Machu Picchu: como chegar

Como chegar a Machu PicchuAntes de falar sobre nosso dia na cidade sagrada dos incas, achei melhor fazer um post sobre um assunto que me fez perder alguns neurônios no planejamento da viagem a Machu Picchu: como chegar. Na verdade são apenas duas opções: percorrer a Trilha Inca ou escolher o horário e a categoria do trem até Aguas Calientes, a cidade mais próxima de Machu Picchu. É impossível chegar lá por rodovias e a Peru Rail detém o monopólio do sistema ferroviário. Não há o que pensar: a única opção para quem não encara a trilha é mesmo o trem! Algumas pessoas se aventuram a andar pelo caminho ao lado dos trilhos durante horas, mas aí já é muita aventura (desnecessária) pro meu gosto.

O TREM PARA MACHU PICCHU

Para começar, é bom deixar claro que o trem não chega até Machu Picchu, mas até Aguas Calientes, a cidade que fica aos pés da montanha que abriga Machu Picchu. Então, quando eu disser trem para Machu Picchu, fica subentendido que na verdade ele só vai até Aguas Calientes.

A primeira dúvida que surge é qual trem escolher. A resposta, vai depender bastante do seu saldo bancário. A opção mais luxuosa é o Hiram Bingham, cuja passagem de ida e volta de Cuzco a Machu Picchu custava cerca de 600 dólares quando pesquisamos, em 2008. Bom, essa nem chegou a ser uma opção pra nós.

Voltando ao mundo dos simples mortais, temos o Vistadome e o Backpacker (que agora se chama Expedition). O Vistadome tem janelas panorâmicas e a viagem de ida a volta custava 142 dólares. O Backpacker é a opção mais econômica e nele o mesmo percurso saia por 96 dólares.  Nenhuma opção é realmente econômica, considerando o curto trajeto, mas é o preço que se paga para chegar até um dos maiores destinos turísticos do mundo.

Nós escolhemos o Backpacker/Expedition, pois não achamos que a diferença de preço compensava o que era oferecido no Vistadome. Mas essa é uma questão bem pessoal e depende muito de quanto cada um está disposto a gastar na viagem.

Os preços mencionados foram pesquisados em outubro de 2008. De lá para cá muita coisa mudou. O Backpacker agora se chama Expedition e os preços também já não são os mesmos. Para saber valores e informações atuais, consulte o site da Perurail.

DORMIR OU NÃO EM AGUAS CALIENTES?

O segundo passo é escolher os horários. A viagem saindo de Cuzco em qualquer um dos trens dura cerca de 4 horas, o que torna impossível chegar a Machu Picchu antes das dez da manhã. Isso significa que até esse horário a cidade está praticamente deserta e que após a chegada dos trens já não é mais possível andar e fotografar sem um monte de pessoas em volta…

Uma forma de contornar isso e aproveitar Machu Picchu com mais tempo é dormir em Aguas Calientes e subir para as ruínas pela manhã. Foi o que fizemos e com certeza eu recomendo! Além de não ter tido que disputar espaço com ninguém, foi ótimo começar o passeio cedinho, depois de uma boa noite de sono, totalmente descansada.

O TREM DE OLLANTAYTAMBO A AGUAS CALIENTES

Há também um trem para Aguas Calientes que parte de Ollantaytambo. Já que iríamos até lá durante o passeio pelo Vale Sagrado, achamos mais interessante não retornar a Cuzco e seguir da parada em Ollantaytambo direto para Aguas Calientes. Foi uma economia de tempo e dinheiro, já que Ollantaytambo está no caminho entre Cuzco e Machu Picchu.

O bom é que há vários horários de saída disponíveis, ao contrário dos trens que partem de Cuzco. Compramos a ida partindo de Ollantaytambo às 18h58 e voltamos no dia seguinte direto para Cuzco.

Parece que agora há uma outra empresa operando o trem de Ollantaytambo a Machu Picchu: a Inca Rail. Consulte os sites da Inca Rail e da Peru Rail para escolher a melhor opção para você.

DE AGUAS CALIENTES A MACHU PICCHU

Para subir até Machu Picchu é preciso pegar um ônibus em Aguas Calientes que parte praticamente de 5 em 5 minutos nos horários de pico. A passagem é comprada na hora. Nós subimos em um dos primeiros, por volta das seis da manhã. A viagem dura cerca de 20 minutos.

Enquanto o ônibus ia contornando a montanha, interminavelmente, no meio da vegetação cerrada, deu até pra entender como Machu Picchu ficou escondida do mundo até 1911!

ATUALIZAÇÃO:  Desde janeiro de 2011 já não é mais possível comprar a entrada para Machu Picchu na portaria do sítio arqueológico, como fizemos em 2008. O número de visitantes por dia agora é limitado e a entrada deve ser comprada através do site oficial. Para entender como funciona, há ótimos posts com explicações no Turomaquia e no  Dividindo a Bagagem.

Veja todos os posts sobre o Peru no Viaggiando.

28 Comments

  1. Lumenezesrj16

    Oi Camila, boa noite
    Estou planejando minha viagem para MP, para o fim de maio e gostaria de algumas dicas…
    Irei sair do RJ com destino a Cuzco, pois pelo que eu li fica mais perto de MP, certo!?

    E a passagem de ida e volta está em torno de R$ 1.384,00 acha que tá valendo ou devo esperar sair alguma promoção?!

    O que fica mais perto de MP, Aguas Caliente ou Ollantaytambo? E o que é mais viavel em questões de hotel e passagens para MP?

    Estou super receosa pois só irei ficar 4 dias lá e quero muito aproveitar bastante o lugar.

    Est0u lendo o blog e estou ficando ainda mais encantada pelo local.

    Parabéns pelo blog!

    Beijos e obrigada!

    Ass: Lucyanne.

    • Lucyanne, a cidade que fica ao pé da montanha onde está Machu Picchu é Aguas Calientes. Ollantaytambo fica no caminho entre Cuzco e Aguas Calientes. A maioria das pessoas dorme em Cuzco e vai e volta de trem a Aguas Calientes no mesmo dia. Eu preferi dormir em Aguas Calientes para poder subir mais cedo para Machu Picchu, para aproveitar melhor o tempo e pegar o lugar mais vazio. Foi só mesmo por uma questão logística.

      Sobre a passagem, eu não sei opinar porque fui há muitos anos e voei primeiro para La Paz, depois de Cuzco para Lima e então de volta ao Brasil. Eu costumo comprar passagens internacionais com uns três meses de antecedência, mas não dá para prever se vai aparecer ou não uma promoção. Como você vai em um feriado, acho meio difícil, mas é só um chute mesmo, porque os preços de passagens aéreas são meio imprevisíveis.

  2. Obrigado novamente Camila

  3. Nico, eu cheguei lá por volta das 07:00 e saí pouco depois de meio-dia. Foi suficiente sim. Percorremos a cidade toda e ainda ficamos de papo para o ar um bom tempo. Só tente chegar o mais cedo possível pra poder aproveitar mais! ;)

  4. Oi Camila,

    Estou reservado a passagem de trem para a volta de Machu Picchu, e queria saber quantas horas vc acha que devo dedicar a uma visita a Machu Picchu? Se eu chegar por volta de 8:00h da manhã e marcar o meu trem de volta paras as 14:00 h é pouco tempo ou é suficiente?

    Obrigado

  5. Oi, Camila!
    Obrigada pela sua resposta. Eu também adoro planejar viagem!
    A viagem ainda demora um pouco, será no começo de maio, mesma época em que vc esteve por lá, mas só vai dar para ir a Lima e à região de Cuzco.
    Ainda voltarei aqui com outras dúvidas e quando voltar do Peru, venho deixar as minhas dicas também.
    Obrigada!

  6. Oi, Wanessa! O hotel em que ficamos se chamava “Oro Verde”. Acho que não tem site. Eu tive o mesmo problema pra escolher um hotel, achei a maioria muito caro. Tanto que acabei indo sem escolher algum. No meu caso também achei que não compensava pagar muito apenas pra tomar um banho e dormir, pois chegamos tarde no hotel e saímos ainda de madrugada.

    Você vai quando? Depois volte aqui pra me contar como foi! E qualquer dúvida, pode perguntar! Adoro essa fase de planejar a viagem! ;)

    Beijos!

  7. Olá, Camila!

    Estou planejando uma viagem para o Peru e gostaria de uma ajuda. Estou na fase de selecionar os hotéis e notei q vc não disse onde passou a noite que ficou em Aguas Calientes. Mesmo que não tenha sido um bom hotel, gostaria de saber até para evitar! Ando lendo o tripadvisor, e parece não haver consenso entre os comentadores de lá sobre uma hospedagem razoável em Aguas Calientes, (não vale aqueles hotéis de 500,00 dólares!). Então, estou insegura para decidir. Ah! Já olhei o Rupawasi, que vc indicou aqui, mas as resenhas do tripadvisor me deixaram meio desanimada. Me interessei por algun dos hotéis do Grupo Inti (www.grupointi.com). Enfim, se vc puder dizer onde ficou – para ninguém mais ficar lá – seria ótimo.
    Obrigada por todas as informações que vc já deixou aqui no blog, serão muito úteis para mim. E os seus relatos são uma leitura deliciosa, me deixam ainda com mais vontade de viajar!

  8. Victor, eu não fiz a viagem de carro e também não conheço ninguém que tenha feito… :(

  9. Camila

    Pretendo sair de Bauru/SP de carro e ir até Cuzco para visitar Machu Picchu na segunda quinzena de Janeiro. Alguma dica sobre as estradas de Corumbá pra frente? conhece alguém que possa me ajudar?
    VICTOR/BAURU

  10. Uirá, eu dormi em Aguas Calientes e achei que foi muito bom assim. Primeiro porque Ollantaytambo é caminho pra Machu Picchu, então dá pra economizar tempo e $ assim. E também achei que subir cedinho, antes dos trens chegarem de Cuzco, é melhor, pois a cidade ainda está vazia.

  11. Camila,
    muito legal seu post! Esta ajudando.
    Vou a Machu Pichu em fevereiro/09, e fiquei com uma duvida:
    É melhor ir de Cusco a MP direto ou ir pra Ollantaytambo, depois pegar o trem para Aguas Calientes e pernoitar lá?
    Obrigado!
    Uirá

  12. Oi Camila!
    Vim retribuir a visita.
    Legal o seu blog menina =)
    Beijos!!!

  13. Maria, não há como chegar de carro. Li em alguns fórun sobre pessoas que foram até certo ponto (uma usina hidrelétrica, se não me engano) e depois terminaram o percurso à pé. Mas de carro acho que não tem jeito mesmo. As opções são apenas o trem ou a Trilha Inca.

  14. Olá Camila tudo bem?

    Como vc é informanda sobre Machu Piccchu, será que vc sabe de uma trilha que pode ser feita de carro com destino a åguas calientes?

  15. Mirella, você não vai se arrepender! O Peru é um ótimo destino turístico: as atrações são imperdíveis e os custos são mais ou menos iguais ao do Brasil. E Machu Picchu é imperdível! Beijos!

  16. OI Camila,
    Essa é uma viagem que esta na listinha das favoritas e mais esperada… quem sabe eu consiga fazer no ano que vem!!! Enquanto isso vou pegando as dicas e aproveitando para saber da sua experiência!
    abs,

  17. Obrigada, Patricia! Dei uma passadinha no seu blog agora e vi que é quase uma utilidade pública para viajantes! hehe Depois leio com mais calma.

    Beijos! E volte sempre!

  18. Luisa, então de qualquer forma suas férias serão maravilhosas! E se vc for para Lençois eu vou querer o passo a passo também! ; )

    Beijos!

  19. Patricia Belotti'

    Oi, Camila!

    Parabéns pelo blog! O post está excelente, muito explicativo e claro! Como é bom para nós, “viajantes” poder contar com blogs legais como o Viaggiando…

    Abraços!

  20. Oi Camila,

    Valeu! Eu tenho dois planos para as ferias de verao (europeias) do ano que vem: Peru ou Lençois Maranhenses…

    Ainda estou em fase de estudos pra ver qual é a melhor opçao e seus posts estao sendo providenciais!

    Obrigada mais uma vez!

    Bjs

  21. Luisa, o jeito é ir de trem mesmo, não há estradas até Machu Picchu. É realmente um monopólio da Peru Rail… Há um trem mais barato, custa poucos dólares, mas é restrito aos nativos.

    Aguas Calientes tem bons hotéis e a maioria é caro. Eu não gostei do que fiquei, reservei por uma agência em Cuzco, mas era bem ruinzinho… Como cheguei à noite e saí ainda de madrugada, achei que não compensava investir muito em hotel… Mas eu tinha gostado desse aqui: http://www.rupawasi.net/ Parece bem legal e o preço é bom.

    Você está pensando em ir quando?

    Beijos!

  22. Oi Camila

    Acho que a minha viagem pra Machu Picchu vai sair antes do que eu imaginava e estou aproveitando cada dica! Mas.. me diz uma coisa, pra ir pra Aguas Calientes é esse mesmo trem caro ou tem alguma outra opçao de transporte? Como os nativos de Aguas Calientes se locomovem por la? Vc acha que alugar um carro é uma boa ideia?
    E o que vc me diz dos hoteis da cidade? Sao bons?

    Nossa! Quanta pergunta! Desculpa ai!

    Bjs
    Bjs

  23. Arthur, antes da chegada dos trens é bem mais tranquilo, não é? Nós pudemos entrar em cada casinha sem mais ninguém por perto e sem pressa. Foi ótimo!

    Oi, Carol! E eu tô só enrolando, né? Vamos ver se ainda essa semana sai o post sobre Machu Picchu! Beijos!

  24. Oi Camila,

    Estou ansiosa pelos fotos!!!
    Beijos

  25. Oi Camila, foi o que fiz também, fui de trem (no vistadome, que chega antes do backpacker), depois visitei a cidade com um guia, já lotada de turistas, pernoitei em Aguas Calientes no Hatuchay Hotel e fui mais cedo no dia seguinte, para aproveitar melhor antes que chegassem os outros trens do dia.

  26. Que legal , Carla! Bom saber que meu blog está sendo útil! : )

    Todos que chegam de trem tem que pegar esse ônibus sim. Aguas Calientes é o vilarejo que fica na base da montanha e Machu Picchu fica no alto dela. A estação é em Aguas Calientes. Quem chega pela Trilha Inca eu acho que chega por cima, direto em Machu Picchu. Sei de alguma pessoas que desceram à pé, mas eu acho que não compensa, é melhor pegar o ônibus! ;)

    Beijos!

  27. Oi Camila…estou aprendendo mesmo do Peru com você! Sabe que até pouco tempo (antes de conhecer blogs de viagem) eu achava que a trilha inca subia do lado do trilho do trem, que essa viagem de trem era rapidinha e nunca tinha ouvido falar de Águas Calientes…
    Acho que do jeito que vocês fizeram ficou bem prático.
    Fiquei com uma dúvida…mesmo indo de trem sem dormir na cidade tem que pegar esse ônibus?
    Agora aguardo o post de Machu Picchu.
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.