O Vale Sagrado dos Incas

Vale Sagrado Acho que a maioria da pessoas, quando pensa em uma viagem ao Peru, só consegue imaginar Machu Picchu. É claro que esse é o ponto alto da viagem, aquela atração que a gente deixa para o final, para fechar a viagem com chave de ouro, mas se engana quem pensa que as grandes maravilhas deixadas pelos incas estão restritas a Machu Picchu. Além do pouco que sobrou em Cuzco e nas ruínas ao seu redor, existem outros sítios arqueológicos grandiosos e super preservados que com certeza não são apenas coadjuvantes, como os que fazem parte do Vale Sagrado dos Incas

O Vale Sagrados dos Incas fica entre Cuzco e Machu Picchu, a 2.800 metros de altitude, no vale do Rio Urubamba. As terras férteis, a água abundante e o clima agradável fizeram com que os incas escolhessem essa região para estabelecer seus povoados e desenvolver a agricultura. Hoje, além das belas paisagens naturais, quem conhece o Vale Sagrado encontra também incríveis construções que retratam bem o que foi o império inca. Várias excursões ao Vale Sagrado partem de Cuzco diariamente. Geralmente o passeio é feito em um trajeto circular que engloba os povoados de Pisac, Ollantaytambo, Urubamba e Chinchero, retornando a Cuzco no fim do dia.

Vale Sagrado
Vale Sagrado
Vale Sagrado

Nossa primeira parada foi em Pisac, a cerca de 30 km de Cuzco. O mais comum é visitar o povoado aos domingos, quando ocorre uma feira de artesanatos indígenas, ou às terças e quintas, quando também há uma feira, mas em tamanho menor. Nós não fomos em nenhum desses dias da semana, o que para nós não foi um problema, já que assim tivemos mais tempo para explorar as ruínas de Pisac.

Para chegar às ruínas é preciso enfrentar uma caminhada. A distância até que não é grande, o problema é que, como sempre, temos que subir! Sem contar que a trilha não transmite muita segurança…

Trilha em Pisac
Trilha em Pisac
Trilha em PisacTrilha em Pisac

Apesar de não ser muito aconselhável ficar olhando para o lado enquanto andamos nas trilhas estreitas, durante o percurso temos uma ótima vista do povoado de Pisac e das terrazas incas, os cortes planos feitos na montanha para desenvolver a agricultura e que são utilizadas até hoje.

Pisac
Terrazas incas
Pisac
Terrazas incas

A primeira visão que temos das ruínas de Pisac é de cima e é tão interessante quanto a que temos quando nos aproximamos. E o melhor é que muitas construções quase não foram destruídas pelo homem ou pelo tempo.

Ruínas de Pisac
Ruínas de Pisac
Ruínas de Pisac
Ruínas de Pisac

Infelizmente a chuvinha fina que nos acompanhou o dia todo começou a engrossar e tivemos que voltar para nosso ônibus. Depois do almoço em Urubamba, seguimos para Ollantaytambo. Há quem diga que seus monumentos são ainda mais impressionantes do que os encontrados em Machu Picchu. Rivalidades à parte, o lugar é mesmo maravilhoso!

Ollantaytambo

Ollantaytambo

OllantaytamboOllantaytambo

Quem decide enfrentar a escadaria não se decepciona. Depois de avistar as enorme pedras no topo da montanha, algumas pesando quase 10 toneladas, e saber que elas só são encontradas em um canteiro a vários quilômetros dali é impossível não se perguntar como os incas realizavam essas façanhas!

OllantaytamboOllantaytambo
Ollantaytambo

Outra curiosidade de Ollantaytambo é uma figura formada em uma das montanhas que circundam a cidade e que a crença popular diz ser a face do deus Viracocha. Ao seu lado há uma construção que provavelmente tratava-se de uma prisão ou um silo de alimentos.

Viracocha

Viracocha

Ollantaytambo

De volta à cidade, conhecemos uma rua original do tempos incas (e um dos canais de água que abastecem a cidade) e tivemos sorte de presenciar uma festa popular.

OllantaytamboOllantaytambo

Ollantaytambo

Festival em Ollantaytambo

Festival em Ollantaytambo22a

Nosso passeio pelo Vale Sagrado terminou ali. Não retornamos com nosso guia para Cuzco e por isso não visitamos Chinchero, a última parada do tour.  Nosso destino era outro: às 18:58  pegamos o trem para Aguas Calientes, de onde partiríamos na madrugada seguinte rumo à Machu Picchu!

Trem para Machu Picchu

Veja todos os posts da nossa viagem para Bolívia e Peru.

34 Comments

  1. Luciana Almeida

    Este lugar é fantástico! Mágico e inesquecível! Parabéns pelo texto! Revivi minha viagem ao ler!

  2. Camila, vc sabe que é uma inspiradora pra mim, da viagem a Machu Pichu e do blog! o seu blog foi feito por onde? wordpress? pq eu quero colocar esses curtir no meu tb!!! um beijaao e ate!

  3. Por isso eu não viajo mais sem ler as impressões de outros blogueiros. :)

  4. Vou para o Peru e achei legal suas informacoes.
    Legal isto de deixar sua experirncia para outros nao entrarem em fria e curtir o que for legal

  5. Alberto, então nós fomos quase na mesma época! Também estive no Peru em 2008, em maio. Vou lá conferir seu diário de viagem.

  6. Camila
    Muito legal o teu blog. Estava lendo sobre a tua viagem ao peru e relembrei a minha em jun/08. É um lugar incrivel. Tb fiz um blog como que fosse um diario da viagem e com dicas de tudo que achei ou usei pois isso a ajuda a quem ta planejando.
    http://nosotrosenperu.blogspot.com
    abraço

  7. Acho que a nossa trilha acabou sendo mais fácil do que a de vocês, Camila, porque não teve trecho de subida (só no finalzinho, já perto da parada dos ônibus, a trilha era em aclive).
    Obrigada pelas informações e boa sorte com a internet!

  8. Wanessa, acho que foram trilhas diferentes sim, pois não me lembro de túnel na montanha… Ficamos na parada de ônibus, subimos a montanha até as ruínas e voltamos para o mesmo lugar.

    E sobre a internet, eu já estou quase ficando louca mesmo! hehe

  9. Camila, sua resposta não veio tarde, não! Lamento a sua falta de internet; no seu lugar, eu morreria! O bom do 3G é que vc não tem que ficar semanas esperando a instalação, já leva junto. Me mudei há pouco tempo e fiquei mais de um mês sem TV, mas a internet se mudou comigo!

    Olha só, nessa caminhada, vocês foram até aquela cidadela que tem lá em Pisac e voltaram, né? Eu estou perguntando porque nós fizemos por outro caminho, começamos láaaa de cima e fomos descendo. Nessa hora, fomos sem o guia, ele deu a volta de carro e foi nos esperar no ponto de parada dos ônibus, que fica bem mais abaixo. Por isso queria saber como era o passeio do pessoal que vai de ônibus. Apenas para confirmar se fizemos trilhas diferentes: vocês passaram por um tunelzinho escavado na montanha?

  10. Oi,Wanessa! Espero não estar respondendo tarde, mas é que estou sem acesso à internet em casa… :(

    Olhando o horário das minhas fotos vi que chegamos lá pouco depois de meio dia e meia e ficamos até 14:15. Só que pegamos chuva lá, então acho que por isso o passeio foi mais curto. Foi uma caminhada circular mesmo, chegamos em baixo, subimos e voltamos.

  11. Camila,

    Mesmo depois da viagem, ainda vou te pergunta coisas sobre o Peru… Estou aqui escrevendo sobre o Vale Sagrado e gostaria de saber umas coisinhas para comparar com o meu passeio: quanto tempo durou a caminhada que vc fez em Pisac? Vcs sairam lá de cima para chegar em baixo, ou foi uma caminhada circular (saindo e chegando ao mesmo ponto)?

  12. Oi, Alê! Pode perguntar à vontade, nessa fase de planejamento a gente precisa de muitas informações mesmo!

    Em Aguas Caliente eu fiquei no Hotel Oro Verde, mas não gostei (o quarto parecia sujo, a roupa de cama era ruim), então não recomendo.

    Eu reservei as passagens no site da Peru Rail e retirei e paguei em Cuzco. Mas parece que isso mudou um pouco, então é melhor você dar uma olhada no site pra ver como pode comprar. De qualquer forma acho que é bom você comprar com antecedência, pra não correr o risco de ficar sem… :(

    Não fomos com guia, andamos sozinhos mesmo, mas várias pessoas estavam com guias e acho que deve ser fácil contratar no hotel, em Cuzco ou mesmo lá na porta. Como cheguei muito cedo não vi se havia gente lá fora oferecendo o serviço…

    Bom, acho que é isso!

    Beijos!

  13. Olá Camila,

    Seu blog realmente é ótimo, conta todos os detalhes que estava procurando! Parabéns!
    Bom, vou para Peru em Junho desse ano e gostaria de fazer exatamente o passeio ao vale sagrado e de la partir para Aguas Calientes e no dia seguinte para MP. Queria saber em qual lugar vc se hospedou em Aguas Calientes e se os passes de trem para la precisam ser resrvados e comprados antes. Pelo que li para MP sim, o qual ainda não fiz.
    Ah.. para MP vc foi com algum guia ? Ou na entrada existem varios oferecendo para serem???

    Desculpa pela quantidade de perguntas, mas estou super ansiosa com a viagem ;-)

    Obrigada,
    Beijos
    Alê

  14. Muito obrigado Camila! muito bom esse esquema.
    E conforme forem surgindo as dúvidas vou voltar a procurar suas dicas.

  15. Oi, Nico! Olha só, nós deixamos as malas no albergue em Cuzco e fomos pra Machu Picchu apenas com as mochilas pequenas. Não lembro quanto pagamos pra deixar as malas, mas foi baratinho, menos de 5 reais. Acho que todos os hotéis por lá tem esse esquema.

    Saímos de Cuzco 09:15. Fomos com a Inca World Perú (http://www.incaworldperu.com/). Olhamos os preços em umas três agências de turismo e eram todos quase iguais. Então fomos com ela porque tinha um rapaz da agência que ficava na recepção do nosso hostel.

    E pode perguntar o quanto quiser! Essa viagem foi uma delícia e relembrá-la não me custa nada. ;)

  16. Saí como anônimo..desculpe…frequento o blog do Ricardo freire e lá me apresento como Nico…ok?

  17. Oi Camila,

    To adorando ler sobre sua viagem. Vou ao Peru em junho deste ano. Gostei muito desse esquema de fazer o vale Sagrado e já emendar para Aguas calientes no mesmo dia. Mas minha dúvida é a seguinte:

    Como vcs fizeram com as malas? Como vcs passaram o dia nesse tour com as malas?

    Que horas se inicia esse passeio em Cuzco?

    E vc lembra qual foi a agência que vcs fizeram esse passeio?

    Desculpe tantas perguntas…obrigado

  18. Valeu, Camila!
    Valeu mesmo!
    Bjs

  19. Luisa, chegamos mais ou menos 15:00. Sei que o passeio guiado acabou por volta das 17:00 e nosso trem saia às 19:00, então fomos a uma cafeteria e demos uma volta pela cidade antes de irmos pra estação. Foi super tranquilo.

  20. Oi Camila
    Eu já disse que iria te imitar em muita coisa nessa viagem, né?
    Então… Com esse tour pelo vale sagrado, vc se lembra a que hora mais ou menos vc chegou em Ollantaytambo?
    Brigadinha!
    Bjs

  21. Oi, Raulz!to! Obrigada!!! Que bom que gostou! ; ) Já dei uma espiadinha no seu blog e adorei as dez dicas de Cuzco! Depois vou ler tudo com mais calma. Um abraço!

  22. Camila, sensacional teu blog, garota!! Cheguei aqui por acaso, num link do blog da Carla Portilho e não saí mais. Li quase tudo… rs

    Bem, nada mais a dizer senão dar os parabéns!!

  23. Oi, Carol! As tais pedras perfeitamente encaixadas estão em quase tudo que os incas deixaram mesmo! Mas vc vai ver que justo em Machu Picchu elas não são tão alinhadinhas! São arquiteuras de épocas diferentes. (Imagino…)

    Beijos!

  24. Camila,

    O Vale Sagrado… sabe que sempre ouço falar desse lugar, mas nunca tinha lido ou visto nenhuma foto a respeito… Achei muito interessante, eu adoro essas coisas de civilizações antigas… e o Peru é um dos destinos que quero muito fazer um dia!

    Obs: os detalhes das pedras continuam os msm… perfeitamente encaixados né??

    Beijos

  25. Luisa, é uma pena que tá acabando… O próximo post será sobre Machu Picchu, então nem sei por onde começar…

    Beijos! E eu tô amando a sua saga pela Rússia! : )

  26. Oi, Lú! Que legal sua visita! Eu já estou tentando aplicar umas dicas suas por aqui! Beijos e volte sempre!

  27. Carla, eu fiquei longe de conhecer tudo que o Peru tem a oferecer, fiquei só no básico. Com mais tempo eu teria incluído no mínimo Nazca e Arequipa. ;)

  28. É verdade, Arthur! E é por isso também que cada viagem é única!

  29. Camila, a cada post mais eu me impressiono sobre a riqueza do lugar!
    Viagem sensacional! To aprendendo tudo contigo, pra quando chegar a minha vez!

    Bjs

  30. Oie!!!
    Adorei sua visita!
    Tá vendo?! eu inspirei vc, e vc me inspirou!
    Que blog divíno!
    hihihi
    Vou voltar com calma, pra ler tudinho!
    bjinhos
    =)

  31. Sabe Camila que é verdade…antes de ler nos blogs do Peru eu pensava que era só Machu Picchu mesmo e Cuzco como base…agora vejo que tem muito mais coisa pra visitar e a vontade de ir só aumenta.

  32. Todos os blogs se completam; eu não vi as ruínas de Pisac pq o guia só levou a gente na feira de artesanato…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.