhecer um pouquinho das Missões Jesuíticas, ou reduções, como também são chamados os antigos povoamentos. As ruínas são um patrimônio histórico e cultural partilhado por Brasil, Argentina e Paraguai. Ao redor de Posadas havia várias reduções, mas não daria tempo de visitar todas, então escolhemos a redução de San Ignácio.

Missões Jesuíticas - San Ignácio Mini

San Ignácio Mini está localizada a 56 km de Posadas e é a mais preservada das missões jesuíticas. Ela foi fundada em 1610, no norte do Paraná. Devido aos permanentes assaltos e ataques dos bandeirantes, em 1631 a redução teve que se deslocar, junto com a redução de Nuestra Señora de Loreto, para as margens do rio Yaveviri, na Argentina. Como o lugar não era bom, ela foi novamente deslocada, em 1696, para o local onde atualmente estão as ruínas. Em sua localização definitiva, San Ignácio Mini chegou a abrigar mais de 4 mil habitantes.

Missões Jesuíticas - San Ignácio Mini

O sítio arqueológico possui o maior conjunto urbano preservado das Missões e permite uma boa noção dos diversos ambientes e espaços que constituíam as reduções. Na entrada há um museu com peças de artesanato esculpidas pelos indígenas, utensílios domésticos e outros materiais que eram produzidos na redução.

Missões Jesuíticas - San Ignácio MiniMissões Jesuíticas - San Ignácio Mini

As ruínas foram redescobertas em 1897 e as restaurações só se iniciaram nos anos 40. Mas me pareceu que elas ainda não acabaram e que ainda há mais para ser descoberto e conservado.

Missões Jesuíticas - San Ignácio MiniMissões Jesuíticas - San Ignácio Mini

Missões Jesuíticas - San Ignácio Mini

Missões Jesuíticas - San Ignácio Mini

Missões Jesuíticas - San Ignácio Mini

Missões Jesuíticas - San Ignácio Mini

Esse passeio foi só um aperitivo que me deixou com vontade de conhecer as demais reduções no Brasil, Argentina e Paraguai. De Posadas seguimos para a última parada da nossa viagem: as Cataratas do Iguaçu!

Veja todos os posts da nossa viagem por Uruguai e Argentina.

10 Comments

  1. Nossa, Priscila, agora que vi que não havia respondido seu comentário! Que vergonha!!!

    Bom, mas eu adoraria ver esse espetáculo! E com cobertores deve ficar ainda mais interessante e aconchegante! ;-)

    Beijos!

  2. Nós já fomos nas Missões no RS (claro, somos gaúchos) e o lugar é absurdamente incrível. Pôr-do-sol é especial. No inverno é muito, muito frio. Quem vai assistir o espetáculo de som e luzes à noite, deve levar além de muitos casacos, um cobertor. Todos fazem isso, não precisa de constranger, pois além de frio é um descampado. Muito vento.

  3. Nati, nós dormimos em Posadas, de manhã visitamos essa redução e no mesmo dia fomos às Cataratas. Como você tem um dia sobrando, acho que dá pra conhecer mais de uma redução. Não deve ser difícil contratar esse passeio em Foz.
    E vá preparada, lá é muito quente!

    Beijos!

  4. Camilaa
    Que bacana essa post! As fotos são lindas.
    Vc conheçou essa redução em apenas um dia?
    Eu encontrei uma sugestão de passeio pelas Missões no site de Itaipu. Eles indicam contratar uma agência que faça o tour por várias reduções. Parece que leva o dia todo. Mas não consegui encontrar nenhuma empresa que faça esse passeio. Vou tentar encontrar quando estiver em Foz. Afinal tem um dia sobrando na minha programação =P

    Beijinhus
    Nati

  5. Rafael, Posadas mesmo não tem nada, mas compensa como base para conhecer as missões. Nós só fomos em uma redução, mas na região há várias. Puerto Iguazu nós não conhecemos, ficamos em Foz do Iguaçu depois de conhecer as cataratas (pelo lado argentino). As cataratas são imperdíveis, não deixe de conhecê-las!!! Não animamos a explorar mais a argentina por causa da fama dos policiais rodoviários por ali…

  6. Legal, vou pra Uruguai tbm!
    Subindo a Argentina, vou passar por Corrientes, Resistencia, Posadas, Misiones e Puerto Iguazu…sendo que essas 3 ultimas vc conheceu.
    Compensam a parada em todas essas pra conhecer?

    obrigado.

  7. Rafael, na verdade eu conheci mais o Uruguai que a Argentina. Além de ser caminho para Buenos Aires, o Uruguai é encantador. Punta del Este, Montevidéu e Colonia del Sacramento são paradas obrigatórias. La Paloma não é famosa entre os brasileiros, mas é uma cidade bem legal. Escrevi sobre todas elas aqui no blog. Qualquer dúvida é só perguntar!

  8. Ola Camila, parabens!!
    Estou marcando uma viagem pra Argentina de carro, e estou em duvidas de quais cidades conhecer, vc poderia me indicar algumas?

    Se puder me adicionar no MSN, meu email é: rafaelratto@hotmail.com

    Abraços e boa viagem =)

  9. Emilia, o pior mesmo foi até Posadas. Nas Missões o calor era suportável. : ) Ainda quero conhecer as reduções no Rio Grande do Sul também. Omagino que lá o clima seja mais ameno. ; )

  10. Oi, Camila!
    Vocês são bravos mesmo…ir até as Missões, com calor, dirigindo tanto. Mas me parece um lugar magnífico, calmo e bastante fotogênico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.