Copacabana, às margens do Lago Titicaca na Bolívia

Bolívia - Copacabana Em La Paz fizemos a reserva do hotel em Copacabana: o Hotel Rosario del Lago. Depois de acompanhar a viagem da Carla não havia como escolhermos outro lugar. E foi por isso também que nos hospedamos no Hotel Rosario em La Paz. Na Bolívia dá até pra gente fingir que é rico, tudo lá é muito barato (no Peru a gente voltou à realidade e se hospedou em albergues). Os dois hotéis valem mais que o preço que pagamos (menos de 50 dólares a diária), mas o de La Paz com certeza é ainda melhor que o de Copacabana. De qualquer forma, não há defeito que não fique pequeno perto de uma vista como esta, que era a que tínhamos do nosso quarto no Hotel Rosario del Lago:

Hotel Rosario del Lago

Como o tempo nas viagens sempre é curto, tivemos que desgrudar os olhos da janela e sair para a rua. A primeira parada só podia ser em um restaurante, já eram quase 3h da tarde e nossa última refeição tinha sido o café d manhã! E o cardápio não podia ser outro: truta do Lago Titicaca! O restaurante escolhido foi o Peña Colonial. O ambiente é uma delícia, mas o atendimento deixa um pouco a desejar… Já a truta me lembrou bastante os nossos peixes de água doce.

Restaurante Peña Colonial

Quase em frente ao restaurante, no cruzamento das avenidas 16 de Julio e 6 de Agosto, há um posto de Informações Turísticas. Lá fomos muito bem atendidos e recebemos ótima orientação. Decidimos que faríamos o passeio à Isla del Sol no dia seguinte e o resto da tarde dedicamos à cidade. Começamos pelo Santuario de la Virgen de Copacabana. Achei a catedral bem diferente das que temos no Brasil. É muito bonita e em frente há uma pracinha ótima para nos aquecermos sob o sol.

Santuario de la Virgen de Copacabana

Santuario de la Virgen de CopacabanaSantuario de la Virgen de CopacabanaSantuario de la Virgen de Copacabana
Santuario de la Virgen de Copacabana

Nas redondezas vimos uma feira interessante, com um monte de pipoca a venda!

Feira de pipoca em Copacabana

No fim da tarde fomos assistir ao pôr-do-sol do melhor ângulo possível em Copacabana: o Cerro Calvario. A subida demorou 25 minutos. E que subida! Não se esqueçam de que estamos falando de quase 4 mil metros de altitude! Acho que até o fim da viagem não nos aclimatamos e nesse dia ainda estávamos no começo. Mas subindo devagar e fazendo paradas é perfeitamente possível.

Cerro CalvarioCerro Calvario

Quando a gente chega lá em cima esquece qualquer cansaço! E a vista é simplesmente espetacular!

Cerro CalvarioCerro Calvario
Copacabana

Impossível é decidir de qual ângulo o lago é mais fotogênico. Na dúvida, fico com todos!

Lago Titicaca
Lago Titicaca
Lago Titicaca
Lago Titicaca
Lago Titicaca

Estes são uns amiguinhos que fizemos lá em cima. Eles moram em La Paz e estavam no Lago pela primeira vez. Eles subiram na frente dos pais e esse aí do meio quase me matou do coração praticamente se pendurando nas pedras! E a segurança, bom, não é o forte do lugar…

Cerro Calvario

Acabamos desistindo de ver o pôr-do-sol lá de cima, pois a trilha já estaria escura na descida e em alguns pontos ela é estreita e com pedras soltas. Era melhor não arriscar. Então descemos até a metade da montanha e lá esperamos o grande momento! E não nos decepcionamos!

Cerro Calvario
Pôr do sol em Cerro Calvario
Pôr do sol em Cerro Calvario
Pôr do sol em Cerro Calvario

Veja todos os posts da nossa viagem por Bolívia e Peru.

10 Comments

  1. Hahaha… Eu imaginei, Camila, pelos comentários! Mas é sério, ele está de parabéns mesmo – as fotos estão um espetáculo!!! :D

  2. Carla, o fotógrafo de quase todas as fotos da viagem é meu namorado. Ele vai ficar todo inchado… hehehe

    Quase tive um ataque com esse menino aí mesmo. E não adiantava chamar, ele não queria nem saber. A mãe quando chegou lá em cima e o viu soltou um “CARAMBA!!!” Criança é tudo igual mesmo…

  3. Lindíssimas as fotos!!! Fazem mesmo justiça ao lugar – parabéns ao fotógrafo… ;-)

    Quase morri do coração também só de ler a história do menino se pendurando nas pedras… Essas crianças – só mudam de nome e endereço, mas aprontam em qualquer lugar do mundo…

    Então o Rosario de La Paz é ainda melhor que o de Copacabana? Camila, acho que eu já preciso voltar!!!

  4. Oi, Carol! Acho que a aclimatação faz muita diferença mesmo. A gente se sente até humilhado quando os bolivianos passam ao nosso lado na maior rapidez e a gente lá quase morrendo… : )

    Luisa e Arthur, obrigada pelas visitas! Acabei de postar as fotos da Isla del Sol, que pra mim são umas das mais lindas de toda a viagem!

  5. Oi, Camila

    Estava pesquisando sugestões de viagens pela América do Sul,e vim parar aqui!
    Adorei seu blog! Seus textos são super leves e explicativos e as fotos são ótimas! Parabéns!

    Bjs

  6. Belas fotos mesmo, parabéns!

  7. Lindo, lindo, lindo!!

    Que lugar espetacular…, tanto a vista do hotel quanto a do Calvario. Show de bola. Fico só imaginando a aventura que é subir tão alto e ainda sem estar totalmente aclimatizado!! Dureza ein?

    Beijos

  8. Emilia, difícil está sendo escolher as fotos da Isla del Sol… Uma mais linda que a outra! As paisagens “ajudam”, né? E o fotógrafo aí de cima também! : )

  9. Camila, que espetáculo essas fotos do cerro…lindíssimo!

  10. Fotos lindas hein!
    Quem é o fotografo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.